terça-feira, março 17, 2009

PAINEL

Queima de arquivo


Folha de S. Paulo - 17/03/2009
 

Quatro dias antes da eleição de José Sarney (PMDB-AP) à presidência, a Comissão Permanente de Avaliação de Documentos do Senado fez uma faxina nos arquivos, eliminando 965 caixas de papéis referentes ao período 1965-2003. Com a anuência da primeira-secretaria, então chefiada por Efraim Morais (DEM-PB), foram para o lixo quilos de notas fiscais, processos, sindicâncias, inquéritos e comprovantes de despesas que vão de compras de materiais a internações de senadores. A destruição dos documentos ocorreu em 29 de janeiro após autorização do responsável pelo Arquivo da Casa, Francisco Maurício da Paz. Mas a decisão só foi publicada em 3 de março.

Seleção
A destruição de documentos públicos é permitida por lei, desde que eles sejam considerados sem valor para guarda permanente. No Senado, cabe à comissão avaliar o que pode ser eliminado. 

Em família 1
À frente do Arquivo do Senado, Francisco da Luz era homem de confiança do então diretor-geral, Agaciel Maia. A comissão que fazia a avaliação dos documentos era composta pelo staff de Agaciel, incluindo sua mulher, Sânzia Maia. 

Em família 2
Demitido em outubro por ter familiar em cargo de chefia no Senado, o assistente parlamentar Vicente Limongi Netto voltou em fevereiro para o gabinete de Fernando Collor (PTB-AL). Limongi é cunhado da chefe-de-gabinete do tucano Marconi Perilo (GO). 

Bem-casado
Recém-alocado no chamado "Bolo de Noiva", anexo do Itamaraty para o qual se mudou em razão da reforma no Planalto, o ministro José Múcio (Relações Institucionais) tem recebido ainda mais deputados, cujos gabinetes são vizinhos ao prédio. A ansiedade se justifica pela iminência do corte nas emendas ao Orçamento

Tende piedade
Líder do PMDB, Henrique Alves (RN) se reúne hoje com o ministro Paulo Bernardo (Planejamento) para pedir clemência nas emendas individuais. "Elas têm uma filosofia social importante. Chegam aos rincões, cumprem o mesmo papel do PAC: gerar emprego." 

Bisturi
Mas é certo que haverá lipoaspiração nas emendas individuais -que subiram neste ano de R$ 8 mi para R$ 10 mi por congressista. O volume previsto de gasto com elas equivale ao total empenhado em emendas em 2008.

Thumbs up
Em privado, o embaixador dos EUA no Brasil, Clifford Sobel, disse que o encontro Lula-Obama superou sua expectativa. Acha que houve empatia entre os dois presidentes. 

Médio
A plateia do seminário sobre o Brasil para empresários, ontem em Washington, frustrou integrantes da comitiva de Lula tanto pelo número de pessoas -cerca de 250 no momento de pico- quanto pelo fato de que os estrangeiros eram minoria. 

Abalo sísmico 1
Formalizada no sábado, a decisão da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura de se desfiliar da CUT fez tremer o mundo sindical. A Contag representa 20 milhões de trabalhadores -metade dos sindicalizados do país. 

Abalo sísmico 2
Aberta a disputa pelos 3.600 sindicatos da Contag, a previsão é que cerca de um terço continue sob o guarda-chuva da petista CUT, outro terço fique com a CTB (ligada ao PC do B) e uma parte se aproxime da Força Sindical, que, apesar de sua pouca expressão no campo, está em rota ascendente. 

Que tal?
Depois de defender a possibilidade de o PT ceder a cabe-de-chapa a um aliado na eleição de 2010 em São Paulo, o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), passou a consultar colegas sobre o nome do prefeito de Campinas, Dr. Hélio (PDT). 

Rally
Ganhou o apelido de "Dudumóvel" a van em que Eduardo Campos (PSB) percorreu o sertão de Pernambuco em dez dias de governo itinerante. Deputados pegaram carona, numa antecipação do palanque de 2010.

Tiroteio 

"Agora, só o aquecimento eleitoral de 2010 para descongelar o dinheiro do transporte, que, aliás, foi promessa de campanha do Kassab."

Do vereador JOÃO ANTONIO , líder do PT na Câmara, sobre o contingenciamento de recursos para obras de transportes na capital paulista, incluindo o metrô, como medida "cautelar" diante da crise. 

Contraponto

Entrando numa fria

Um grupo de militantes do PSOL fazia manifestação na Barra da Tijuca, no final de semana, quando um curioso se aproximou do deputado Chico Alencar:
-A Maria Helena está com vocês?
Percebendo que ele se referia à presidente do partido, Heloísa Helena, que de fato estava entre os manifestantes, Alencar respondeu afirmativamente. O homem então sentenciou:
-Pois diga a ela para colar nesse tal delegado Prosdócimo Queiroz! Ele ainda vai derrubar a República!

Nenhum comentário: