quarta-feira, outubro 02, 2013

O fico de Serra - LUIZ CARLOS AZEDO

CORREIO BRAZILIENSE - 02/10

Ontem foi o dia do fico de José Serra, depois de muitas especulações de que deixaria o PSDB. Diga-se de passagem, alimentadas pelo próprio tucano, que chegou a estudar a hipótese de filiar-se ao PPS. O grande vitorioso com a decisão é o senador Aécio Neves (MG), que assumiu o comando da legenda e soube administrar o conflito de maneira a evitar uma ruptura com aquele que já foi a maior liderança do PSDB, depois do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Coube a Aécio Neves anunciar a decisão de Serra, que publicamente nunca assumiu o desejo de deixar o partido. “A permanência de José Serra no PSDB vai ao encontro das nossas melhores expectativas. No PSDB, que é a casa do Serra, haverá sempre enorme espaço para que ele possa nos ajudar naquele que é o nosso grande objetivo: colocar fim a esse ciclo de governo do PT que tão mal vem fazendo hoje ao Brasil”, disse em entrevista coletiva.

Segundo Aécio, Serra não “colocou nenhuma condicionante para ficar no PSDB”. Com controle absoluto da legenda, o senador disse que sua candidatura a presidente da República não é fato consumado, mas descartou a realização de prévias. Isso significa que está tudo acertado entre os dois? Ainda não, Serra não disse o que pretende fazer na eleição. Provavelmente, será candidato ao Senado por São Paulo. Aécio demonstrou tolerância e capacidade de agregação no contencioso com Serra. São características importantes para quem deseja ser presidente.

Exocet// O drama de Marina Silva só se agrava. O vice-procurador eleitoral Eugênio Aragão encaminhou parecer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra a concessão de registro a Rede Sustentabilidade, fundada pela ex-senadora. Marina avalia que a Justiça Eleitoral rejeitará o parecer, na próxima quinta-feira, e registrará o partido.

Filiações
A Rede Sustentabilidade não obteve o número mínimo necessário de apoiamentos de 492 mil assinaturas para obtenção do registro. O vice-procurador eleitoral considerou válidas apenas 442.500 assinaturas.

Índios/ Temeroso de mais confusão com os índios, que ameaçavam invadir novamente o plenário, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), retirou de pauta a emenda constitucional que altera os critérios para demarcação de terras indígenas. Conflitos entre índios e produtores rurais se agravaram por causa das demarcações.

Mais cargos/ A Câmara aprovou ontem a criação de 518 funções comissionadas no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), vinculado ao Ministério dos Transportes. O texto extingue outras funções no órgão, principalmente, as comissionadas técnicas (FCT). A matéria vai ao Senado.

Riscos
O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, disse ontem que o governo acompanha a situação da petroleira OGX, do empresário Eike Batista, que poderá entrar com pedido de falência, mas não acredita que isso represente risco para a imagem do Brasil. A OGX deu um calote nos credores de US$ 45 milhões. São dívidas emitidas no exterior. O governo não colocará mais dinheiro no grupo.

Médicos
A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado aprovou ontem proposta do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), que obriga os graduados em Medicina, cujos diplomas foram custeados com recursos públicos, tanto em instituições públicas quanto privadas, a realizarem um período de dois anos de “exercício social” da profissão no Sistema Único de Saúde (SUS), imediatamente após a conclusão do curso.

Rapidez
Ao participar de audiência pública na comissão especial que analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que trata da tramitação das medidas provisórias (MPs), o jurista Nelson Jobim defendeu a apreciação das MPs em sessão conjunta da Câmara e do Senado. Atualmente, elas são analisadas pelas duas Casas separadamente. “É muito mais rápido”, avalia.

Matraca
Entrevistado do programa Roda Viva, da TV Cultura, o governador do Ceará, Cid Gomes (foto), mais uma vez empunhou sua metralhadora giratória. Além de espinafrar o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), por se candidatar a presidente da República, também disparou contra o programa Mais Médicos do governo federal: “é oportunismo político rasteiro”. Cid e seu irmão, o ex-ministro Ciro Gomes, devem se filiar ao Pros ou ao PDT.

Puxador
O ex-senador Heráclito Fortes (foto), do Piauí, comunicou ao presidente do DEM, senador José Agripino (RN), que está deixando a legenda. Aceitou o convite do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, para ser o puxador de votos da chapa do PSB à Câmara Federal. Heráclito era um dos caciques da sigla.

Nenhum comentário: