terça-feira, agosto 04, 2009

BRASÍLIA - DF

Quinta-coluna


Correio Braziliense - 04/08/2009



Os oito senadores petistas que defendem o afastamento do senador José Sarney (PMDB-AP) da Presidência do Senado estão sendo tratados no Palácio do Planalto como uma espécie de “quinta-coluna”. A expressão faz parte do jargão da esquerda. Surgiu durante o Cerco de Madri, na Guerra Civil Espanhola, quando quatro colunas das tropas do general Francisco Franco se preparavam para tomar de assalto a cidade sob controle dos republicanos. O general Quepo de Llano cunhou a expressão ao se referir aos simpatizantes franquistas: “A Quinta Coluna está esperando para nos saudar dentro da cidade.” Ontem, em desagravo ao líder da bancada Aloizio Mercadante (PT-SP), o senador petista Flávio Arns (PR) reiterou que a maioria da bancada quer o afastamento de Sarney do cargo e que a nota da liderança defendendo essa posição tem o devido respaldo. A posição será reiterada ao presidente do PT, Ricardo Berzoine (SP), e ao ministro das Relações Institucionais, José Múcio Monteiro (PTB-PE), que vão à reunião para enquadrar a bancada, marcada para hoje. Ambos vão deixar claro que o presidente Lula quer a bancada do PT firme na defesa de Sarney.


Troco// As pressões do Palácio do Planalto sobre os oito senadores que defendem o afastamento de Sarney está colocando em risco a indicação de José Múcio Monteiro para o Tribunal de Contas da União (TCU). Na bancada petista já há senadores que pretendem sabotar sua indicação em plenário. É o troco por desautorizar a bancada publicamente no caso Sarney.


Freudiana


A bancada do PT no Senado está mesmo precisando de um divã de psicanalista para tratar da sua crise de identidade. A ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva (foto), do PT-AC, por exemplo, se compara à rebelde Corbélia, da peça O Rei Lear, de Shakespeare, que, ao contrário das irmãs Goneril e Regana, “só sabia sentir e não se sujeita a ter que fazer uma declaração de amor ao pai, obrigando-o a perceber esse amor no único lugar onde deveria estar: no resultado afetivo de suas relações pessoais.” Por isso foi preterida. Como diria Sherlock Holmes, é “elementar, meu caro Watson”: trata-se de um recado da petista desiludida para o presidente Lula.


Estilos

O líder do PMDB, Renan Calheiros (AL), o cabra da peste, adiou viagem a São Paulo e voltou ao plenário do Senado para comandar a defesa de Sarney quando o senador Pedro Simon (PMDB-RS), o franciscano, foi à tribuna defender a renúncia do presidente do Senado. Recebeu o reforço do ex-presidente Collor de Mello (PTB-AL), o carateca, que pela manhã fora ao gabinete de Sarney para lhe manifestar irrestrita solidariedade. Em apartes a Simon, os dois protagonizaram momentos de alta tensão. O líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM), o “jiujiteiro”, também voltou ao plenário, mas afinou: foi manso no aparte em apoio a Simon.


Tour

A despeito da crise institucional por que passa o Congresso Nacional, o número de turistas na Casa em julho foi o segundo maior desde de a abertura das visitações. Ao todo,
24.541 pessoas estiveram na Câmara dos Deputados e no Senado, 36% a mais que no mesmo mês do ano passado.


Caças

A Suécia apela ao desejo do Brasil de integrar o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) como parte de sua estratégia para vencer os concorrentes do programa FX-2 com seu caça, o Gripen NG. Com exceção dos membros permanentes — Estados Unidos, China, Rússia, França e Reino Unido — , o país escandinavo é o único com linha própria de produção de caças. A proposta sueca prevê que a Embraer possa assumir a linha mundial de produção dos Gripen nos próximos anos.


Retaguarda


Advogados do PDT maranhense pedirão ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para juntar o relatório da operação Boi Barrica da Polícia Federal à ação em que pedem a cassação do diploma da governadora Roseana Sarney (foto), do PMDB. Investigação da PF aponta que os R$ 2 milhões em espécie sacados pelo irmão Fernando Sarney, em 2006, financiariam a campanha da peemedebista. A turma do ex-governador Jackson Lago (PDT) tenta enquadrá-la com uma acusação de caixa 2.



Assento/ A oposição no Senado concluiu ter esgotado o debate em torno do ingresso na Venezuela no Mercosul. O recente fechamento de rádios contrárias ao governo de Hugo Chávez será um pretexto a mais para barrar a adesão venezuelana. O presidente da Comissão de Relações Exteriores da Casa, Eduardo Azeredo (PSDB-MG), colocará a matéria em votação no fim de agosto.

Go home / O presidente colombiano Álvaro Uribe visitará o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na quinta-feira para explicar o acordo militar com os Estados Unidos, que causou atritos com a Venezuela e descontentamento explícito do presidente Lula. A transferência das bases militares ianques do Equador para a Colômbia altera o equilíbrio estratégico-militar no subcontinente e reforça a tese predominante no Ministério da Defesa de que a maior ameaça à soberania brasileira na Amazônia não são as FARC, mas o pacto militar EUA-Colômbia.

Castelhano/ A vice-presidente da Espanha, Maria Teresa Fernández de la Vega, e o ministro da Educação, Fernando Hadad, assinam carta de intenção para o Instituto Cervantes aperfeiçoar e formar professores de espanhol no Brasil. A partir do ano que vem, as escolas de ensino médio serão obrigadas a oferecer aulas de castelhano aos seus alunos, o que exigirá pelo menos 26 mil mestres habilitados.

Nenhum comentário: