quarta-feira, outubro 02, 2013

Os pingos nos is - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 02/10

Os protestos continuam sendo feitos no Rio, depois de terem cessado no resto do país. Agora, há faixas que dizem “Fora Cabral e Pezão!”. Candidato ao governo, o vice Pezão detona: “O povo saiu da rua, só ficou o pessoal da política”. Ele está convencido de que seus adversários embalam os protestos. Ele não cita Garotinho, Lindbergh e Freixo, mas diz que “tem de tudo” nesse “caldeirão”.

Exaltação, torcida e desdém
Empolgado com a filiação de Josué Gomes da Silva ao PMDB, o ex-presidente Lula proclamou no Jaburu: "Duvido que no mundo todo alguém tenha tido um vice da qualidade que eu tive", Falava de José Alencar, pai de Josué. Mas os tucanos fizeram pouco caso. Um eles, copa e cozinha de Aécio Neves, prevê que Josué não agrega nada à candidatura de Fernando Pimentel (PT). Diz que ele mora em São Paulo e sentencia: “o carisma de Alencar não se transfere por patrimônio genético”. Os tucanos torcem para que Josué, ao invés de agregar, amplie a disputa entre o deputado Leonardo Quintão, o senador Clésio Andrade e o ministro Antonio Andrade.

A Operação Saqueador só alcançou estes resultados porque decidimos, na CPI do Cachoeira , mandar todos os documentos para a PF e o Ministério Público”
Miro Teixeira
Deputado (PDT-RJ) e ex-integrante da CPI do Cachoeira


As pedras no tabuleiro
O fundador do Solidariedade, Paulo Pereira da Silva, e cerca de 20 deputados, estiveram ontem com a ministra Ideli Salvatti no Planalto. Muitos governistas se filiaram ao partido e não querem nem ouvir falar de apoiar a oposição em 2014.


Bola cheia
O ex-presidente Lula vai receber a medalha da Suprema Distinção da Câmara dos Deputados. Ele foi informado, pelo presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), que receberá a honraria no próximo dia 29. A medalha só foi dada antes ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso quando Aécio Neves presidia a Câmara.

Vacina
Depois que o presidenciável Aécio Neves foi para a TV criticar a falta de silos para estocagem de grãos, o governo colocou no ar em horário nobre comercial vendendo linha de crédito do Banco do Brasil para construção de silos e armazéns.

De volta ao passado
O ex-ministro Nelson Jobim (Justiça) foi à Câmara ontem debater a tramitação das Medidas Provisórias e acabou dando uma sugestão que agradou os deputados: devolver a tramitação das MPs para o Congresso, destravando as pautas de votação da Câmara e do Senado. O atual sistema, que está sendo alvo de queixas e dor de cabeça, foi aprovado no início desta Legislatura.

Água mole em pedra dura
Na noite de segunda-feira, o presidente do PSB, Eduardo Campos, e ex-prefeita de Fortaleza Luizianne Lins (PT) conversaram sobre mudança de partido. O encontro, num hotel de São Paulo, ocorreu depois de Luizianne se reunir com o PT.

Pé no freio
A despeito das especulações sobre a sucessão em Alagoas, o governador Teotônio Vilela (PSDB) avisa: “Só vou conversar sobre minha eventual candidatura ao Senado e sobre quem terá meu apoio para o governo estadual em 2014”.

A presidente Dilma não vai tratar com o PMDB só do nome do próximo ministro da Integração, mas também de mudanças na direção do DNOCS.

Nenhum comentário: