terça-feira, agosto 02, 2011

ELIANE CANTANHÊDE - Crise de confiança

Crise de confiança 
ELIANE CANTANHÊDE
FOLHA DE SP - 02/08/11

Aconteceu o que todos previam: no último minuto, os republicanos cederam e fez-se a luz. O Congresso norte-americano deu sobrevida ao império e evitou um calote que empurraria o mundo para a penumbra da incerteza.

O alívio, porém, não resolve a questão da confiança, apenas mantém a maior potência sob incógnita e esvazia mais e mais a esperança que não apenas os eleitores dos Estados Unidos, mas governos e cidadãos de todo o mundo depositaram em Barack Obama.

A certeza se transformou em dúvida: “Yes, can we?”. O ponto de interrogação foi-se desenhando ao final da frase símbolo da campanha e da posse espetacular de Obama.

É justo lembrar sempre, a cada crise e a cada dia, que Obama herdou do antecessor, George W. Bush, o Iraque, o Afeganistão, Guantânamo, o descontrole interno e as dúvidas internacionais quanto ao fôlego norte-americano. Mas ele não soube lidar com os erros do governo anterior nem garantiu avanços.

Obama derrapou na equivocada reforma da saúde, que lhe tirou importantes pontos de popularidade e não levou a lugar nenhum. E não se aprumou ao ajustar as contas públicas e ao imprimir personalidade política a seu primeiro mandato. Ele ganha a batalha do aumento do teto de endividamento, mas está longe de vencer a guerra.

Sem um nome à altura no Partido Democrata e sem um adversário ameaçador no Republicano, Obama até caminha para a reeleição. Mas aos trancos e barrancos, sem perspectiva de chegar inteiro e exemplar para a história.

Grandes líderes se revelam não apenas em campanhas eleitorais magníficas, como foi a de Obama, mas principalmente no desempenho diante das adversidades, como não é o caso dele.

PS – Alguém pode explicar por que as malas demoram 40 minutos em Congonhas?

Nenhum comentário: