terça-feira, agosto 02, 2011

ILIMAR FRANCO - Na linha de tiro

Na linha de tiro
ILIMAR FRANCO
O GLOBO - 02/08/11

O comando do PMDB acredita que os senadores petistas vão voltar à carga e tentar desestabilizar o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), constrangido pelas declarações do irmão, Oscar Jucá Neto, demitido da Diretoria Financeira da Conab. Jucá corre o risco de perder apoios em seu próprio partido. Os ataques de Jucá Neto atingiram o ministro Wagner Rossi (Agricultura), cujo padrinho é o vice Michel Temer.

Plebiscito vai ser decidido no STF
O Instituto Cidadão Pró- Emancipação de Tapajós e o Instituto Pró-Estado de Carajás vão recorrer ao STF para mudar a interpretação
do TSE, que considera “população interessada” na criação dos estados de Carajás e Tapajós toda a população do Pará. As duas entidades sustentam que somente podem ser tratados como “população interessada” os paraenses residentes nas duas regiões. Querem
que, no plebiscito marcado para 11 de dezembro, sejam ouvidos apenas os paraenses que têm título eleitoral nos municípios dessas duas regiões. Ocorre que a maioria dos eleitores (4.500.693) reside na região litorânea do Pará.

"O PMDB faz questão de chamá-lo, e o ministro faz questão de ir” — Henrique Alves, líder do PMDB (RN) na Câmara, ao anunciar que vai propor que o ministro Wagner Rossi seja ouvido na Comissão de Agricultura

DE MOLHO. 
O ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal, renovou ontem, por mais 30 dias, licença médica para se recuperar de uma cirurgia no quadril. Ele está em casa. Com a saúde prejudicada, o ministro, que tem um problema na coluna, não poderá começar logo a redigir seu voto sobre o mensalão. Os petistas temem o efeito do julgamento de seus quadros às vésperas das eleições municipais do ano que vem.

Encontro marcado
 A presidente Dilma e o ministro Nelson Jobim (Defesa) despacham amanhã de manhã. Na pauta, o orçamento da pasta para 2012.
Sobre a declaração de voto de Jobim, assessor de Dilma disse que já estava na conta do convite.

É guerra

 O governo do Espírito Santo se reuniu com a Confederação Nacional dos Municípios. Na mesa, a divisão dos royalties do petróleo.
“Só o Rio não nos procurou. Para eles (cariocas) nada serve”, diz Paulo Ziulkoski, presidente da CNM.

A divisão na Articulação de Esquerda
 A tendência petista da ministra Iriny Lopes (Mulheres), a Articulação de Esquerda, teve uma baixa durante seu congresso, no último fim de semana. O deputado Valmir Assunção (PT-BA) se retirou do congresso e, apoiado por militantes de outros estados, vai criar uma nova tendência no partido. Assunção se rebelou contra a direção da tendência após esta colocar sob suspeita o inchaço de filiados com direito a voto na Bahia.

Revanche
 O líder do PR, deputado Lincoln Portela (MG), está defendendo que o partido apoie a CPI dos Transportes. Já que a presidente Dilma resolveu fazer uma “faxina”, ele tem dito que essa é a forma mais transparente de fazer uma investigação.

Pré-campanha

 Se o candidato do PSDB à prefeitura de São Paulo não for José Serra, haverá prévias. Dirigentes tucanos dizem que isso dará notoriedade ao candidato do partido. Os nomes são Bruno Covas, José Aníbal e Andrea Matarazzo.

 A COORDENAÇÃO política do governo Dilma decidiu que vai tentar votar neste ano uma proposta de distribuição dos royalties do petróleo. O governo não quer deixar o assunto para o ano que vem. Acredita que as eleições impedirão um debate racional.
 A CONTAG quer reunir 50 mil mulheres, em Brasília, durante a Marcha das Margaridas.
● PANELA DE PRESSÃO. Enfrentando greve da Polícia Civil há um mês, o governador Cid Gomes (CE)
suspendeu ontem o pagamento da categoria.

Nenhum comentário: