quinta-feira, junho 10, 2010

LUIS FERNANDO VERISSIMO

Ipsilone deitado
VERISSIMO
O GLOBO - 10/06/10


Johannesburg – A atual bandeira da África do Sul é de 1994, deve ser a mais nova que existe. É a única bandeira no mundo com seis cores, contando o branco. Sua quantidade de cores e seu desenho peculiar se devem à necessidade de simbolizar muitas coisas num só retângulo. A diversidade racial, a história antiga e o novo começo com o fim do “apartheid”, a união pretendida daqui pra frente – pode-se imaginar o tormento do artista encarregado de resumir tudo isto numa imagem gráfica. O mais provável é que não tenha sido um artista e sim uma comissão, com vários dando palpite.

– Não podemos esquecer o vermelho e o azul, as cores da Inglaterra.

– E o laranja dos holandeses!

– E o preto. E o verde!

O mais surpreendente é que o resultado ficou bonito. A superação de velhas divisões é representada por um ipsilone deitado e a exuberância cromática representa as cores vivas, sem nuances, que caracterizam a arte africana. A bandeira, claro, está por toda parte, com o ipsilone inspirador apontando para todos os lados. O entusiasmo com a seleção do “Carlos” é grande. Se o Parreira conseguir que o time da África do Sul chegue a uma oitava que seja será certamente comparado a um “sangoma”, feiticeiro zulu com acesso aos espíritos dos feitos impossíveis. Com as infernais vuvuzelas do seu lado, estonteando os adversários, não é impossível que consiga.
Já para a opinião mais séria e bem informada do mundo real, a dos corretores de apostas de Londres, nenhum time do continente africano chegará perto das finais. Ainda não será desta vez. Para os profissionais do palpite a seleção mais cotada para ganhar esta Copa é a da Espanha. Também pagariam pouco aos apostadores, se ganhassem, as seleções do Brasil, da Inglaterra, da Holanda e de Portugal, não necessariamente nesta ordem. Nem eles nem ninguém, a começar pelos próprios italianos, acredita muito na Itália.
Muita gente concorda que a Inglaterra está com a sua melhor seleção dos últimos anos e que para a Holanda esta talvez seja, finalmente, a vez. E que se o Messi e o Milito se acertarem, ninguém segura a Argentina. 
Mas é claro que tanto os experts de Londres quanto os sangomas podem ser desmoralizados em uma rodada.

Nenhum comentário: