terça-feira, fevereiro 03, 2009

MUITO CUIDADO!!!!!!!


AGORA FODEU !!!!


Essa novidade esta chegando ao Brasil, CUIDADO!!!!!

 Um spray vendido no Japão "entrega" quando o cara volta para
 casa depois de dar uma por fora. O aerosol é aplicado na cueca, que
 fica verde com qualquer vestígio de esperma. O detector de traidores
 saiu no último número da revista cientifica "New Scientist", uma das
 mais prestigiadas do mundo. A invenção,que recebeu o nome de S-check,
 é vendida a 200 dólares pela agencia de detetives Gull, de Tóquio.
 O negócio funciona porque o pênis continua vazando esperma até duas
 horas depois da ejaculação. Ou seja, se o sujeito sai com a
 amante depois do trabalho, a cueca vai estar manchada quando ele
 chegar em casa.

 O detector também funciona contra mulheres que pulam a cerca e ficam
 com sêmen na vagina. "Mas 99% dos nossos clientes são mulheres
 casadas", disse Takeshi Makino, de outra agência de detetives no
 Japão.

 O spray que deixa a cueca verde não é a única arma dos
 detetives contra os maridos infiéis. Dois tipos de gel também pegam o
 cidadão no pulo. Um deles é para ser discretamente esfregado nas
 costas do sujeito pela esposa. Se ele tomar uma ducha no meio da
 tarde, vai voltar para casa com uma bela mancha na pele. O outro é
 para ser usado nas meias: elas mudam de cor quando o sujeito a as tira
 por pelo menos 15 minutos.

 Portanto o jeito agora é:
 Levar uma cueca extra na pasta, troca-la depois de 2 horas
 Não tomar banho
 Trepar de meia
 E matar o filho da mãe que inventou essa merda!

Colaboração de APOLO

RIO GRANDE DO NORTE


DORA KRAMER

Antes, durante e depois

O ESTADO DE S. PAULO 03/02/09

O ex-governador do Acre Jorge Viana dizia na antevéspera da eleição que o grande benefício de uma eventual vitória do irmão, Tião Viana, para a presidência do Senado seria evitar que o PMDB se consolidasse na posição do partido que manda "antes, durante e depois", seja qual for o governo.

O vaticínio cumpre-se agora, ao inverso, com as eleições de José Sarney no Senado e Michel Temer na Câmara. Dominante no Legislativo, onde ocupa as duas presidências e detém as maiores bancadas em ambas as Casas; forte no Executivo, com cinco ministérios, presidências e diretorias de estatais importantes; predominante na quantidade de prefeitos e vereadores, o PMDB é o partido mais influente do cenário político nacional.

Desbancou o PT do primeiro lugar na coalizão que sustenta o governo Luiz Inácio da Silva, dará as cartas no processo da sucessão presidencial e se articula para preservar seu poder de fogo na futura administração federal, independente da bandeira partidária sob a qual se elegerá o próximo chefe da Nação.

Benefício ao País, tal situação não renderá nenhum, mas ao PMDB poupará desta vez o trabalho daquele faz-de-conta da candidatura própria, mediante o qual há quatro eleições presidenciais o partido engorda seu cacife para negociar a parceria do poder com o eleito.

Descontados a mesmice, a paralisia e o arquivamento de quaisquer esperanças de reformas - sobretudo a política, pois o PMDB é o que é graças às regras vigentes -, ou modernização nas relações Congresso-Poder Executivo, o PMDB marcou mais um gol no quesito causa própria.

O partido avança na ampliação da influência. De uma legenda de perfil regional, a notória "federação de interesses locais", o PMDB se transforma numa poderosa organização partidária de caráter federal.

Estará à frente do Congresso no processo sucessório e, sabendo jogar - atributo provado e comprovado -, continuará no mínimo pelos primeiros dois anos do próximo governo.

Não apenas porque a norma permite a reeleição dos dois eleitos agora, mas principalmente porque dispõe do melhor instrumento para ampliar suas bases regionais elegendo governadores, deputados (federais e estaduais) e senadores. Em 2010 estará em jogo a renovação de dois terços do Senado.

Isso quer dizer que, se não fizer grandes bobagens ou se o imponderável não lhe pregar nenhuma peça, o PMDB terá conquistado ontem o direito de posse sobre a faca e o queijo aqui e alhures.

José Sarney e Michel Temer vão administrar um orçamento de mais de R$ 6 bilhões e comandar uma estrutura com 20 mil funcionários, gráficas, centros de informática, informativos diários, duas emissoras de rádio e televisão.

O presidente do Senado é o presidente do Poder Legislativo e o da Câmara é o segundo na linha de sucessão presidencial, em seguida ao vice-presidente da República. Juntos, têm o poder de definir a agenda do Parlamento, o que, traduzido para o "fisiologuês" significa poder para facilitar ou dificultar a vida do governo.

Deles dependem, por exemplo, a tramitação das medidas provisórias, a votação dos vetos presidenciais, a aprovação de créditos extraordinários pedidos pelo Executivo, as indicações para a composição das agências reguladoras, a criação de comissões parlamentares de inquéritos, a abertura de processos contra parlamentares e até contra o presidente da República, em caso de pedidos de impeachment.

Mas, indagarão os mais atentos, o Congresso não é submisso aos ditames do Executivo? É, mas só quando quer. Quando interessa, exerce a soberania sob a forma de pressão e aí reside a importância do leme que o PMDB pegou para conduzir.

Adeus à majestade

Aos 78 anos de idade, 55 de vida pública, José Sarney coroa carreira com vitória suada e herança de risco no Senado. Empenhou a palavra em compromissos grandiosos e assume sem a aura de estadista conforme comprovou seu discurso de candidato na busca de voto a voto.

Ganhou, mas expôs o quanto minguou: em 1995 venceu por 61 a 7; em 2003 foi ungido por 76 votos. Agora conseguiu um 49 a 32 recorrendo ao poder de influência junto ao presidente para conter a sangria sob o discreto patrocínio do Palácio do Planalto.

Simulacros

O presidente Lula em reunião de ministério, os governadores de Minas Gerais e de São Paulo em férias; os três providencialmente distantes no dia da eleição para as presidências do Congresso, a fim de transparecer imparcialidade.

Tal desinteresse seria ruim se fosse verdadeiro. Mas é péssimo porque falso. Essa dissimulação contribui para o entendimento de que o Congresso é irrelevante aos governantes e, portanto, aos governados também.

O ideal seria a participação natural sem disfarces nem interferências indevidas que os obriga a disfarçar.

JÂNIO DE FREITAS

Fugas e fugitivos


Folha de S. Paulo - 03/02/2009
 

Não há como imaginar que o serviço francês tivesse a iniciativa de procurar por Cesare Battisti

A NOVIDADE QUE o incerto Cesare Battisti apresenta agora sobre si mesmo, entre repetições esperáveis e omissões indispensáveis, não cumpre a finalidade de ajudá-lo (fosse outro o seu propósito, não a incluiria na seleção de afirmações). Diz ele que saiu da França, onde sua permanência ilegal e longa se tornara arriscada, "com a ajuda do serviço secreto francês". A respeito, só isso. Mas não pode ser isso só.
Diante do que está dito, ficamos com duas hipóteses. Ou consideramos que o serviço secreto francês tornou-se muito generoso com imigrantes ilegais e fugitivos, contra todas as evidências da administração francesa específica; ou Cesare Battisti recebeu o benefício de uma exceção, o que, sob certas condições, não seria propriamente anormal.
Dizem que um serviço secreto, quanto menos citado, mais eficiente pode ser. Do francês ninguém fala e pouco se lê. Sua competência rigorosa espantou os serviços congêneres em dois episódios já deste século. Ambos revelados por documentos de arquivos oficiais dos Estados Unidos abertos nos últimos anos. O primeiro: o próprio Bush e a NSA, Agência Nacional de Segurança, receberam do serviço francês o que é reconhecido como a mais precisa e confiável informação, antes da derrubada das Torres de Nova York, sobre a iminência de um ataque da Al Qaeda aos Estados Unidos. Nenhuma investigação, nem mesmo nos serviços de imigração, decorreu da advertência.
Lançada a propaganda preparatória para a guerra, com as afirmações, baseadas na CIA, de arsenais de armas de destruição em massa, gases tóxicos e bombas nucleares no Iraque, Bush e o Departamento de Defesa dos Estados Unidos receberam um aviso do governo francês: é seguro que o Iraque não tem tais armas, desmanchou arsenais e laboratórios e nada pesquisa.
Desprezada esta segunda advertência, nos primeiros dias da invasão as televisões do mundo mostraram, todos os dias, as ameaças e notícias da resistência feitas por um iraquiano fardado, de óculos característicos, quase sorridente e quase familiar. Era Naji Sabri. Foi quem proporcionou a informação. Era ninguém menos do que o ministro do Exterior do Iraque. Enforcado depois da derrota. E então reconhecido pelo serviço secreto francês como seu agente.
Não há como imaginar que o serviço francês tivesse, de repente e só por tê-la, a iniciativa de procurar por Cesare Battisti para ajudá-lo a fugir. Se ajudou, de fato, é permitido supor que teve razões anteriores para continuar com a proteção ou o fez por motivos futuros. Inimaginável é que o fizesse a troco de nada.
Cesare Battisti lançou sobre si uma interrogação onerosa. Ou mais uma.
E relançou no noticiário, sem o pretender, o caso dos pugilistas cubanos mandados de volta a Cuba depois do Pan no Rio. O caso é contraposto ao status de refugiado concedido pelo ministro Tarso Genro ao fugitivo italiano. A versão que ficou, sobre o caso, ainda no domingo foi relembrada por Elio Gaspari. Mas referências anteriores motivaram uma busca que me proporcionou versão, a meu ver, mais convincente e sem as brechas das demais.
Contatados no Rio por agente de um empresário que promove a fuga e a contratação na Alemanha de atletas cubanos, Guillermo Rigondeaux e Erislandy Lara aceitaram o contrato e abandonaram sua delegação. Receberam do agente a companhia de duas jovens generosas, receberam o segundo atrativo sob a forma de uma boa quantia, e foram levados para uma estadia reservada em Cabo Frio. Entregaram os passaportes ao agente, para a compra das passagens de um percurso indireto e outras providências. Mas, passados alguns dias, despediram as companhias, mudaram de ideia e recorreram a um passante para indicar-lhes a delegacia de polícia, onde se apresentaram.
A confusa passagem dos dois pelo Rio, em dependências da Polícia Federal, e o misterioso embarque para Cuba tiveram duas razões. Os dois estavam sem passaportes para embarque, dependendo de salvo-conduto ou autorização especial; e queriam sair depressa, porque deviam dinheiro ao agente e não tinham como ou não queriam pagá-lo (foi noticiado que gastaram tudo, mas talvez não fosse bem assim). Entre os direitos do agente e a desistência dos cubanos, os pugilistas deram o nocaute.
Contatado outra vez, Erislandy deixou Cuba pela Alemanha. Rigondeaux continuaria atrelado, como lutador, a um documento que assinou para o agente no Rio.

CANNABIS SATIVA


MÓNICA BÉRGAMO

Em campanha


Folha de S. Paulo - 03/02/2009
 

A ministra Ellen Gracie, do STF (Supremo Tribunal Federal) viaja no fim da próxima semana para Genebra. Candidata do Brasil ao Órgão de Apelação da OMC (Organização Mundial do Comércio), ela vai se apresentar pessoalmente à entidade. O processo de consultas para a seleção de candidatos às vagas no órgão já começou.

SINAL AMARELO
Ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) têm manifestado, internamente, apreensão com a candidatura de Ellen à OMC. Temem que uma eventual "derrota" dela seja lida como desprestígio da Corte.

MAIS PERTO
José Sarney tem dito a senadores que se "convenceu" de que o governador José Serra, de SP, não teve nada a ver com as acusações feitas contra sua filha, Roseana Sarney, na campanha de 2002.

SAIA JUSTA 
Já para convencer Roseana, o governador, caso queira, terá que fazer esforço extra. Há alguns meses, em Brasília, ela quase saiu de uma festa ao saber que Serra poderia chegar. Preferia evitar a saia justa de encontrá-lo. Mas o governador não apareceu.

SONO TRANQUILO
De volta à cena principal do espetáculo, o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) não precisa mais temer a língua afiada de Mônica Veloso, mãe de sua filha e que detonou os escândalos contra ele, há dois anos. O pior entre os dois já passou e ele hoje "paga a pensão direitinho, conforme o acordado". Mônica, que tem um programa de TV em Minas, diz que só acompanha política "pelos jornais" e que não tem mais "informações de bastidores" para revelar.

PLANÍCIE
Fernando Henrique Cardoso almoçou sozinho no domingo, numa pequena mesa de dois lugares, na padaria Aracajú, em Higienópolis. No cardápio, arroz e macarrão.

LINHA CANCELADA
O Conar condenou cinco comerciais de TV destinados ao público infantil. Três deles (dois do canal Nickelodeon e um da TIM) vendiam down loads de conteúdos do desenho "Bob Esponja" e do filme "High School Musical" para celular e foram considerados inadequados pelo tom imperativo e por não informar claramente o preço do serviço. A Nickelodeon diz que tirou os filmes do ar antes de ser notificada. A TIM diz que analisa o caso e que a campanha já terminou.

NA GARAGEM 
A liminar do Conar também cassou o anúncio da "megafeirinha" de carrinhos Hot Wheels, da Mattel.

PAINEL

O "Dilmo" da Dilma


Folha de S. Paulo - 03/02/2009
 

Assegurados os postos de comando no Congresso, o PMDB se concentra agora em 2010. Expoentes da legenda já explicitam caminhos que pretendem trilhar, embora tudo possa mudar, a depender do impacto da crise no governo Lula. O ministro Geddel Vieira Lima (Integração Nacional), por exemplo, soltou-se anteontem em jantar com peemedebistas.
"Quero ser o "Dilmo" da Dilma", disse, segundo relato de Fernando Diniz (MG). Registre-se que o posto de vice na chapa de Dilma Rousseff é almejado por outros tantos peemedebistas. Tenso com a disputa na Câmara, Geddel participou ontem da reunião ministerial, mas não largava o telefone: monitorava o passo a passo da eleição com Eliseu Padilha (PMDB-RS).

Saldo
Lideranças do PT fizeram uma reunião informal ontem, após os resultados, para discutir o poder de fogo do PMDB no "novo" Congresso. Avaliaram que haverá a cobrança de uma fatura maior ainda devido ao "desgaste" causado pela campanha contra José Sarney (PMDB-AP) e que é preciso atenção com a "independência" de Michel Temer (PMDB-SP), próximo de José Serra (PSDB-SP). 

Xerife
O novo corregedor da Câmara, Edmar Moreira (DEM-MG), se destacou no escândalo do mensalão por votos contrários que deu, no Conselho de Ética, à cassação de acusados. Ele apoiou a absolvição de João Paulo Cunha (PT-SP), Wanderval santos (PR-SP), Pedro Henry (PP-MT), Professor Luizinho (PT-SP) e Roberto Brant (DEM-MG). Moreira abandonou o conselho depois que foi derrubado seu relatório favorável a José Mentor (PT-SP). 

Prato frio
A derrota de Vic Pires (DEM-PA) para a corregedoria teve o dedo do PT, que não esquece ter sido ele o relator da emenda que instituiu a reeleição em 1997, no governo Fernando Henrique Cardoso. 

Prioridades
Mal havia sido proclamado o resultado na Câmara, uma série de suplentes de vereador já pressionava para que a nova Mesa vote a emenda que amplia o número de vagas nas Câmaras Municipais, objeto de polêmica no final da legislatura passada. Ovacionado pelas galerias, Vilson Covatti (PP-RS) vocalizou o pleito no plenário. 

Com raiva
O PC do B está chamando uma reunião com PSB, PDT, PRB e PMN. Quer discutir a formação de um programa e candidatos para 2010, forma de tentar manter vivo o "bloquinho", que respira por aparelhos. 

Camarote
Ex-governador de Sergipe, João Alves (DEM), que acabou enrolado com a Operação Navalha da PF, pajeou a mulher, senadora Maria do Carmo (DEM), na votação do Senado. Avançada a sessão, ele procurou um garçom: "Tem como providenciar um suco de goiaba para o "primeiro-damo" aqui"? 

Resgate
Diante da demora de José Nery (PSOL-PA), voto certo em Tião Viana (PT-AC), para pousar em Brasília, Eduardo Suplicy (PT-SP) se mobilizou para monitorar o jatinho que trazia o paraense. Informado de que havia excesso de tráfego aéreo, o petista se exaltou: "Algo acontece na torre! Alguém está pedindo à torre que ele não pouse"! 

Ira
Apesar da nota de apoio do PT a Tarso Genro (Justiça) no caso Cesare Battisti, sobraram críticas ao ministro na reunião de anteontem da bancada. Deputados atacaram a Polícia Federal por não ter protegido o dirigente Manoel Mattos, assassinado há alguns dias em Pernambuco. 

Ideias
O "pacto republicano" a ser assinado pela cúpula dos três Poderes incluirá projeto de lei autorizando o governo a fazer acordos em ação de cobrança de imposto, mesmo no meio do processo. Outra proposta, para aliviar o sistema carcerário, obrigaria juízes a justificar por que deram sentença de prisão e não de pena alternativa. 

Tiroteio

"
A eleição no Congresso consagrou, enfim, o terceiro mandato. Do Sarney e do Temer.
Do deputado 
CHICO ALENCAR (PSOL-RJ), criticando a eleição de Michel Temer (PMDB-SP) e José Sarney (PMDB-AP), que já ocuparam por duas vezes, cada um, o cargo conquistado ontem.

Contraponto

Casa Branca

Na reta final do processo de votação para a escolha do presidente do Senado, Tião Viana (PT-AC) recorreu em sua fala a frases que consagraram o discurso "de esperança" da campanha do presidente americano Barack Obama. Meia hora depois, já proclamada a vitória de José Sarney (PMDB-AP), o petista voltou à tribuna para agradecer pelos votos recebidos e desejar êxito ao colega.
No plenário, o líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR), acompanhava o segundo discurso e comentou com Demóstenes Torres (DEM-GO):
-É ou não é o nosso McCain?-, ironizou, em referência ao candidato republicano derrotado nos EUA.

ELIANE CANTANHÊDE

Problema deles


Folha de S. Paulo - 03/02/2009
 

Lula jamais deu bola para o Congresso, mesmo quando deputado constituinte. Agora, vencesse o PMDB na Câmara e no Senado, ou o PT no Senado e o PMDB na Câmara, tanto fez como tanto faz. Ele, Lula, ganharia de qualquer modo. Serra e PSDB perderiam de qualquer modo no Senado.
Vencendo ou não, tanto Tião Viana como José Sarney continuariam no mesmo lugar: com Lula hoje e com Dilma amanhã.
Lula tinha discurso de vitória para todos os resultados. Deu Tião Viana? Excelente, é do seu partido. Deu José Sarney? Maravilhoso, mais um passo para Dilma Rousseff herdar o PMDB. Deu Michel Temer? Fantástico, o PMDB tucano continua sob as asas do Planalto.
Já os tucanos, especialmente Serra, não tinham para onde correr (ou voar) no Senado. Ficar com Tião seria apoiar o adversário de 2010. Ir para Sarney seria pôr lenha na fogueira do PMDB lulista. Sarney é o anti-Serra do partido. Os dois são tão inconciliáveis quanto algo possa ser inconciliável na política.
As eleições das Mesas da Câmara e do Senado escancararam a importância do PMDB e... o quanto Lula está desgarrado do PT e o quanto o PT depende de Lula. Lula não precisava apoiar Tião, mas Tião precisava de Lula. Por falta de quadros e de liderança, o partido atrapalha pouco e não pode ajudar muito no Congresso, especialmente no Senado. E só tem uma alternativa: Lula ou Lula e Dilma ou Dilma.
A situação do PMDB é diferente: o partido precisa de Lula hoje, para manter posições, verbas, favores.
Mas tem alternativa para amanhã: em 2010, pode perfeitamente se manter alinhado com Lula e Dilma, como pode perfeitamente voltar aos braços tucanos com Serra.
Para o PT e o PMDB era muito importante manter o Congresso, imensa fonte de poder -e de chantagem. Para Lula, o que desse era lucro. Ele tem estrela. Que não é aquela estrela vermelha e contagiante dos tempos de oposição.

GOSTOSA


Clique na foto para AMPLIAR

INFORME JB

A Serraglio o que era da Erenice


Jornal do Brasil - 03/02/2009
 

O DEPUTADO OSMAR SERRAGLIO (PMDB-PR)  foi o mais vitorioso dos derrotados ontem na eleição da Câmara, embora não tenha disputado voto. Às vésperas da eleição, Serraglio retirou sua incômoda candidatura em prol da unidade do PMDB. Em Brasília, reza a História, nenhuma jogada política sai de graça. Serraglio saiu de fininho depois da ligação de um ministro do partido, próximo de Lula, que lhe prometeu sua indicação como o candidato governista à futura vaga do Tribunal de Contas da União. O Planalto topou. E o pleito que seria de Erenice Guerra  braço direito da ministra Dilma Rousseff  cairá nas mãos do peemedebista. Agora, fica a dúvida: qual será a recompensa dos que lutaram bravamente, como Tião Viana?

Doutor Genoino 
Logo depois da eleição de Sar- ney, o deputado José Genoino (PT-SP) fez graça à mesa de almoço. "Acho que vou levar esse pavê de maracujá lá para o Senado. É pouco, né? Tenho que levar é uma garrafa de maracujina". 

Vaidoso
 
O 2º vice-presidente eleito da Câmara, deputado Edmar Moreira (DEM-MG), levou uma sacolinha de gravatas, para escolher a melhor na hora da votação. 

Festeiro
 
O candidato à suplência da Mesa Diretora Sérgio Brito (PDT-BA) contratou 20 belas modelos para distribuir "santinhos" no Congresso. 

Doceira
 
Não se sabe com que intenção, a deputada comunista Perpétua Almeida (AC) distribuiu castanhas confeitadas da terrinha. 

Ciro de luto
 
O deputado e presidenciável Ciro Gomes (PSB-CE) não apareceu. Surpresa geral. Depois, a justificativa: morrera a mãe de sua mulher, a atriz Patrícia Pillar. 

Estilo
 
Clodovil Hernandes (PR-SP) roubou a cena quando entrou no plenário, com gravata borboleta e calça cor de bronze brilhosa. 

O eleito
 
Não se sabe o voto de Clodovil para a Mesa, mas ele elegeu um deputado para admirar. Não tirou os olhos de Índio da Costa (DEM-RJ), que o recepcionou muito bem na entrada.

Cadeia nacional 
Michel Temer quer ampliar a TV Câmara: uma equipe em cada estado, para divulgar deputados.

Paulinho High Tech 
Empresário do setor de te- lecomunicações, o vereador carioca Paulo Messina (PV) baixou a primeira regra. Quer seu gabinete todo high tech. Todos os assessores terão notebooks com internet. O gabinete vigiado tem tranca automática. E TVs de LCD serão espalhadas pelas salas. 

Alô, TCU
 
A Universidade Federal da Grande Dourados (MS) rescindiu contrato com duas empreiteiras que haviam sido selecionadas para construir a Faculdade de Direito e um centro poliesportivo. Nenhuma razão foi indicada no extrato de rescisão. Tampouco foi divulgado quanto se cobraria. 

Poeira...
 
O Instituto Chico Mendes, do Ministério do Meio Ambiente, multou o transatlântico de turismo 
Ocean Countness em R$ 1,8 mi- 
lhão, por não se adequar às normas de preservação de Fernando de Noronha, onde estava ancorado. 

...em alto mar
 
Para não prejudicar os pas- sageiros, os fiscais deixaram o navio zarpar. Mas o comandante perdeu a licença e não mais poderá voltar ao arquipélago. 

Colírio
 
Será inaugurada amanhã no Centro Cultural da Justiça, no Rio, a exposição Sony World Photography Awards - Descobrindo um Mundo de Imagens. Vai até 15 de fevereiro. 

Cerco
 
A Controladoria-Geral da União informou que apenas 10% dos servidores demitidos por irregularidades retornam ao trabalho via decisão judicial  índice considerado pequeno frente ao trabalho exercido pelos auditores. 
ABr .

NAS ENTRELINHAS

Nada pessoal


Correio Braziliense - 03/02/2009
 

Alianças e inimizades são compostas e recompostas ao sabor das conveniências. Afinal, traições não fazem sentido, a não ser que resultem em vitória, certo?

Michel Temer (PMDB-SP) foi traído. E muito. Os 14 partidos que o apoiavam somavam 424 parlamentares. Ele teve 304 votos. Foram 120 traidores, uma bancada maior que a do PMDB. No Senado, José Sarney (PMDB-AP) esperava ter 55 votos e Tião Viana (PT-AC) calculava obter uns 36. O primeiro teve 49, o segundo 32. Ou seja, cada um amargou sua cota de deserções. A eleição do Congresso colocou em evidência uma verdade bem conhecida dos parlamentares: em política, nada é pessoal. Inclusive as lealdades. Nesse processo, alianças e inimizades são compostas e recompostas ao sabor das conveniências. 

Depois de eleito, Sarney tomou seu lugar na Mesa Diretora. Pela disposição do plenário, ela fica uns três metros acima da cabeça dos parlamentares. Do alto, como convém a um vencedor, ouviu as saudações dos demais senadores. Um dos primeiros a pegar o microfone foi o líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM). “Não vou mais brigar por fatos passados”, disse o tucano. Faz sentido. 

A relação entre os dois tem sido uma verdadeira montanha-russa. Em 2006, quando Renan Calheiros renunciou à Presidência do Senado, o tucano ameaçou montar barricadas em plenário para impedir que Sarney fosse escolhido para o cargo. No fim do ano passado, os dois estavam envolvidos numa boa conversa e o PSDB muito próximo de apoiar o peemedebista. O acordo acabou fazendo água e os tucanos fecharam com Tião. Virgílio foi para a linha de frente da candidatura do petista. Na sessão de ontem, foi o autor do discurso mais duro. Mas, logo depois que os trabalhos foram encerrados, subiu para uma conversa de pé-de-ouvido com Sarney. “Não foi nada pessoal”, explicou. 

Principal articulador da campanha de Sarney, Renan Calheiros entende como poucos dessas alterações de humor e afinidade. Há dois anos, era eleito presidente do Senado, tendo como adversário José Agripino (DEM-RN), que teve o apoio do PSDB. Vencedor, buscou uma composição com democratas e tucanos, que incluiu generosos espaços na Mesa Diretora e no comando das comissões permanentes. 

Quando explodiu o escândalo que lhe custaria a presidência, Renan esperava contar com a solidariedade de Agripino e Virgílio. Não foi o que aconteceu. Os dois figuraram entre seus principais algozes. Tiveram duríssimos duelos em plenário. As transcrições das sessões estão lá, nos arquivos, para provar. Ao fim do processo, não se falavam. 

A candidatura de Sarney propiciou uma reaproximação. No fim da semana, o peemedebista já estava tratando Agripino por “Zé”. Com Virgílio, a coisa até vinha bem, mas desandou novamente quando o PSDB rompeu a negociação e o tucano disse que não queria estar ao lado dos políticos que formariam “o entorno de Sarney”. Hoje, referem-se um ao outro em termos nada protocolares. 

Do alto da Mesa, Sarney fez questão de saudar o senador Fernando Collor (PTB-AL), que retornou de uma licença ontem, especialmente para votar. Lembrou que o alagoano, como ele, já enfrentou as dificuldades de ser presidente da República. Quem ouvia teria dificuldade de lembrar que o mesmo Collor baseou sua campanha à Presidência da República em ataques ao governo de Sarney. Foram acusações de corrupção e ataques políticos durante meses. 

Collor, por sinal, estava há poucos metros de distância de Renan, com quem também manteve uma relação tumultuada. Renan estava no núcleo do lançamento da candidatura de Collor à Presidência. Mais tarde, rompeu ruidosamente com ele. Ao longo dos últimos anos, a política alagoana os colocou as vezes como adversários, as vezes como aliados. Ontem, no Senado, estavam no mesmo time. 

Se alguém se der a ao trabalho de fazer uma pesquisa hoje entre deputados e senadores, chegará a um resultado surpreendente. Provavelmente, aparecerão uns 400 deputados jurando que votaram em Temer. No Senado, o número de pretensos eleitores de Sarney ultrapassaria os 60 com facilidade. Mesmo que alguns confessassem o suposto voto em sussurros. Afinal, traições não fazem sentido, a não ser que resultem em vitória, certo? 

Em seu discurso de campanha, no qual fez um balanço de 50 anos como parlamentar, Sarney disse: “Ao longo desse tempo, nunca fiz um inimigo”. Pode parecer uma frase de efeito, mas faz sentido, dentro da lógica do Congresso. Profissionais da política, como ele, não fazem inimigos. Afinal, nada é pessoal.

ANCELMO GOIS

Vai ter que aturar


O Globo - 03/02/2009
 

Sarney passou meses dizendo que não era candidato por não ter idade nem disposição para ficar sentado na presidência do Senado, ouvindo Mão Santa falar. 

Agora, terá de aturar o senador piauiense que, pelas contas do DataGois, proferiu, até dezembro, algo em torno de 10.167.234 palavras pelos microfones do Senado. 

Co-habitação política 

Do ex-deputado Paulo Delgado sobre as vitórias de Sarney e Michel Temer: 

- Instalou-se o parlamentarismo peemedebista dentro do presidencialismo petista. 

Deputado-toalha 

Inocêncio Oliveira, eleito segundo-secretário da Câmara, ganhou no plenário o apelido maldoso de "deputado-toalha". 

É que, há 15 anos, Inocêncio sempre ocupa um lugar na... Mesa. Faz sentido.


Tem gringo "bebo" aí 

Aécio Neves presenteou os fiscais da Fifa que cuidam da Copa de 2014 com uma garrafa da famosa cachaça Havana. 

Fora de campo... 

Aliás, Lula pediu ao ministro Orlando Silva para o governo se manter distante da disputa entre as 17 cidades candidatas a sedes dos jogos da Copa de 2014. 

A ideia é evitar desgaste na hora de optar, por exemplo, entre Cuiabá e Campo Grande. 

Só que... 

O próprio Lula intercedeu ao presidente da Fifa, Joseph Blatter, por Belém.

No mais 

O ministro Pedro Brito, dos Portos, que com 51 dias no exterior, em 2008, poderia ser o ministro dos Aeroportos, ajudaria muito se dedicasse um tempo da sua atribulada agenda a auxiliar o prefeito Eduardo Paes na revitalização do Cais do Porto. 

Com todo o respeito. 

Mas... 

Pensando melhor, Brito não poderia ser o ministro dos Aeroportos. O cargo já está ocupado pelo colega Nelson Jobim, com 75 dias no exterior. 

Com todo o respeito.

CLÓVIS ROSSI

A rua começa a rugir

Folha de S. Paulo - 03/02/2009
 

Há umas duas semanas, parei uns minutos em uma mesa-redonda na Deutsche Welle (programação em inglês) sobre a crise. Um acadêmico, cujo nome não anotei, dizia que a crise era até então apenas virtual -ou seja, estava no noticiário dos jornais e nas estatísticas oficiais, mas não na rua.
Era também minha sensação, depois de ver o movimento de Natal e pós-Natal no "meu" shopping em São Paulo, as filas à porta da Louis Vuitton da Champs Elysées em Paris e a agitação em muitas capitais europeias pelas liquidações tradicionais do início do ano.
Acabou essa era. A crise começa agora a ganhar a rua. É verdade que já havia agitação em países como Hungria, Bulgária, Grécia, Letônia, Lituânia, Islândia (neste, a crise produziu um resultado positivo: pela primeira vez, uma mulher foi indicada para comandar o governo -e é assumidamente lésbica).
Mas esses países são da periferia do sistema, inclusive -ou principalmente- do ponto de vista da cobertura jornalística. Agora, no entanto, a França já teve sua greve (mais obedecida no serviço público), e o Reino Unido produz uma das piores notícias da crise: cenas explícitas de xenofobia por parte dos trabalhadores, que já fizeram uma greve, no setor energético, e ameaçam uma série delas para que os demitidos sejam trabalhadores estrangeiros, não os britânicos. Houve manifestações até na Rússia, cujo governo mantém boa parte dos cacoetes soviéticos; a China reconhece que 20 milhões de trabalhadores migrantes perderam o emprego nas cidades (15,3% do total) e estão sendo obrigados a voltar para o campo.
A tendência só pode ser para pior se estiver certo o cálculo da Organização Internacional do Trabalho de que 51 milhões de postos de trabalho serão cortados só neste ano no mundo todo.
Resta ver quantos governos mais cairão além do islandês.

ILIMAR FRANCO

Ecos da vitória

Panorama Político 
O Globo - 03/02/2009
 

O presidente Lula comemorou o resultado das eleições para as presidências da Câmara e do Senado. Aliados ficaram no comando. O resultado, que mostrou a força do PMDB como maior bancada, segundo assessores do presidente, indicam que é desaconselhável mudar a liderança do governo no Senado. Uma ala petista ironizava: a aliança PT-PSDB rodou no primeiro teste. 

Tucanos em pé de guerra 

O governador José Serra está fomentando rebelião contra a reeleição de José Aníbal para a liderança do PSDB na Câmara. Ontem, 16 deputados foram ao presidente do partido, senador Sérgio Guerra (PE), ameaçar abrir uma dissidência. Entre eles, o secretário municipal de Esportes de São 
Paulo, Walter Feldman, que reassumiu seu mandato na Câmara. Sua missão não era votar em Michel Temer (PMDB-SP), e sim impedir a reeleição de Aníbal. Como tudo no PSDB, isso virou uma disputa entre Serra e Aécio Neves. "A maioria quer que eu continue", responde José Aníbal, que tem uma lista com o apoio de 37 de 57 deputados. 

As duas Casas não podiam estar em mãos mais experientes" - José Múcio, ministro das Relações Institucionais, sobre as eleições na Câmara e no Senado 

O PMDB FOI O GRANDE VENCEDOR. A vitória de José Sarney no Senado teve vários sócios: os líderes Renan Calheiros (PMDB-RS) e José Agripino (DEM-RN). E alguns derrotados: José Serra, Tião Viana (PT-AC) e o chefe de gabinete do presidente Lula, Gilberto Carvalho. Na Câmara, a vitória de Michel Temer teve como sócios maiores o ministro Geddel Vieira Lima (Integração) e o presidente do PT, Ricardo Berzoini (SP). 

Bolão 

O deputado Sandro Mabel (PR-GO) e o presidente da Funasa, Danilo Fortes, ganharam o bolão da eleição para presidente da Câmara. Eles dividirão R$17.500. Fortes apostou que Temer venceria com 307 votos e Mabel, 301.

Cabresto 

Minutos antes de votar, Álvaro Dias (PSDB-PR) pediu licença para não votar em José Sarney (PMDB-AP). Ele se justificou: "O partido decidiu votar no Tião Viana (PT-AC), e o Arthur Virgílio (PSDB-AM) tá lá, olhando o voto de todos nós". 

O bom pastor 

Encerrada a sessão de eleição para a presidência do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN) pediu desculpas para o eleito, José Sarney (PMDB-AP). "Queria lhe pedir desculpas, mas tive que dar a palavra ao senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE)", afirmou. Sarney respondeu com ironia: "De todos os que tentaram me agradar com seus discursos, o mais eficaz foi o Jarbas". Os aliados de Sarney dizem que ele foi traído por três tucanos. 

Paulo Bernardo critica Delcídio Amaral 

Na reunião ministerial, o ministro 
Paulo Bernardo (Planejamento) criticou o trabalho do relator doOrçamento no Congresso, o petista Delcídio Amaral. Citou como exemplo a saúde. Foram cortadas verbas para vacinas e tratamento da Aids. Na educação, foram cortadas verbas para a Capes e livros didáticos. Bernardo contou que nos orçamentos dos dois ministérios foram mantidas verbas para atender a emendas paroquiais dos parlamentares. A insatisfação é compartilhada por outros ministros. 

O PRESIDENTE do Banco Central, Henrique Meirelles, disse ontem, na reunião ministerial, que Davos não chegou nem perto de uma solução para a crise. 

DEPOIS do PTB, ontem foi o PDT do Senado que disse não ao PT. "Não queremos nos submeter a um bloco", explicou o líder Osmar Dias (PR). 

O NÚNCIO apostólico no Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri, esteve ontem na abertura do ano judiciário no STF. Ele fez questão de cumprimentar o maior número de ministros. Está em campanha para que o tribunal não aprove o aborto para casos de anencefalia.

BANDIDOS UNIDOS


TERÇA NOS JORNAIS

Globo: Com Sarney e Temer, PMDB comanda Congresso até 2011

 

Folha: PSDB vence na Câmara e no Senado

 

Estadão: PMDB domina Congresso e quer vaga de vice para 2010

 

JB: Eles estão de volta

 

Correio: Eis os generais da marcha para 2010

 

Valor: Empresas têm custo cada vez mais alto em captações

 

Gazeta Mercantil: Bradesco tem lucro líquido de R$ 7,6 bi

 

Estado de Minas: O temporal das árvores caídas

 

Jornal do Commercio: A volta de Sarney