sábado, fevereiro 28, 2009

INFORME JB

"Quero conhecer o povo do Rio"

Leandro Mazzini

Jornal do Brasil - 28/02/09

Não é raro encontrar um paulista que deseja apaixonar-se pelo Rio, embora nem todos denunciem isso ao primeiro contato. Mas foi o que revelou à coluna o novo arcebispo do Rio, dom Orani João Tempesta (foto). "Minha missão será conhecer a realidade, quero conhecer o povo do Rio, visitar e escutar as famílias, fazer um curso do Rio", disse. Este paulista, de 59 anos, torcedor do Santos, cinéfilo nos curtos momentos de distração, visita a cidade dias 1º e 2 de abril, para um "intensivão" com dom Eusébio Sheid, a quem substitui, e volta dia 19 para a estreia. E já adianta: "Vou levar tudo para a frente com entusiasmo, e o que não está dando certo, tentar consertar". Muito simpático, mas bem linha-dura, dom Orani é crítico de programas do governo de distribuição de contraceptivos e é contra qualquer tipo de aborto. Prega a "paternidade responsável".

Até mais Novos tempos

Dom Orani passou o dia de ontem em Belém com outros bispos, padres e funcionários da Cúria, para despedir-se e rezar para enfrentar o novo desafio.

Foi-se o tempo em que cardeal e bispo eram figuras "metafísicas", cujo acesso tornava-se difícil para os fiéis. Hoje, dom Orani não abre mão do celular.

Tele-mensagem

Na caixa postal, ele inicia a mensagem: "Que a paz do Senhor esteja contigo". E termina com "o Senhor te abençoe e te guarde".

Novos baianos

O Carnaval de Salvador mudou, constatou um expert. Resume-se a jovens e adolescentes. Os soteropolitanos da orla da Vitória, Barra e Graça saíram da cidade.

Novos baianos 2

A festa baiana é chamariz de foliões do país inteiro, principalmente paulistas. O destaque este ano foram os camarotes. O de Luiz Eduardo Magalhães Filho, o Duquinho, chegou a cobrar R$ 1.500 o convite diário. E lotou, com mais de 3 mil pessoas.

PAC do minério

Cresce no país a demanda de empresas nacionais e portuguesas por topógrafos e geólogos.

Caixas fortes

O presidente do banco português Caixa Geral de Depósitos, Fernando Faria, e a presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Fernanda Coelho, estão fechando parceria. A Caixa Geral retomou as atividades no Brasil. Inaugurou agência em São Paulo.

Cofre português

O banco português concentrará suas atividades no mercado empresarial e vai explorar as oportunidades nas empresas brasileiras que querem exportar para a Europa, África e Ásia.

Bloco da PM

Domingo à noite, a turma do bloco Balança mas Não Cai, no Centro do Rio, levou um susto. O Citroën Picasso forçava passagem na via interditada. O povo protestou, e do carro saíram dois policiais fardados. Passaram.

Trem hermano

Em reunião em Assunção, o presidente do Paraguai, Fernando Lugo, e o governador de Mato Grosso do Sul, Andre Puccinelli, deram início ao projeto de construção de um ramal ferroviário para ligar Ponta Porã a Concepción.

Estação final

Puccinelli sonha sediar a Copa de 2014. E acredita que, por fazer fronteira com o Paraguai, o estado pode atrair milhares de turistas.

Nenhum comentário: