quarta-feira, dezembro 30, 2009

PAINEL DA FOLHA

Chamada geral

RENATA LO PRETE

FOLHA DE SÃO PAULO - 30/12/09

Disposto a levar adiante a ideia de substituir todos ou pelo menos a maioria dos ministros-candidatos, quando da desincompatibilização, por seus secretários-executivos, Lula já envia recados a essa tropa que vai ocupar a Esplanada na reta final do governo.
O presidente teme paralisia da administração em decorrência do envolvimento desses ministros de última hora na campanha eleitoral de seus antigos chefes. Por isso, decidiu que, tão logo abril chegar, reunirá os promovidos para cobrar dedicação integral ao governo. "O chefe aqui sou eu", disse em conversa sobre o assunto com um colaborador direto.


Viés de alta. Dentro da linha de efetivar secretários-executivos, Lula tem dado sinais, contrários a indicações anteriores, de que Erenice Guerra deverá herdar a Casa Civil com a saída de Dilma.

Mãos cheias. Paulo Bernardo (Planejamento), que chegou a aparecer no noticiário como possível substituto de Dilma, deve na verdade carregar para sua pasta algumas missões hoje a cargo da Casa Civil, como o PAC 2.

Forró. O ministro Márcio Fortes (Cidades) não resistiu ao encontrar o vice-prefeito Frank Aguiar (PTB) durante evento com Lula para inauguração de Unidade de Pronto-Atendimento em São Bernardo: pediu um CD autografado e se declarou fã do cantor.

Com que roupa? Luiz Marinho (PT) telefonou para a assessoria do presidente anteontem. Queria saber se ele iria de terno. Diante da resposta negativa, prefeito e assessores relaxaram no vestuário. Só que tanto Lula quanto Sérgio Cabral (PMDB-RJ) apareceram engravatados.

Reciclagem. Cabral estava no evento porque o modelo da UPA foi importado do Rio. Que por sua vez se inspirou na AMA da dupla Serra-Kassab, mas disso, evidentemente, os petistas não queriam falar.

Jura? Lula disse a Cabral não acreditar que Lindbergh Farias (PT) levará até o fim sua candidatura ao governo.

Com teto 1. O governo corre para editar neste último dia do ano uma medida provisória liberando recursos do FGTS para reforma e recuperação de imóveis rurais. O pacote ficará no guarda-chuva do Minha Casa, Minha Vida.

Com teto 2. A nova regra visa aplacar as queixas de cooperativas e sindicatos rurais, especialmente no Congresso, contra a concentração de verbas em ações urbanas.

Lipo. O último repasse do ano do FPM pingará hoje no caixa das prefeituras R$ 300 milhões mais magro do que havia previsto a Receita. Segundo a Confederação Nacional dos Municípios, o ano fechará com queda de 7,7% em relação a 2008. Os piores meses foram agosto e setembro.

Força maior. Atendendo a pedido do governo, o deputado Geraldo Magela (PT-DF) vai cortar mais um naco das emendas ao Orçamento apresentadas por ele e que desagradaram a oposição, além do próprio Executivo. O alvo da vez é Cultura, que no relatório do petista havia sido contemplada com R$ 300 milhões.

Bateu, levou. De Magela, rebatendo crítica do líder do DEM, Ronaldo Caiado (GO), a seu desempenho como relator: "Ele está criando factóide porque não se conforma de não ter conseguido impedir a votação do Orçamento. Tenta forçar um terceiro turno".

Sangue negro. Pouco antes de sair em férias, ontem, o governador do Espírito Santo, Paulo Hartung (PMDB), deixou escapar que prepara um grande evento, logo no início do ano, para anunciar novas descobertas de petróleo na camada pré-sal no Estado.

Tiroteio

"Bastou sua aprovação cair para Kassab voltar a fazer promessas de construir casas da noite para o dia. E com dinheiro do governo Lula."

Do vererador JOÃO ANTONIO, líder do PT na Câmara paulistana, sobre o anúncio de que serão construídas emergencialmente 3.250 casas para abrigar vítimas das enchentes no Jardim Pantanal.

Avatar

O lançamento da primeira Unidade de Pronto-Atendimento de São Bernardo do Campo, ontem, com a presença do presidente Lula e do governador Sérgio Cabral (PMDB-RJ), começou com quase uma hora e meia de atraso, sob forte calor no ABC paulista.
Depois de alguns discursos, chegou a vez do líder da comunidade de Vila São Pedro, Santiago dos Santos, conhecido como "Pombinho". Com ar sério, ele olhou para as autoridades enfileiradas e disparou:
-Olha, eu ia fazer uma apresentação em três dimensões, mas, com o atraso de vocês, vai ser só em duas...
Com ataque de riso, Cabral chegou a tirar a gravata.

Nenhum comentário: