quinta-feira, julho 30, 2009

PAINEL DA FOLHA

Assembleia geral

FOLHA DE SÃO PAULO - 30/07/09

As entidades patronais que abandonaram o Codefat (Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador) leram como uma decisão de governo, e não um gesto isolado do ministro Carlos Lupi (Trabalho), a mudança de regra para escolha do comando do órgão, que administra patrimônio de R$ 210 milhões. A interpretação dos empresários é que Lupi não tomaria a decisão sem o conhecimento de Lula.
De fato, Lula foi alertado dias antes por auxiliares de que a mudança poderia causar confusão. Ainda assim, mandou deixar a bola com o ministro do PDT. Agora que o caldo entornou, o assunto será tratado na reunião de coordenação de governo, na segunda-feira, que deve definir um gesto para acalmar os ânimos.

Pegou geral - O presidente da CNI, deputado Armando Monteiro Neto (PTB-PE), aliado de Lula, faz coro às críticas da oposicionista Kátia Abreu (DEM-TO) no episódio: ‘É lamentável que tenha sido quebrada uma regra de ouro, sem a qual o sistema de administração do FAT não faz sentido. É um fato grave’.

Na onda - Afilhado político de Sarney, o senador Gilvam Borges (PMDB-AP) colocou Maria de Fatima Trindade Furtado, uma das sócias do Sistema Beija-Flor de Rádiodifusão, controlado por sua família, na 1ª tesouraria do PMDB no Amapá. Em tempo: Gilvam também é presidente do partido no Estado.

Olho por olho - Sarney tomou café com Michel Temer (PMDB-SP) ontem em São Paulo. Nas duas horas que passaram juntos, Sarney deixou claro que não abre mão de levar Arthur Virgílio (PSDB-AM) ao Conselho de Ética.

Reação - Ala significativa no PMDB, que tem o ministro Geddel Vieira Lima (Integração) à frente, não gostou nada da ideia de retaliação ao PSDB. O argumento é que tal gesto pode ter repercussão nos Estados em que os dois partidos são virtuais aliados.

Divã - Depois do desgaste sofrido no recesso, a bancada do PT no Senado volta a se reunir na terça-feira, com a presença de Ricardo Berzoini. O placar atual mostra 7 senadores a favor da licença de Sarney, e 5 contrários ou reticentes.

Data venia - Antonio Claudio Mariz de Oliveira deixou a defesa da Camargo Corrêa em ação penal derivada da Operação Castelo da Areia, da PF. A colegas, Mariz reclamou da interferência do ex-ministro Márcio Thomaz Bastos, que também defende a empresa.

Prévias 1 - Pesquisa Vox Populi encomendada pelo PSDB nacional no Paraná mostra vantagem de José Serra sobre Dilma Rousseff (PT) no Estado. No cenário com Ciro Gomes (PSB), o tucano tem 41%, a petista, 17% e Ciro, 13%. Sem o candidato do PSB, o governador paulista pontua 46% e a ministra, 18%.

Prévias 2 - Quando o candidato do PSDB é Aécio Neves, Ciro vai a 21%, contra 20% de Dilma e 16% do governador de Minas. Sem Ciro na cédula, Dilma tem 23% e Aécio, 20%. O campo foi feito com 850 pessoas em 49 municípios, entre os dias 12 e 18.

Barreira 1 - A bancada do PT na Câmara Municipal articula com outros cinco partidos a apresentação de um projeto de decreto legislativo para sustar o efeito das novas regras para fretados na cidade. Petistas dizem ter apoio de PDT, PSB, PRB, PC do B e de parte do PSDB.

Barreira 2 - O argumento é que o veto não poderia ter sido imposto por meio de portaria do secretário Alexandre de Moraes (Transportes), e sim de decreto do prefeito Gilberto Kassab (DEM).

Tiroteio

Só pode ser propaganda enganosa. Ou esse PAC 2 vai executar os 95% de recursos que o original não conseguiu tirar do papel?
Do líder do PSDB na Câmara, JOSÉ ANÍBAL (SP), sobre o anúncio, feito por Lula, da segunda edição do Programa de Aceleração do Crescimento, a ser lançado em 2010.

Buchada - Serra vai encarar um cardápio à base de bode na sua visita a Exu (PE), no sábado. A ceia vai fechar o dia de visitas do tucano à terra de Luiz Gonzaga, na comemoração dos 20 anos de sua morte.

Contraponto

Conta outra

O governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (DEM), chegou atrasado a um debate com outros quatro governadores e o empresário Jorge Gerdau, anteontem em Brasília. Assim que ele entrou no auditório, a apresentadora Cristiana Lobo fez questão de cutucá-lo:

- É que o governador mora longe.
Arruda riu e tentou capitalizar o atraso.
- É que tem muita obra em Brasília...

Ao que a jornalista retrucou, levando a plateia à gargalhada:
- Mas você só anda de helicóptero!

Nenhum comentário: