sexta-feira, maio 20, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA


Plano de saúde
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 20/05/11

Preocupada com rumores despertados por viagens adiadas, agenda oficial restrita e semirreclusão no Palácio da Alvorada, Dilma Rousseff recomendou a assessores informar que ela está trabalhando bastante, a despeito da convalescença da pneumonia.
Segundo a presidente, a decisão de pouco ir ao Planalto se deve ao fator ar-condicionado: lá, ou ela liga o equipamento, o que não quer fazer neste momento, ou em poucos minutos se sente numa estufa -duas das quatro paredes do gabinete são envidraçadas e não se abrem. No Alvorada, ela tem despachado na biblioteca, com os portas da varanda abertas.

Sorry
A sessão para apreciar o Código Florestal foi marcada para 9h de terça, o que atrapalhará os planos da oposição de tentar convocar o ministro Antonio Palocci (Casa Civil), em alguma comissão da Câmara, para falar sobre a multiplicação de seu patrimônio. Quando há sessão no plenário, as comissões não podem funcionar.

Nem te vi 
O código deverá ser votado sem que Dilma tenha se reunido uma única vez com Aldo Rebelo (PC do B-SP), o governista escalado para relatar o projeto.

Chop suey 
De um deputado favorável ao código nos termos do atual relatório: "O governo vibrou com o anúncio da abertura do mercado chinês à nossa carne suína. Se o texto tivesse sido aprovado do jeito que a Dilma inicialmente queria, não ia ter nem sequer um porco para vender aos chineses".

Mudo 
Lula, que manifestou opinião até sobre o local adequado para a estação de metrô de Higienópolis, já inteirou cinco dias sem dizer palavra sobre o caso Palocci.

Garfo e faca 

O ex-presidente estará na próxima terça em Brasília para almoço com senadores aliados. Articulador do encontro, o líder do PT, Humberto Costa (PE), diz que a pauta é livre.

Morde-assopra 

Palocci ligou para Geraldo Alckmin na tentativa de desfazer a impressão de que o Planalto opera para tirar de SP a abertura da Copa. No mesmo dia, o ministro Orlando Silva (Esporte) deu entrevista com críticas à condução do processo pelo governo estadual.

Agora vai? 
Após semana turbulenta no desenho da equação financeira do "Itaquerão", representantes do Estado e da prefeitura manifestam confiança no início das obras na segunda-feira.

Pechincha 
Depois de validar a licitação da Linha 5-Lilás do metrô, suspensa sob suspeita de conluio entre as empresas participantes, o governo paulista reuniu ontem os consórcios vencedores para tentar baixar o índice de correção de custos relativo aos sete meses em que a obra ficou paralisada.

Veja bem 
Apesar da declaração pública de Alckmin sobre José Serra ser "preparadíssimo" para presidir o Instituto Teotônio Vilela, praticamente nenhum tucano vê envolvimento concreto do governador para materializar o desejo de Serra.

Tela dividida 
O DEM-SP diz que vereadores e deputados da capital dividirão com o secretário Rodrigo Garcia (Desenvolvimento Social) as inserções televisivas a que o partido tem direito.

Desenrolou 

Depois de meses de espera, Orlando Pessutti será nomeado para o conselho de administração do BNDES. Roberto Requião (PMDB-PR), crítico do abrigo ao desafeto, tem disparado petardos contra Palocci, responsável pelas indicações.

com LETÍCIA SANDER e FÁBIO ZAMBELI

tiroteio

"Que Palocci teve uma experiência única e valiosa todos nós sabemos. O que precisamos saber é quem desfrutou dela e com quais interesses."
DO DEPUTADO VANDERLEI MACRIS (PSDB-SP), sobre a expressão "experiência única", usada pela Casa Civil para justificar o êxito do ministro como consultor.

contraponto

Entrando numa fria

Ao encontrar Dilma Rousseff em almoço no Itamaraty, na terça-feira passada, José Sarney (PMDB-AP) lembrou da visita que fizera ao Paraguai, dois dias antes, para representá-la na comemoração dos 200 anos da independência do país vizinho.
O presidente do Senado se queixou de que a viagem não foi lá essas coisas: choveu o tempo todo, e a temperatura estava baixíssima. E arrematou:
-Em resumo, a presidente escapou de uma boa. Eu é que quase peguei uma pneumonia!

Nenhum comentário: