terça-feira, março 31, 2009

BRASÍLIA - DF

Derrota do governo à frente


Correio Braziliense - 31/03/2009
 


A Medida Provisória 457, que fixa as regras para a negociação das dívidas das prefeituras com o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), não será aprovada do que jeito que está. A maioria dos congressistas é contra a correção dos débitos pela taxa Selic, prefere uma mais baixa. Além disso, não concorda com o fato de a MP obrigar os prefeitos a abrirem mão de ações judiciais para recálculo dos valores em troca de um prazo maior para pagamento. Tanto na oposição quanto na base governista há quem defenda o chamado encontro de contas, ou seja, cada prefeitura diz quanto o governo lhe deve e o Poder Executivo federal, por sua vez, diz quanto tem a receber. 

***
A pressão é tanta que dificilmente a relatora, deputada Rose de Freitas (PMDB-ES), terá como deixar de atender os pedidos dos colegas. O motivo é simples: a oposição grita contra o texto do governo na tentativa de conquistar base política para seus candidatos em 2010. E os governistas, da sua parte, não querem deixar a oposição surfar nessa onda. É bom o governo começar a pensar em outra fórmula para acabar com as ações judiciais e passar a receber das prefeituras.


Efeito marolinha 

Longe dos otimistas 2% de crescimento para o PIB previstos pela equipe econômica do governo e do 1,3% estimado pelo Banco Central, o ex-presidente do BC Mailson da Nóbrega previu ontem que a economia brasileira terá a modesta expansão de 0,3%, este ano. Principal orador de um seminário da consultoria Tendências, Mailson afirmou que, no cenário atual, 0,3% é “uma boa notícia”. 

Empreiteiras, o retorno

Depois das projeções do Banco Central divulgadas ontem, os parlamentares acreditam que os grandes financiadores das campanhas de 2010 serão mesmo as empresas de construção civil, um dos setores que têm mais chance de sobreviver à avalanche da crise. Outro muito procurado será o setor de alimentos. Afinal, comida é o que não pode faltar. 

Ovo & galo 

Está explicado por que José Serra tem elogiado tanto o governador de Minas Gerais, Aécio Neves. É para ver se o mineiro desiste da prévia para escolha do candidato presidencial. Ocorre que a prévia é vista como a chance de Aécio conseguir aparecer tanto quanto já apareceram o próprio Serra, que foi candidato a presidente da República e ministro da Saúde, e a petista Dilma Rousseff, que não sai dos palanques do PAC, o que lhe rendeu alguns pontos a mais em todas as pesquisas recentes. Ou seja, cresce nas pesquisas quem aparece parao eleitorado nacional. 

Convergência

Reunidos ontem em Brasília, os governadores do Centro-Oeste chegaram a um consenso com representantes do Palácio do Planalto para tirar do papel a Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco). O principal entrave à implementação do órgão vinha sendo a transferência da gestão do Fundo Constitucional de Desenvolvimento (FCO), hoje a cargo do Banco do Brasil, para uma agência de fomento a cargo dos quatro governos da região. 

No cafezinho...
Cadu Gomes/CB/D.A Pres - 29/1/09
 
 

Esfinge 
Perguntado sobre a possível filiação do presidente da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, ao PSB para concorrer ao governo paulista com o apoio do Bloco PSB-PCdoB-PMN, o deputado Aldo Rebelo (foto), do PCdoB paulista, escapuliu pela tangente: “Eu não estou na fase de opinião. Estou na fase de meditação”. 

Oráculo 
Espécie de conselheiro informal do presidente Lula, o empresário Jorge Gerdau Johannpeter dará sua contribuição na tentativa de deslanchar a reforma tributária, empacada na Câmara. O industrial avisou aos congressistas que colocará num documento suas impressões sobre a proposta. 

O que é que o Obama tem? 
As ferramentas de campanha do presidente americano, Barack Obama, viraram moda nos partidos brasileiros. O DEM, por exemplo, criou uma rede social própria na internet para debater assuntos do momento, tal e qual implementada pelo comitê de Obama durante a corrida à Casa Branca. A rede de lá atingiu a marca de 1 milhão de integrantes. O DEM ainda tem modestos 1,4 mil perfis criados. 

Tô de olho 
Primeira escala no roteiro de inspeções em obras do PAC, a visita do DEM a Pernambuco foi acompanhada de perto por militantes da prefeitura de Recife e do governo do estado, que tentaram desmobilizar a plateia antes da chegada da caravana dos democratas. Na sexta-feira, uma comitiva de quatro deputados estaduais governistas já havia percorrido as obras para discursar em favor do programa. 

Nenhum comentário: