sábado, outubro 14, 2006

COMPRA DE VOTOS

Após apoio de Maggi, governo libera R$ 1 bilhão para produtores de soja

LEANDRA PERES da Folha de S.Paulo, em Brasília

O governo vai liberar, na segunda-feira, R$ 1 bilhão para a comercialização da safra de soja. Será a primeira medida do novo pacote agrícola que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prometeu ao governador reeleito de Mato Grosso, Blairo Maggi (PPS).Na quarta-feira, Maggi, conhecido no Estado como o "rei da soja", passou o dia reunido com integrantes do governo. No final, declarou apoio a Lula em troca da promessa do Palácio do Planalto de criar mecanismo para desburocratizar a liberação de recursos públicos para produtores rurais. Uma medida provisória vai garantir a liberação do dinheiro.Além do apoio de Maggi, reeleito com 65,39% dos votos, o governo pretende despejar mais recursos na agricultura para reverter os baixos índices de votação do presidente nos Estados agrícolas do Sul e Centro-Oeste, regiões nas quais foi derrotado pelo tucano Geraldo Alckmin no primeiro turno.


FOLHA DE S. PAULO

MAINARDI-REVISTA VEJA - HOJE

DIOGO MAINARDI

Lula, Freud e dinheiro sujo: tudo a ver

"Todos os rastros apontam para o mesmo lugar: o Palácio do Planalto. Os golpistas que tramaram contra os tucanos eram da turma do presidente. E tudo indica que o dinheiro que eles usaram veio de lobistas e empresários que tinham interesse no governo federal"

Estou todo embananado. Lula. Freud Godoy. Naji Nahas. Daniel Dantas. Telecom Italia. Telemig. Marcos Valério. Duda Mendonça. Delfim Netto. O que une um ao outro? O que é verdade? O que é mentira?

Ordenando os fatos:

1. A CPI dos Sanguessugas quer descobrir se Naji Nahas depositou 396.000 reais na conta da empresa do gorila particular de Lula, Freud Godoy.

2. Isso teria ocorrido em 5 de setembro, poucos dias antes de o comando da campanha de Lula ter sido flagrado tentando comprar o dossiê contra os tucanos.

3. O dinheiro que Naji Nahas teria repassado a Freud Godoy estava aplicado em cotas acionárias da Telemig. Até recentemente a empresa era controlada por Daniel Dantas.

4. A Telemig foi uma das maiores pagadoras de Marcos Valério.

5. Marcos Valério deu dinheiro a Freud Godoy.

6. Duda Mendonça tinha a conta de publicidade da Brasil Telecom, outra empresa controlada por Daniel Dantas.

7. Duda Mendonça também deu dinheiro a Freud Godoy. E recebeu ainda mais de Marcos Valério, lá fora.

8. Daniel Dantas e Naji Nahas trabalham juntos. Naji Nahas é o plenipotenciário da Telecom Italia no Brasil. Ele intermediou o acordo entre os italianos e Daniel Dantas.

9. VEJA noticiou que, em maio de 2003, a Telecom Italia deu 3 200 000 reais em dinheiro vivo a Naji Nahas. O dinheiro foi entregue a deputados da base lulista, segundo fontes da própria Telecom Italia.

10. Aqui na coluna contei que Naji Nahas, em 2002, arrecadou dinheiro ilegal para a campanha de Lula. Na época, defini Naji Nahas como a figura mais extravagante do lulismo.

11. A ponte entre Naji Nahas e Lula era Delfim Netto. O mesmo Delfim Netto que, como declarou Lula na última terça-feira, não foi eleito por "vingança de um conjunto de elitistas, porque defendia a nossa política".

Perdeu-se? Eu também me perdi. Muitas perguntas precisam ser respondidas pela CPI dos Sanguessugas. O dinheiro que Naji Nahas supostamente entregou a Freud Godoy seria usado para comprar o dossiê? Quem era o dono do dinheiro? O próprio Naji Nahas ou um de seus empregadores? Qual é o elo com o valerioduto? Por que Freud Godoy recebe dinheiro de tanta gente?
Estou embananado. Mas todos os rastros, de 1 a 11, apontam para o mesmo lugar: o Palácio do Planalto. Os golpistas que tramaram contra os tucanos eram da turma do presidente. E tudo indica que o dinheiro que eles usaram veio de lobistas e empresários que tinham interesse no governo federal.
Lula disse: "Esse menino não tem nada a ver com isso". O menino, no caso, era Freud Godoy. Se Lula disse, uma certeza a gente pode ter: é mentira. O menino tem tudo a ver com isso.

REVISTA VEJA

DE AUTORES A VÍTIMAS

Como Lula e o Partido dos Trabalhadores tentam transformar-se em vítimas de um escândalo patrocinado por eles mesmos

OS FATOS...

1. Uma dupla de petistas foi flagrada comprando por quase 2 milhões de reais um conjunto de denúncias falsas contra tucanos. Com o dossiê nas mãos, o partido pretendia eleger um governador em São Paulo e, em nível nacional, disparar um tiro de morte contra José Serra

2. Os dois petistas carregavam 1,7 milhão de reais, dinheiro cuja origem (ainda incerta) pode resultar na impugnação da diplomação de Lula, caso seja reeleito, ou estimular a instalação de um processo de impeachment pelo Congresso Nacional

3. Os mandantes têm laços com a campanha reeleitoral do presidente Lula e com a própria instituição da Presidência da República

...E COMO O PT TENTA DISTORCÊ-LOS

1. O presidente absolve seu partido da armação sob o argumento de que ele, na condição de candidato, saiu prejudicado. Como se golpes desse tipo nascessem para dar errado. Na verdade, se tudo tivesse dado certo, Lula seria o maior beneficiado

2. Julgando-se vítima do episódio, o presidente sugere agora a existência de um complô de adversários políticos que, maquiavelicamente, induziram os "meninos" do PT a tentar comprar o dossiê. Por trás desse complô estariam os verdadeiros culpados no episódio

3. Como o PT arriscou o pouco que restou de sua imagem na compra fracassada do dossiê falso contra os tucanos, Lula diz que deve haver "coisas muito boas" dentro dele. "Quero conhecer o conteúdo", diz Lula. Isso não passa de cortina de fumaça: o dossiê é fajutíssimo.

REVISTA VEJA

Um enigma chamado Freud

Ele e o dossiêgate são como fogo e dinamite. Por isso, uma operação está em curso para mantê-los afastados. Se ela falhar, será um deus-nos-acuda

BANHA

O êxtase era total, o envolvimento dos corpos seguia o ritmo e a leveza de um balé. Sim de um balé! Balé dos hipopotámos, afinal os dois tinham quase 400 quilos juntos.
Tudo começou quando flavinho foi disputar um torneio de xadrez na cidade vizinha. Entre uma partida e outra ele descobriu a sua amada Betânia. Foi um encantamento, os olhos faíscaram, o riso plastificou-se na sua face e ficou com a cara de abobalhado, típica dos apaixonados. A Betânia tinha 186 quilos de pura sensualidade. Seus braços emoldurados pela pele flácida deslocava-se em sentido contrário de suas ancas desafiando todas as leis da física, da química e geográficas, matemáticas, ou seja era uma fora de lei. Flavinho exímio internauta, conhecia todas as páginas profanas e sacanas da net, nunca tinha visto o seu carvalho 12 cm ereto.

DOIS VAGABUNDOS

TAL PAI, TAL FILHO

Lulinha filho seguindo o exemplo do canalha do seu pai, não explica como recebeu 15 milhões da Telemar, empresa que tem uma parte de suas ações de posse de fundos de pensão ou seja do govêrno
O pai não viu, não sabe de nada.

DITADOR CANALHA

LULA CANALHA É IGUAL A CHAVES


O apedeuta canalha, confirma que sua escola (sic ou hic) é a mesma do Chaves. Sua excelência O Canalha censurou hoje, o comentário do jornalista Arnaldo Jabor feito na rádio CBN no dia 10.10.