terça-feira, junho 02, 2009

PANORAMA POLÍTICO

Sem acordo

Ilimar Franco
O Globo - 02/06/2009
 

Apesar da pressão do PMDB, o PT não vai fechar qualquer aliança estadual antes de março de 2010. Os petistas dizem que o quadro eleitoral não está maduro. Citam como exemplo Minas Gerais, onde argumentam que nenhuma pesquisa terá validade antes que o governador assuma claramente que seu candidato é o vice, Antonio Anastasia. Os petistas perguntam: o Anastasia vai tirar votos de quem, de nós ou do ministro Hélio Costa? 

Esperando Lula 

O PT está em compasso de espera, aguardando apenas que o presidente Lula libere ou não Gilberto Carvalho para disputar a presidência do partido. Por ora, Lula concorda apenas que ele integre a Executiva e quer que o primeiro time seja escalado para jogar na direção partidária. Já manifesto assinado por 54 dos 78 deputados federais do PT ressalta a importância da unidade interna para eleger Dilma Rousseff presidente da República. O texto diz que é preciso evitar uma disputa interna "fratricida". "Estamos defendendo a construção de um consenso em relação à presidência nacional do PT", diz o documento. 

Essa mulher (Dilma Rousseff) vai ser presidente. Pode escrever" - José Múcio, ministro das Relações Institucionais, sobre as pesquisas Datafolha e CNT/Sensus. 

ACORDOU. Em seu ex-blog, Cesar Maia registrou ontem que está "em processo de reavaliação" sua sentença, de fevereiro, de que o presidente Lula não conseguiria transferir votos para a ministra Dilma Rousseff. Maia ontem: "A campanha que Lula faz todos os dias aumenta a sua capacidade de transferir votos". E em fevereiro: "Entende-se também pela admiração que Lula tem por si mesmo e a certeza de que transferirá os votos. Ilusão treda!". 

Holofote 

Na CPI da Petrobras, que será instalada hoje, 72% dos titulares e suplentes terminam seus mandatos no ano que vem. Eles devem disputar a próxima eleição e vão usar a comissão de inquérito para ter visibilidade. Sai de baixo.

 

Último esforço 

O Exército definiu ontem o grupo de trabalho que vai tentar localizar os corpos dos mortos na guerrilha do Araguaia. Na coordenação, o comandante da 23 ª Brigada de Infantaria da Selva, general de Brigada Mario Lucio Alves de Araújo. 


Estratégia de sobrevivência 

Para driblar a maioria acachapante do governo na CPI da Petrobras, a oposição pretende encaminhar representações ao Ministério Público durante as investigações. Elas serão feitas pelos partidos. Em reunião ontem com o senador Álvaro Dias (PSDB-PR), o procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, disse que isso é tecnicamente viável. Mas ele rechaçou a proposta de ceder um integrante do MP para as investigações. A instituição terá apenas observador. 

A popularidade, a crise e os candidatos 

O presidente do PSDB, senador Sergio Guerra (PE), atribuiu o aumento da popularidade do presidente Lula ao arrefecimento da crise econômica internacional. "Coitada da oposição, não sabe o que dizer", ironiza o líder do PT, deputado Candido Vaccarezza (SP). Os governistas destacam na pesquisa CNT/Sensus a redução da diferença entre José Serra e Dilma Rousseff: 9,7% no Nordeste; 8,2% entre os que ganham até um salário mínimo; 9,8% entre os que têm curso superior. 

DEVER DE CASA. A CPI é no Senado, mas os deputados do PT se reúnem quinta-feira com o diretor de Exploração da Petrobras, Guilherme Estrella, para afiar o discurso de defesa da empresa. 

O TUCANO Otávio Leite (RJ) pediu informações para a Casa Civil sobre os gastos da Presidência com a festa de lançamento das 56 casas no Complexo do Alemão. Acha que a festa custou mais que as casas. 

O PRESIDENTE do PPS, Roberto Freire, esclarece: "Não sou conselheiro da Sabesp, mas da São Paulo Turismo e da Empresa Municipal de Urbanização". 

Nenhum comentário: