quinta-feira, outubro 08, 2009

TODA MÍDIA

O maior, o melhor etc.

NELSON DE SÁ

FOLHA DE SÃO PAULO - 08/10/09


No alto da home da "Foreign Policy", foto de Celso Amorim e a chamada "The world's greatest foreign minister" ou o maior ministro do exterior do mundo. No título do perfil de David Rothkopf, "The world's best foreign minister", o melhor. Abrindo o texto, "Este pode ter sido o melhor mês do Brasil desde junho do 1494, quando foi assinado o Tratado de Tordesilhas". Acumula Lula de adjetivos, dá crédito a FHC e Dilma, mas foca o ministro mais bem sucedido do mundo, "the world's most successful foreign minister", Celso Amorim. "Natural de Santos" e "autor intelectual de uma transformação no papel do Brasil no mundo que é quase sem precedentes na história moderna".

BOOM & BOLHA
O editor de "investimentos" do "Financial Times" postou coluna, vídeo e gráfico (acima) sobre o "Brasil em boom", analisando a alta na Bolsa e o histórico dos investidores externos que não acertam apostas no país -citando a fuga de 2002 por "medo de Lula", perdendo a "chance de uma vida".
Desta vez, porém, alerta que os investidores podem estar "otimistas demais".

OLÍMPICO
Mas a euforia prossegue. O "Investor's Business Daily" avalia que os Jogos são "a cereja no bolo econômico do Brasil", que já estava em recuperação "fast track", rápida.
Até o "USA Today" fez editorial vinculando economia e os Jogos, sob o título "O crescimento olímpico do Brasil" e recordando que a expectativa era muito diferente, "quando Luiz Inacio Lula da Silva foi eleito presidente em 2002".

"BRAZIL'S DARK SIDE"
No topo das buscas no Yahoo News, a Reuters mostrou que "Dois novos filmes levantam a tampa do lado escuro do Brasil", "Salve Geral" (SP) e "Dançando com o Diabo" (Rio, acima)

USP VS. UERJ
Na manchete do "Jornal Nacional", "USP desiste de usar notas de Enem". Foi manchete também no portal G1, da Globo, que trocou depois para "Uerj adia vestibular" a pedido do Ministério da Educação.
No UOL, final da tarde, manchete para a decisão da USP e submanchete para a Uerj. E o registro de que, segundo a Fuvest, que organiza o vestibular para a universidade paulista, o uso foi inviabilizado por razões operacionais, "lamentavelmente".

APAGÃO, APAGÃO
No UOL, abaixo da manchete, "Para Serra, fraude no Enem foi apagão". Para o governador em campanha, "houve o apagão do Enem", depois "uma espécie de apagão", porém "não é hora de cobrar do governo federal o apagão que houve".

O CONSERVADOR
O Angus Reid Monitor, referência em pesquisa global, começou a seguir a sucessão no Brasil, destacando que "Serra mantém liderança, mas perde momentum". Abrindo o texto, "O candidato conservador no Brasil está perdendo popularidade".

Nenhum comentário: