terça-feira, agosto 02, 2011

MARCIA PELTIER - Sem retrocesso

Sem retrocesso 
MARCIA PELTIER
JORNAL DO COMMÉRCIO - 02/08/11

A presidente Dilma e os ministros Moreira Franco e Guido Mantega participam de um seminário, na próxima segunda-feira em Brasília, destinado a retratar a nova classe média no país e seus valores e servir de base para a criação de políticas públicas. O objetivo maior é evitar que essas pessoas retornem à pobreza.

Caminho ascendente 

Em 10 anos, dos 19 milhões de novos integrantes da classe média, cerca de 10 milhões estão na região Sudeste, fazendo inflar o mercado de consumo da região. Esse estrato da população gasta 38% do orçamento com habitação, 21% com alimentação e 17% com transporte. No mercado, de cada 100 produtos que a classe média coloca no carrinho de compras, 30 são de linha premium, ou seja, considerados de categoria superior. Os dados são do estudo Classe Média em Números que será lançado no mesmo evento do dia 8, no prédio da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio.

Show de rosas 

A comemoração das bodas de diamante de Sarita e José Carlos Galliez Pinto, este domingo, na casa do Alto da Boa Vista de sua filha Tisse e do genro Romualdo Pereira, encantou os convidados do início ao fim. Um toldo altíssimo com a vista exuberante da Floresta da Tijuca abrigou as mesas cobertas com toalhas verde-água e cadeiras cor de rosa, décor assinado por Antônio Neves da Rocha. Em cada mesa, três fruteiras brancas foram enfeitadas com rosas colombianas, em tons de rosa chá e rosa claro. As mesmas rosas envolviam o ambiente em arranjos de Lourdinha Vidal. Eram tantas as flores – mais de 70 dúzias – que os parentes levaram para casa buquês e, as que sobraram, foram doadas para igrejas da Usina, Alto e Tijuca.

Fora do prazo 

Já estamos em agosto e muitas das prestadoras de serviços públicos e privados ainda não emitiram a declaração anual que comprova que o consumidor está quite com o órgão. A declaração, que deveria ter sido enviada até março, permite que o consumidor substitua os comprovantes de quitação por um único documento que comprove sua adimplência e também facilita o exercício de sua defesa em caso de cobrança indevida. Haja espaço para tanto papel.

Multimídia 

Roteirista, cineasta e diretora de tevê, Rosane Svartman faz sua estreia na direção teatral com a peça Eu te amo, nesta sexta, no Rio. Na readaptação do filme de Arnaldo Jabor para o palco, Rosane trabalhou em parceria com o colega, também cineasta, Lírio Ferreira. “Vi o filme quando ainda era aluna de cinema da UFF e me impressionou pela sensualidade e verborragia’’. Diferente da época em que foi lançado (1981), os personagens, interpretados por Juliana Martins e Alexandre Borges, hoje se conhecem através de redes sociais. “Apesar da tecnologia, o tema continua atual com os mesmos conflitos de uma relação em que há paixão, situações patéticas, arrependimentos’’, diz ela.

Homens elegantes 

Fato raro no Rio, hoje haverá evento de moda exclusivamente masculina na Avec Homme do Fashion Mall. Entre as novas marcas que serão lançadas destaca-se a Fred Perry, com tênis no estilo uniforme de tenista, com debruns em vermelho ou azul. Antes de ser estilista, Fred Perry foi jogador de tênis, com três vitórias em Wimbledon e três no US Open.

Público quente 

Além da ovação entusiasmada da plateia, que obrigou os artistas a voltarem inúmeras vezes à cena do teatro Municipal, na última das cinco récitas da ópera Nabucco, domingo, voltou a acontecer um episódio singular que já havia ocorrido em mais duas outras apresentações. Após o coro do Va, pensiero, os aplausos do público foram tantos que o maestro Sílvio Viegas teve de reger um bis desse trecho do 3º ato da obra de Verdi.

Dinheiro africano 

O presidente da Vila Isabel Wilson da Silva Alves, o Wilsinho, decolou, ontem, rumo a Angola. No país africano, irá almoçar com o presidente José Eduardo dos Santos para tratar do patrocínio para o carnaval da escola, cujo enredo para 2012 é Você semba lá ... que eu sambo cá! O canto lírico de Angola.

Livre Acesso

Paciente cardiopata da dra. Rosa Célia, a pianista Livia Coutinho, de 16 anos, será a atração do chá hoje, às 16h, no Iate Club, em benefício do Instituto Pro Criança. As doações arrecadadas com a venda dos ingressos serão destinadas integralmente ao projeto. O ingresso custa R$ 70 e dá direito ao sorteio de pacotes de duas noites no hotel Victoria-Jungfrau, na Suíça.

Júlio Rocha, da Kevingston , realiza coquetel de inauguração de sua nova loja, no Shopping Rio Sul, nesta terça. Esta é a quarta no Rio e a 17ª no país.

As inscrições para o 6º Seminário Internacional de Comportamento e Consumo, organizado pelo SENAI/CETIQT, dias 30 e 31 no Copacabana Palace, já estão abertas. No time de palestrantes estão o empresário Luiz Calainho, o economista e arquiteto finlandês Mikko Koria e o sociólogo Francesco Morace.

Augusto Mendonça, presidente da Abenav, faz palestra sobre pré-sal e competitividade da indústria de construção naval e offshore, amanhã, às 14h30, no Navalshore 2011, no Centro de Convenções Sul América, no Rio.

Francisco dos Santos comemora 45 anos da Mirage, fábrica especializada em móveis de escritório, e inaugura amanhã a terceira loja da marca, com brunch para arquitetos e decoradores.

O economista Claudio da Rocha Miranda reúne um grupo de executivos do Vistage Brasil para almoço, amanhã , no Giuseppe Grill, no Leblon.

Acontece amanhã, no 00 Cozinha Contemporânea, mais uma edição do evento multiarte Araka – Quem tem medo de Aracy de Almeida.

Com Marcia Bahia, Cristiane Rodrigues, Marcia Arbache e Gabriela Brito

Nenhum comentário: