quinta-feira, novembro 05, 2009

PAINEL DA FOLHA

Margem de manobra

FOLHA DE SÃO PAULO - 05/11/09

Enquanto articulava para que a ‘emenda Paulo Paim’ não fosse votada ontem na Câmara, o governo tentava convencer dissidentes da base aliada de que a aprovação do projeto que vincula o reajuste dos aposentados ao mesmo dado ao salário mínimo será o pior cenário para a classe. O argumento é que, além de vetar o reajuste, o Planalto não topará mais sentar para negociar um novo acordo com as centrais sindicais. Ou seja, se forem adiante, os representantes dos aposentados não conseguiriam sequer o aumento já combinado, de 2,5% acima da inflação.

Relator do Orçamento de 2010, o deputado Geraldo Magela (PT-DF) recebeu aval do governo para incluir previsão de gasto de R$ 4 bi para essa finalidade.

Pole - No texto em que defende o fim do foro privilegiado para julgamento de autoridades, o deputado Regis de Oliveira (PSC-SP) relata uma pesquisa própria que fez no STF para levantar quem são os congressistas investigados ou processados. Em sua conta, Paulo Maluf (PP-SP) é o líder, com 47 vezes.


Cerco - A oposição emplacou na Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara convite para que o presidente da Fenae Corretora, Pedro Beneduzzi Leite, explique o ‘quase monopólio’ da entidade. Ligada à CUT, a Fenae é a maior negociadora de seguros de entrega de obras do Minha Casa, Minha Vida.


Prioridades - Antes do início da leitura do relatório do ministro Joaquim Barbosa sobre o valerioduto mineiro, os membros do tribunal acertaram que pediriam vistas. O motivo é a preocupação em referendar o mais rápido possível o próximo item da pauta, a liminar de Cármen Lúcia contra a criação de 7.700 vagas de vereadores no país.

Debutante - Ao contrário de outros ministros que recorrem à internet em dias de votos muito longos, o estreante no Supremo José Antonio Dias Toffoli não tirou os olhos do relator, Joaquim Barbosa, na sessão de ontem.


Anéis - Amicíssimo de José Serra (PSDB), o ministro Nelson Jobim (Defesa) deve mesmo deixar o governo Lula no início do ano que vem.


Pesos... - Depois de jantar com Dilma Rousseff e almoçar com tucanos, o presidente do PP, Francisco Dornelles (RJ), resolveu atacar a proposta do governo para o pré-sal: ‘No projeto de partilha dos royalties, os poderes do Executivo são tão grandes que deveria ser adicionado um artigo estabelecendo que o Palácio do Planalto passe a se chamar Palácio Miraflores’.


...e medidas - A comparação com o governo Hugo Chávez é motivada pelo lobby regional do Rio para ter direito a uma fatia maior dos royalties. Quando o assunto é a sucessão presidencial, Dornelles diz que o PP ainda não decidiu se apoiará Dilma ou o PSDB.

Cláusula - Deputados peemedebistas que se reuniram ontem com o PT disseram ter recebido a promessa do presidente da sigla, Ricardo Berzoini (SP), de que os aliados serão ouvidos na preparação da agenda eleitoral de Dilma.


Boné - O ‘Diário Oficial da União’ publicou ontem a exoneração, a pedido, de Renato Lobão Ferreira. Parente distante do ministro Edison Lobão (Minas e Energia), ele havia sido nomeado por ato secreto do Senado.

Marketing - Com um mês de Senado, Osvaldo Sobrinho (PTB-MT), suplente de Jayme Campos (DEM), já declarou gasto de R$ 12 mil com ‘divulgação do mandato’.

Tiroteio

A inveja “demo-tucana’ é diretamente proporcional ao crescimento do PIB.


Do deputado FERNANDO MARRONI (PT-RS), sobre a revisão feita pelo IBGE do crescimento da economia em 2007, saltando de 5,7% para 6,1%, o maior índice em mais de 20 anos.

Vista panorâmica


O novo coordenador político do governo, Alexandre Padilha (Relações Institucionais), jantava com congressistas, na terça, quando foi questionado sobre como era integrar o primeiro escalão do governo.

- A Praça dos Três Poderes é o termômetro -, disse.

Os presentes reagiram intrigados, ao que o ministro tratou de concluir o raciocínio:

- Quando tem um pipoqueiro por lá, a gente se preocupa. Agora, quando tem pipoqueiros, vendedores, sorveteiros, aí a preocupação é grande...

A praça é ponto de concentração de protestos.



Nenhum comentário: