terça-feira, agosto 02, 2011

SONIA RACY - DIRETO DA FONTE

BRT na mesa
SONIA RACY
O ESTADÃO - 02/08/11

Dilma bateu o martelo na sexta-feira e o Ministério das Cidades oficializou.

Entre as cidades-sede da Copa, quem ainda não deflagrou seu projeto de mobilidade urbana terá de seguir o modelo acordado na Matriz de Responsabilidade assinada por governo e estados. E se ater ao sistema Bus Rapid Transit (BRT), a ser financiado pela CEF.

Este foi o resultado das conversas durante toda a semana passada entre técnicos do ministério e representantes de prefeitos e governadores. Concluiu-se que não há mais tempo para se pensar em outras propostas. Todas, aliás, mais caras que o BRT.

Exceção a BH e Rio - que já iniciaram obras combinando BRT e a expansão do metrô.

Esqueceu?

Testemunha viu: Dilma subiu e desceu do palco sem cumprimentar pessoalmente prefeitos e governadores presentes. Durante o sorteio das Eliminatórias da Copa, no Rio.

Guerra e paz

A ideia de lançar um candidato único na eleição da OAB-SP, unindo as chapas de Luiz Flávio D"Urso e Antonio Claudio Mariz, está causando um racha na base dos dois grupos. O objetivo era recuperar a paz, mas o cenário que se desenha é que surjam novos candidatos de oposição.

Repulsa

Serra e Marta têm algo em comum: alto índice de rejeição na zona oeste, a mais rica da cidade. Ela com 24%, ele com 20%. Estão bem à frente de Netinho de Paula, com 15%. Ou os 5% de Mercadante. Os dados são da Vox Populi, divulgados na semana passada.

Marta sofre conforme aumenta a renda dos eleitores; a curva de Serra vai na direção inversa. Netinho tem sua pior marca no centro (31% de rejeição); a de Mercadante é a região sul (7%).

A pesquisa ignorou Maluf.

Yes I can

Em campanha para a realização de prévias no PT, Eduardo Suplicy decorou datas e números da que foi feita nos EUA pelo partido democrata. Lembra que Hillary era a favorita, mas foi superada por Obama.

Acredita que isso possa se repetir com ele.

Samba e futebol

A vida de Telê Santana, quem diria, pode virar um musical. O projeto foi aprovado pelo MinC .

No elenco, só mineiros - outra homenagem ao eterno treinador do SPFC, que nasceu em Itabirito.

Consciência

Sábado, pela Vila Madalena, amigos de Vitor Gurman distribuíram folheto com os dizeres: "Não espere perder um amigo para mudar a sua atitude ". Trata-se de uma ação contra dirigir alcoolizado.

O garoto morreu atropelado na calçada, semana passada.

Sorriso enigmático

Um abaixo-assinado para tirar a Mona Lisa do Louvre em 2013 e levá-la de volta à Itália. É o que pretende o Comitê Italiano para a Valorização dos Bens Históricos, Culturais e Ambientais, 100 anos depois de o quadro ter sido exposto na Galeria Uffizi, em Florença.

O museu parisiense vai brigar para a obra de Da Vinci não sair de lá.

A voz do povo

São Paulo resolveu copiar a mineira Machado. A cidade implantou sistema que leva as reclamações da população diretamente ao prefeito e seus secretários. Tudo via palmtop.

O primeiro município paulista mais próximo de testar a ideia é Tupã, a 450 km da capital.

A voz do povo 2

Mauricio Macri foi reeleito prefeito de Buenos Aires no fim de semana que passou.

E no levantamento dos eleitores, chama atenção uma informação: um em cada três portenhos votou em branco, nulo ou se absteve.

Em outras palavras, 33% não optaram por ninguém.

Na frente

A Nike tem mais um surfista para chamar de seu. Filipe Toledo se une a Alejo Muniz e Gabriel Medina. Idade? 16.

José Victor Oliva inaugura hoje nova sede da Samba.Pro.

O filme Ex Isto, inspirado na obra Catatau, de Paulo Leminski, será lançado hoje. No Itaú Cultural.

Bell e Cessna estão enviando seis executivos para a Labace. Onde a TAM Aviação Executiva expõe um dos 15 helicópteros 429 que acaba de encomendar à Bell.

A demora da definição sobre a dívida americana não derrubou os mercados. Mas a divulgação, ontem, de dados sinalizando que os EUA estão mais perto de uma recessão fez o mundo tremer.

Nenhum comentário: