segunda-feira, maio 10, 2010

MÔNICA BERGAMO

Gangorra 
Mônica Bergamo 

Folha de S.Paulo - 10/05/2010

Caiu o número de estrangeiros que visitaram o país no ano passado. Foram 4,8 milhões, uma queda de cerca de 5% em relação a 2008, quando 5 milhões de turistas desembarcaram no país. Os dados foram coletados pelo Ministério do Turismo e devem ser divulgados hoje. O governo credita a queda à crise econômica mundial.
América
O mercado português, de onde costumam vir muitos visitantes por causa das relações históricas com o Brasil, apresentou a maior queda: 17,4%. Entre os espanhóis a retração foi de 13,8%. Já o fluxo de turistas argentinos surpreendeu: 1,2 milhão visitaram o país em 2009, ou 193 mil a mais do que no ano anterior. Boa parte dos novos turistas vieram ao Brasil de ônibus ou de carro.
De Volta
Neste ano, a situação até agora se inverteu. O número de desembarques aéreos internacionais cresceu cerca de 16% em relação ao ano passado. O gasto de turistas estrangeiros no país aumentou o mesmo tanto (16%) no primeiro trimestre, de acordo com dados do Banco Central.
Os Amigos
Ronaldo só chegou no segundo tempo à reunião com a Claro, na sexta, para discutir seu novo contrato com a empresa, de um ano. Como seu empresário, Fabiano Farah, estava no Rio, ele foi representado, durante todo o tempo, pelo amigo Marcus Buaiz, padrinho de batismo de sua filha Maria Alice.
Palpite
O craque, que até agora estava fora das redes sociais na internet, terá um Twitter para comentar os jogos da Copa de 2014. Há quem diga que a orelha de Ricardo Teixeira, o poderoso da CBF, vai arder.
Primeira Divisão
O diretor Maurício Farias escalou os "jogadores" do time de futebol Apolo no longa "Apolo - Reis da Malandragem": os atores Bruno Mazzeo, Lúcio Mauro Filho, Leandro Hassun, Fernando Caruso e Gregório Duvivier. Amigos, eles jogam bola juntos e se envolvem no assalto de um banco.
Funil
Os chefs Bel Coelho, do Dui, Helena Rizzo, do Maní, Benny Novak, do Ici Bistrô, Tappo Trattoria e 210 Diner, e Roberta Sudbrack são os finalistas da categoria principal do prêmio Melhores do Ano, da revista "Prazeres da Mesa". A escolha foi feita por meio de voto popular, entre março e abril, pela internet. O vencedor, apontado por um júri especializado, será anunciado no dia 8 de junho.
França no Brasil
O violoncelista francês Yo-Yo Ma colocou uma obra brasileira no repertório de seus concertos de junho em SP. Além de Brahms e Rachmaninov, vai executar "Cristal", de Cesar Camargo Mariano.
Samba e Futebol
O bloco de Carnaval Acadêmicos do Baixo Augusta volta a animar a rua Augusta durante a Copa do Mundo. Os músicos do bloco se apresentarão no Studio SP após os jogos da seleção brasileira contra a Coreia do Norte e a Costa do Marfim.
Teatral
Mariana Ximenes, que viverá uma vilã em "Passione", novela das oito da Globo que estreia no dia 17, já tem planos para quando acabar a trama. Afastada há quatro anos dos palcos, a atriz estuda dois textos para representar no teatro. "Não posso contar ainda o que é", diz.
Meu nome era Jonas 
Luiz Antônio de Medeiros, fundador da Força Sindical e ex-secretário de relações institucionais do Ministério do Trabalho, lança livro de memórias amanhã, em São Paulo. Entre outras curiosidades, ele conta que durante seu exílio em Moscou, de 1975 a 1978, adotou o nome de Jonas Furtado, um amigo de Manaus.
À Beira-mar
A Nike espera abrir até o final do ano, em Ipanema, a primeira filial brasileira da Niketown, megaloja semelhante à que a marca possui na Quinta Avenida, em Nova York. A empresa pretende investir US$ 600 milhões em varejo nos próximos cinco anos no mundo todo, com foco no Brasil e na China.
Curto-circuito
A EXPOSIÇÃO "Aguilar- 50 Anos de Arte" será inaugurada hoje, às 19h30, no Centro Cultural Banco do Brasil.

O BAR NÚMERO, de Fernanda Barbosa, Marcos Campos e Marcos Maria, será inaugurado hoje, às 20h, na rua da Consolação, nos Jardins.

O MÚSICO George Israel lança o CD "13 Parcerias com Cazuza" com show na sexta-feira, às 21h, no Sesc Pompeia. 18 anos.

A MOSTRA "Brecheret - Mulheres de Corpo e Alma" tem vernissage hoje, às 19h, no MuBE, nos Jardins.

O LIVRO "Sérgio Ricardo - Canto Vadio", de Eliana Pace, tem lançamento hoje, a partir das 19h, na Casa das Rosas.

A BANDA de rock Mop Top participa da campanha de 35 anos do grupo Multiplan, dono dos shoppings Morumbi, Anália Franco e Vila Olímpia.

Nenhum comentário: