quinta-feira, outubro 08, 2009

INFORME JB

Samuel Pinheiro substitui Unger

Leandro Mazzini
Jornal do Brasil - 08/10/2009

Falta só o terno ficar pronto para o secretário-geral do Itamaraty, Samuel Pinheiro Guimarães (foto), assumir o Ministério de Assuntos Estratégicos, deixado no meio do ano por Mangabeira Unger.

Pinheiro foi chamado ao CCBB pelo presidente Lula há duas semanas, no mesmo dia em que Alexandre Padilha assumiu a secretaria de Relações Institucionais. Lula convidou-o, oficialmente, e Samuel respondeu de pronto: “Eu topo, presidente”. Quem o escolheu para o cargo foi o vice José Alencar – a vaga é do PRB – também presente à reunião. Alencar havia tomado a decisão quando presidente interino, dias antes de o presidente Lula viajar para Copenhague. Como Lula estava no exterior, foi avisado por fax, e concordou com a indicação na hora.

Blitz

O Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais em Brasília cobra da PRF decisão sobre o policial condenado por venda de carteiras de habilitação, conforme noticiou a coluna ontem.

Tô fora

A executiva do PDT saiu do jantar com a ministra Dilma Rousseff na terça praticamente fechado com ela para 2010. Só o senador Cristovam Buarque, que quer se candidatar, não foi.

Porteira fechada

Cristovam e mais oito senadores jantaram com Johnny Saad, da Band, em Brasília. À mesa, debate sobre o decreto do índice de produtividade nas fazendas. Há lobby forte contra a mudança, para evitar a farra do MST.

Liquidação

Assim que saiu do Senado ontem, Heráclito Fortes (DEM-PI) foi à paisana ao Brasília Shopping fazer compras com um amigo.

Guarda-roupa

Heráclito acabou de fazer cirurgia de redução de estômago.

Quer renovar o guarda-roupa.

Volto já

O ministro Marcio Fortes tira férias. De um dia, na segunda. Vai a Ouro Preto.

Lupa olímpica

A Subcomissão da Copa de 2014 será responsável, pela Câmara Federal, por fiscalização e controle de gastos do governo federal com a Rio-2016.

‘We can’

A Justiça do Paraná suspendeu lei estadual que obrigava os estabelecimentos que anunciam em inglês a traduzirem as palavras nos outdoors (anúncio ao ar livre), placas, faixas e afins.

‘We can’ 2

A liminar foi concedida ao Sindicato das Empresas de Publicidade Externa. Para ele, o estado não pode legislar sobre a língua.

Mabel export

A reforma tributária relatada pelo deputado Sandro Mabel (PR-GO) está mais reconhecida no exterior que aqui. Ele faz palestra, hoje, em Lisboa.

Buzinaço

O senador Gim Argello PTB-DF) comemorou ontem projeto terminativo, aprovado na CCJ, que dá “hereditariedade de permissão” para taxistas. Em caso de morte, a família herda a concessão de atividade.

Nenhum comentário: