sábado, novembro 24, 2007

NO MEIO DO JUÍZO

Escrito por Aguinaldo silva em:22/11/2007
QUEM QUER SER CIDADÃO NIGERIANO?
Li em algum lugar que o ministro Gilberto Gil receberá por estes dias o seu passaporte da Comunidade Européia, emitido pelo governo italiano. Ou seja: o cantor baiano será a partir daí um cidadão da Itália. Isso foi possível porque a mulher dele, Flora Gil, brasileira de ascendência italiana, tem dupla nacio-nalidade, o que, segundo as leis italianas, beneficia o cônjuge, seja ele ho-mem ou mulher. Parabéns ao Gil, que assim se torna, mais ainda, um cidadão do mundo.
O passaporte da Comunidade Européia é um dos documentos mais cobiçados da atualidade, principalmente por pessoas do Terceiro Mundo cujos pais ou avós vieram da Europa. Ele permite, entre outras coisas, que o portador circule livremente por todos os países daquele continente e trabalhe em qual-quer um deles. Dá direito também a entrada livre nos Estados Unidos, sem a necessidade de visto. E livra o portador de uma vez por todas, das humilhações que a arrogante migração inglesa dispensa aos turistas do terceiro mundo.
Ou seja: o passaporte da Comunidade Européia transforma você num cidadão de primeira classe, coisa que Gilberto Gil, Ministro da Cultura de um país importante como o Brasil, já é desde os tempos da Tropicália.
É por isso que ninguém que possa ter um deles pensa em dispensá-lo. A pró-pria dona Marisa, esposa do Presidente Lula, que é descendente de italianos, tirou o dela ano passado. E questionada a respeito, ao explicar porque se de-cidiu pela dupla nacionalidade mesmo sendo Primeira Dama de um país importante, etc., etc., respondeu com uma frase que qualquer mãe entenderia:
- Tenho que pensar no futuro dos meus filhos!
Pelo menos foi o que li nos jornais, mas não posso garantir que seja verdade, pois os jornais andam, segundo os adeptos de Renan Calheiros dizem por aí: exagerando.Nos dois casos, ninguém fez nada de errado, pelo contrário. Eu mesmo, nestas minhas andanças portuguesas, tenha procurado uma lusa que aceite casar comigo e assim me conceda a possibilidade de tirar o passaporte português. Mas até agora só esbarrei com ucranianas, e bem... O que elas queriam era casar com um brasileiro e migrar para o Brasil – mas que malucas!
Mas no caso do Gilberto Gil eu andei pensando: de onde vieram os ancestrais dele? Talvez da Nigéria, ou da Guiné, não sei, mas sem dúvida Gil teria direito a passaporte de algum país africano. Como ele dá tanta importância à questão da negritude, eu pergunto: será que ele já tem um? Seria Gil, além de brasileiro e italiano, também cidadão nigeriano? E estaria Flora Gil disposta a solicitar à Embaixada deste país africano a equivalência a que tem direito?
Pergunta boba, né não? Mesmo assim vamos estendê-la a todo aquele que, como Gil, apregoa o orgulho de ser afro-descendente: alguém aí pensou em ter dupla nacionalidade, quer dizer: ser brasileiro e também africano? Ou, se tivesse a chance, ia preferir ser brasileiro e italiano?...
Negros, brancos... Mas eu, que sou mulato, quando penso nesse tipo de coisas fico beige.