domingo, outubro 06, 2013

Sucesso de público - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 06/10

O ex-presidente Lula propôs um pacto pela governabilidade do Rio. Na conversa, esta semana, com Sérgio Cabral, Luiz Fernando Pezão e Eduardo Paes, defendeu que PMDB e PT mantenham a aliança pelo Rio, mesmo que disputem entre si o governo estadual. O PMDB deu seu recado: sem perspectiva de poder, o partido não teria filiado nesses dias oito deputados estaduais e seis prefeitos.

O voto marineiro
Diante da indefinição dos últimos dias, cientistas políticos passaram a especular sobre o perfil dos eleitores de Marina Silva. Um tucano avalia que 20% são de eleitores contra a política. Há uma franja ambientalista. O analista, de um instituto de pesquisas, avalia que 80% deles adotam valores conservadores. E por isso, sem Marina, acredita que esses votos iriam em maior número para a presidente Dilma, como no segundo turno de 2010, e para Eduardo Campos (PSB), casado e pai de quatro filhos. Os estrategistas do Planalto sustentam que "Marina cisca no mesmo mercado da oposição" e garantem que "Marina não toma nem nunca tomou votos da presidente Dilma"



 "Marina (Silva) ficando fora do processo seria deixar a presidente Dilma a meio passo da vitória"
Arnaldo Jardim
Deputado federal (PPS-SP)


Com a História na cabeça
Um aliado de Marina Silva declamou na madrugada de sexta: "Derrotada a campanha dasDiretas, fizemos uma reunião como esta em 1984. E decidimos ir ao colégio eleitoral, porque a luta não se trava só no terreno que a gente deseja"


Sucesso de público
A série "House of Cards" do , Netflix, protagonizada por Kevin Spacey (foto), virou febre na Câmara. Dezenas de deputados estão assistindo à trama sobre um ambicioso deputado americano que controla o Congresso. Um deles relata que o ex-presidente Lula virou fã da série e que não perde nenhum dos seus capítulos.

Em tempo real
O governo está criando um sistema de alerta rápido para o surgimento de novas drogas. Com ele, as autoridades poderão adotar medidas de fòrma mais agilizada. O modelo é similar ao adótado pela União Europeia.

Um passo em falso
O Solidariedade avalia que perdeu deputados que haviam se comprometido a migrar por conta da imediata adesão à candidatura do tucano Aécio Neves (MG). Para os que recuaram, pegou mal a reunião entre ele e o presidente do partido, Paulo Pereira da Silva, um dia depois da criação da sigla. Calculam que ao menos dez desistiram porque querem manter as benesses do governo.

Na vitrine
A queda do deputado Arthur Lira (AL) da liderança do PP na Câmara está relacionada à nova relação estabelecida pela presidente Dilma com os líderes aliados. Sua presença nas reuniões do Palácio do Planalto provocou muita ciumeira.

Novo design
O presidente do PP, Ciro Nogueira (PB), quer mudar a imagem de seu partido. Ele trabalha para destituir o deputado Paulo Maluf do comando do partido em São Paulo. E quer tirar o PP de Roraima do ex-governador Neudo Campos.


O filósofo Vladimir Safatle se filiou ao PSOL. O partido quer que ele dispute a eleição ao governo de São Paulo no ano que vem.

Nenhum comentário: