domingo, outubro 18, 2009

FERNANDO CALAZANS

Jogo ou jogão?

O GLOBO - 18/10/09

O jogo de hoje (ou jogão?) entre Palmeiras e Flamengo pode ser considerado o maior duelo entre paulistas e cariocas deste Campeonato Brasileiro. É jogo (ou jogão?) para reacender antigas rivalidades — e estou tratando de rivalidade, não de inimizade ou de hostilidade. Digamos assim, uma antiga e bela rivalidade que já proporcionou alguns dos mais belos clássicos do futebol brasileiro.
Nem o Flamengo nem o Palmeiras de hoje se equivalem a outros Palmeiras e Flamengo que já tivemos o prazer de contemplar, mas a verdade é que, ainda assim, o encontro dos dois logo mais é de parar campeonato, parar tudo.
Antes do jogo com o São Paulo, o técnico Andrade, que está longe, muito longe de ser bravateiro, disse que para ganhar do Flamengo, no presente momento, é preciso jogar muito. Quando um cidadão sereno e comedido como o Andrade diz isso, é preciso respeitar seu ponto de vista.
E ele está certo, pelo menos até aqui. Tanto que o São Paulo NÃO jogou muito naquele dia e por isso saiu derrotado do Maracanã. Muito bem. O que Andrade precisa ter em mente hoje é que, parafraseando ele próprio, eu digo que para ganhar do Palmeiras, líder do campeonato, também é preciso jogar muito. (Aliás o Muricy Ramalho, se não disse, deve pensar o mesmo que eu).
<< >>
Isso que o Andrade disse e que o Muricy pelo menos pensa só serve para aumentar ainda mais a propaganda em torno do jogo. Porque a conclusão é esta: quem quiser ganhar vai ter que jogar muito. Muito mesmo.
O Palmeiras tem uma dupla respeitável no seu setor de criação: Diego Souza e Cleiton Xavier. O Flamengo tem outra dupla respeitável no eixo criação-ataque: Petkovic e Adriano. Sem falar, naturalmente, em mais dois ou três de cada lado que vale a pena a gente ver jogar.
O Palmeiras tem uma coisa ruim para quem sabe apreciar bom futebol: faz faltas como o diabo. Já fazia antes e faz mais com o Muricy Ramalho, adepto daquilo que é chamado — com ironia, presumo — de “falta inteligente” ou “falta tática”. Entre alguns recursos de reconhecidas eficiência e qualidade, Muricy adota também este de fazer faltas propositais para parar o jogo e a jogada do adversário. Imaginem só que o líder do campeonato é também o time que faz mais faltas na competição.
O Flamengo também tem uma coisa ruim para hoje: como Dênis Marques não acerta nem por decreto, Zé Roberto provavelmente será adiantado para jogar ao lado de Adriano, e assim o meio de campo fica com um armador só — Petkovic — e com três volantes. É volante demais. Não deve ser o que Andrade prefere, mas é o que ele tem de fazer.
Se eu fosse o Flamengo, em vez de proibir a presença de Obina no Palmeiras, faria exatamente o contrário: pagaria para que ele fosse escalado. Parece até que a diretoria do Flamengo não conhece o Obina.
<< >>
Mesmo com um homem a mais durante todo o segundo tempo e toda a prorrogação, a seleção brasileira sub-20 não saiu de um 0 a 0 miserável na final do Mundial da categoria. Na disputa de pênaltis, perdeu o título para... Gana. O goleiro Rafael fez a proeza de defender dois pênaltis, mas de que adiantou se três de nossos futuros craques perderam suas cobranças?

Nenhum comentário: