quinta-feira, outubro 08, 2009

ARI CUNHA

Ônibus e caminhões


Correio Braziliense - 08/10/2009


Voltamos a chamar a atenção das autoridades. O Brasil já tem estradas, algumas de boa aparência. Todos os dias gente morre no interior. A notícia sempre diz que o ônibus ou o caminhão motivou o desastre. O tema é o mesmo. O motorista dormiu ou perdeu a direção. Esses acidentes matam e prejudicam o país. Basta ver os hospitais como estão e como ocorreram os fatos. Há abusos, mas deixemos isso de lado. A realidade é cruel e custa bilhões anuais ao governo. Isso, sem contar a perda de vidas. Retrato do escândalo: ninguém acompanha o acidente nos dias que se seguem ao sinistro. Não se sabe o número exato de quantas pessoas morrem ou ficam inutilizadas. Já temos condições de melhorar. Exige-se a manutenção das estradas.

A frase que não foi pronunciada


“Sou contra a criminalização do MST... Desculpe, foi engano.”
Senador Sarney, pensando enquanto vê o trator derrubando o laranjal.


Santa Cruz
Começam hoje as festas nas igrejas Santa Cruz e Santa Edwiges. Vão até 16 de outubro, quando se comemora o dia da santa. Em 12 de outubro haverá carreata em comemoração a Nossa Senhora Aparecida. O cortejo sairá às 11h30. Haverá quermesse com barracas, leilões, bazar, shows. Vale, porque a festa da Santa Cruz será comandada pela comunidade com apoio do pároco, padre Rubens Sodré Miranda.

Bar
Ideia do Paixão, grande cozinheiro que experimenta todos os pratos que faz, é criar um bar em que a pessoa se “sinta como em casa”. Leva o que quiser, faz como desejar e terá seu escaninho para guardar tudo que precisa fora de casa. O endereço, daremos depois.

Mercedes Sosa
La Negra fechou os olhos para sempre. Durante anos suas canções emolduraram a vida. Muitas delas de protesto contra o estado de coisas em que viviam a Argentina e outros países da América do Sul. Voz que faz falta, pela presença permanente em condenar a injustiça humana.

Telefone
Milhões de telefones estão em todas as casas e ruas do Brasil. Erros são citados. E prejudicam pessoas que têm negócios. Com a reclamação, o assunto é resolvido em poucos minutos. Mas não há telefone para atender a tanta procura. Pessoa culpada e depois inocentada sem nada fazer.

Monte Carmelo
Estive sob um teto de telhas de Monte Carmelo. Era pioneira naquela época em Minas. As telhas não marcam a data de fabricação, mas o telefone citado tinha o número 544. Queria saber o ano.

Seguro rural
Momentos de desespero no sul do país. Já apareceram tufões, tempestades, tornados, coisas que Rio Grande do Sul e Santa Catarina não conheciam. Desastres à parte, o seguro rural não prevê amparo pelos prejuízos motivados por chuvas e geadas.

Agressão
Alunos nas escolas agridem colegas e professores. Não só em Brasília, como em outras capitais. A repetição dos fatos tem chamado a atenção do Ministério da Educação. Quem vai à aula precisa de paz para viver, sobreviver e estudar.

Leis
As leis no Brasil não são criadas por juristas, mas por advogados. O resultado é a sequência de buracos que dão direito a quem tem dinheiro ou posição para não ser preso. É hora de se pensar no futuro. Outra coisa: direito a prisão especial dado a quem tem curso superior é iniquidade. Quanto mais souber, mais razões para ser punido ao ofender as leis.

Bolsa Família
O interior do Brasil não está apto nem a receber vantagens. Mais de 400 mil benefícios do Bolsa Família estão sem ser pagos. Não é possível fazer levantamento dos nomes. Cabe aos municípios adotar providências. Esses também não dispõem de organização para tanto. Sofre o povo.

História de Brasília

Diante do abuso, que tem prejudicado tanto a população, torna-se de bom alvitre uma revisão no contrato do cinema do Plano Piloto. A única casa de espetáculos está funcionando ainda em obras, e não é só essa a cláusula que não está sendo cumprida. (Publicado em 10/2/1961)

Um comentário:

Anônimo disse...

Seguro rural
Momentos de desespero no sul do país. Já apareceram tufões, tempestades, tornados, coisas que Rio Grande do Sul e Santa Catarina não conheciam. Desastres à parte, o seguro rural não prevê amparo pelos prejuízos motivados por chuvas e geadas.

????

estás enganado.
ligue para as seguradoras e pequise