domingo, outubro 06, 2013

'Candidata dublê' - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 06/10

Estrategistas do PSB usam a expressão cunhada por Lula sobre como atuará na campanha de Dilma Rousseff para explicar a aparente contradição no fato de Marina Silva, com 26% no último Datafolha, poder ser vice de Eduardo Campos, que tem 8%. Lula disse que será um "candidato dublê" para ajudar a presidente. Socialistas dizem que Marina vai viajar pelo país em campanha para ajudar o crescimento do governador de Pernambuco e tornar sua candidatura mais competitiva.

Me chama... Foi Marina que procurou Campos para conversar, e não o contrário. Quem conta é o deputado Miro Teixeira (Pros-RJ), um dos mais próximos conselheiros da ex-senadora durante o processo de criação da Rede.

... que eu vou "Ele refletiu por alguns segundos e, depois, disse: isso é surpreendente e inédito", diz Miro, segundo relato de Marina.

Desconfiança Na reunião que varou a madrugada de ontem, apoiadores da ex-senadora fizeram pesadas críticas ao governador de Pernambuco. Entre as restrições foi citada a sua proximidade com a família Bornhausen.

Quem herda? Surpreendido pela aliança entre Marina e Campos, o comando dilmista já programou pesquisas qualitativas para avaliar o novo cenário. A expectativa é que, inicialmente, haverá uma "orfandade" dos marineiros, ampliando a taxa de indecisos, nulos e brancos.

Arqueira O Planalto foi pego de surpresa não só pelo acordo, mas pelo discurso duro e pontuado de inusual ironia de Marina. A fala foi considerada "ressentida". Na primeira avaliação dos conselheiros de Dilma, a chapa ocupará o campo da oposição, e não da terceira via.

Bússola Antes da entrevista do PSB e da Rede, Ideli Salvatti telefonou para vários ministros, petistas e aliados perguntando qual a leitura que faziam da reviravolta.

Arco ou flecha? A aliados, Aécio Neves (PSDB) previu turbulência futura na aliança PSB/Rede. Ele acredita que a vantagem de Marina sobre Campos nas pesquisas permanecerá até meados do ano que vem, o que vai levar a que haja pressão pela inversão das posições na chapa presidencial.

Numa Nice Enquanto corria a entrevista de Campos e Marina, José Serra assistia a uma sessão de "Está Chovendo Hambúrguer 2" com os netos, em São Paulo.

Puxadinho A cúpula do PSB avisou às seções estaduais que haverá uma redistribuição de forças nos Estados para acomodar os representantes da Rede. Em São Paulo, Walter Feldman deve assumir posto de comando.

Na balança Na votação de 2011 da revisão do Código Florestal, 27 dos 30 deputados do PSB votaram a favor dos ruralistas. Em 2012, o bloco se dividiu: 16 votos para a tese ambientalista e 9 contra.

Que tal.... Dilma revelou a um dirigente do PMDB um desenho novo para o ministério do seu último ano de mandato. Ao invés de promover os secretários-executivos, como fizeram FHC e Lula, quer nomear senadores que não serão candidatos em 2014.

... assim? A fórmula pode ser usada para colocar Vital do Rêgo (PB) na Integração Nacional, como pede o PMDB, mas só a partir de dezembro, quando saírem todos os ministros candidatos.

Oremos Em aproximação com lideranças evangélicas, o PT vai em peso ao aniversário do pastor José Wellington, da Assembleia de Deus, amanhã. Lula avisou que estará lá. Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral) também foi convidado.

Tiroteio

A grande novidade do dia foi essa entrevista de João Santana sobre os 'anões'. Pense numa coisa nova! Foi essa entrevista.

DE EDUARDO CAMPOS, presidenciável do PSB, sobre o marqueteiro do PT ter chamado rivais de Dilma de 'anões' e dito que ele será o que menos crescerá.

Contraponto


007 contra a cola

Em entrevista sobre a edição deste ano do Enem, o ministro Aloizio Mercadante (Educação) lembrou mais uma vez que não é permitido o uso de qualquer objeto eletrônico durante a prova, que acontece neste mês. Ele afirmou que, a exemplo do ano passado, a pasta vai fiscalizar a postagem dos candidatos em redes sociais.

-Como é esse monitoramento? - inquiriu um repórter.

Sem querer dar detalhes, Mercadante respondeu:

-Pode ter certeza de que a gente identifica na hora onde ele está, a sala dele, e ele é tirado de lá... Não é o monitoramento do Obama, mas funciona bem!

Nenhum comentário: