quarta-feira, setembro 03, 2008

Informe JB

A lição de dona Maria em Acopiara
Leandro Mazzini

A Abin deveria atentar para um problema envolvendo o presidente da República, em vez de fazer escutas: como candidatos pilantras Brasil adentro têm usado o nome de Sua Excelência em vão. E exasperado a lei. Vem de Acopiara, 48 mil habitantes no coração do Ceará, o exemplo da dona de casa Maria Aparecida Alves Pereira. Beneficiária do Bolsa Família, recebeu no domingo um pesquisador para um café. Estranhou as perguntas. Quando revelou que votaria no Dr. Vilmar (PMDB), adversário do prefeito Antônio Almeida (PTB), foi advertida de pronto: "Se a senhora não votar no prefeito, vai perder o Bolsa Família". Convencida de um crime eleitoral evidente, tirou dele o formulário e correu para a delegacia. Polícia daqui e advogado dali, descobriu-se que o Instituto Análoga Inova Pesquisa e Estratégia de Marketing não registrou a sondagem no TRE. E que Maria não foi a única vítima de persuasão. O crime foi denunciado ao Ministério Público – o caso está nas mãos da promotora Magda Kate, que já ouviu 50 cidadãos.

Falso Lula

O prefeito Antônio Almeida é um espertalhão. Contratou um locutor para imitar a voz do presidente Lula, que no rádio mandou o recado: "No dia 3, votem no meu amigo Antônio". O MP tirou a propagando do ar.

Bem na foto

O prefeito de Acopiara também fez fotomontagem para cartazes. Ele aparece sorridente abraçado a Lula – que nunca o viu. Foi denunciado pelo advogado Theognes Florentino, da coligação adversária, que reúne oito partidos.

24 horas

O presidente da CPI dos Grampos, deputado Marcelo Itagiba (PMDB-RJ), acordou ontem com um telefonema do general Armando Félix, chefe da Abin: "Posso levar o Campana?".

Homem-forte

Tratava-se de Milton Campana, seu subordinado e faz-tudo na Abin, que também seria convocado posteriormente. Félix o levou, mas depuseram separados.

Novelão

De um político conhecedor dos corredores do Planalto, ontem, para a coluna: "Esse grampo é briga do Zé Dirceu com o Tarso Genro". E sobrou para o general.

Revoada de urubu

A candidata a vereadora Patrícia Amorim irrita uma ala da direção do Flamengo por uso do escudo e das cores do time na campanha. A insatisfação ficou clara num e-mail que circula no alto comando.

Em campanha

Júlio Bueno, secretário de Desenvolvimento do Rio, prepara-se de fato para assumir o Fluminense um dia. Ontem, escapou da comitiva do governador Cabral, em Londres, e foi visitar o estádio do Chelsea. Conferiu os segredos da administração do clube.

A Grande Família

Ellen Patrícia, filha do vereador Jerominho, preso em Bangu por suspeita de chefiar milícia, é diretora de Apoio Legislativo da Câmara do Rio. Nepotismo? Que fosse. Mal aparece por lá.

O Brasil merece

Em Barra dos Bugres (MT), concorre à Câmara o Xota Oi Meu Bem. Com todo o respeito...
COM PRESSA (L)



JUSTIÇA SEJA FEITA



Sentença judicial de 1833


Vejam como era uma sentença judicial de um cabra que tentou estuprar uma moça no sertão sergipano em 1833. O texto é tecnico e carregado com a grafia portuguesa da época.

Sentença:

"O adjunto de promotor público, representando contra o cabra Manoel Duda, porque no dia 11 do mês de Nossa Senhora Sant'Ana quando a mulher do Xico Bento ia para a fonte, já perto dela, o supracitado cabra que estava de tocaia em uma moita de mato, sahiu della de supetão e fez proposta a dita mulher, por quem queria para ‘coisa que não se pode trazer a lume’, e como ella se recuzasse, o dito cabra abrafolou-se dela, deitou-a no chão, deixando as encomendas della de fora e ao Deus dará. Elle não conseguiu matrimonio porque ella gritou e veio em amparo della. Nocreto Correia e Norberto Barbosa, que prenderam o cujo em flagrante. Dizem as leis es que duas testemunhas que assistam a qualquer naufrágio do sucesso faz prova".

Considero:

QUE o cabra Manoel Duda agrediu a mulher de Xico Bento para conxambrar com ella e fazer chumbregâncias, coisas que só marido della competia conxambrar, porque casados pelo regime da Santa Igreja Cathólica Romana; QUE o cabra Manoel Duda é um suplicante deboxado que nunca soube respeitar as famílias de suas vizinhas, tanto que quiz também fazer; conxambranas com a Quitéria e Clarinha, moças donzellas; QUE Manoel Duda é um sujeito perigoso e que não tiver uma cousa que atenue a perigança dele, amanhan estará ‘metendo medo até nos homens’. CONDENO o cabra Manoel Duda, pelo malifício que fez à mulher do Xico Bento, a ser CAPADO, capadura esta que deverá ser feita a MACETE. A execução desta peça deverá ser feita na cadeia desta Villa. Nomeio carrasco o carcereiro. Cumpra-se e apregue-se editais nos lugares públicos.
Manoel Fernandes dos Santos, Juiz de Direito da Vila de Porto da Folha, Sergipe". .
ZIL
QUARTA NOS JORNAIS


- Globo: General admite que grampo pode ter sido feito na Abin

- Folha: Abin tem maleta de grampo, diz Jobim

- Estadão: Grampo acirra crise entre PF e Abin

- JB: Abin diz que grampos não partiram de suas máquinas

- Correio: A farra dos bancos na sua conta: tarifas sobem até 433%

- Valor: BC tira US$ 17 bi de bancos estrangeiros em um ano

- Gazeta Mercantil: Pequenas auditorias avaliarão as líderes

- Estado de Minas: Um dia de chuva, três sem energia

- Jornal do Commercio: 400 médicos deixam as emergências na sexta