quarta-feira, março 30, 2011

ILIMAR FRANCO

O veto 
ILIMAR FRANCO
O GLOBO - 30/03/11

Os dirigentes do PMDB estão inconformados com o veto ao ex-governador José Maranhão (PB) para ocupar um cargo na diretoria do Banco do Brasil. Um deles comentou: “Vai ter que ter uma explicação.” O Palácio do Planalto tenta acalmar os aliados e fala agora que Maranhão poderá ser aproveitado numa das subsidiárias do BB. O PT e o PMDB estão disputando a ocupação dos cargos de segundo escalão do governo.

Auditores do TCU esnobam os políticos 
União dos Auditores Federais de Controle Externo (Auditar) está promovendo uma eleição, na internet, para indicar o próximo ministro do TCU. Estão no páreo quatro técnicos do tribunal. O vencedor será sugerido à Câmara, a quem cabe a indicação. Em spot comercial pago no rádio, a Auditar diz: “O que você prefere: um nome técnico ou um (político) indicado pela Câmara?” Estão em campanha para a vaga do ministro Ubiratan Aguiar os deputados Átila Lins (PMDB-AM) e João Leão (PPBA). Já os candidatos da Auditar são: Carlos Augusto Ferraz, Glória Maria Bastos, Rosendo dos Anjos Neto e Weder de Oliveira.

"É falso como uma nota de R$ 27” — José Serra, sobre a possibilidade de migrar para o PSD, partido criado pelo prefeito de São Paulo, e aliado, Gilberto Kassab

GUERRA DE VERSÕES. Os empresários apareceram ontem, na reunião com o secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, com fotos de canteiros de obras do PAC para refutar as acusações de trabalho degradante. Os sindicalistas sacaram outras fotos para provar o contrário. O presidente da CUT, Artur Henrique (foto), diz que o governo demorou para agir, buscando garantir as condições de trabalho nas obras do PAC: “Estamos falando isso desde 2007, mas ninguém ouvia.”

Radicalização
O Palácio do Planalto atribui à Conlutas, pequena central sindical ligada ao PSTU, a responsabilidade pela radicalização de um grupo de trabalhadores em obras do PAC, promovendo inclusive quebra-quebra em canteiros de obras.

Mais um
Estão avançadas as conversas para que o PSC ocupe uma diretoria de Itaipu. Com o aval do presidente da binacional, Jorge Samek, o ex-secretário de Ciência e Tecnologia do Paraná Nildo Lubke deve ser nomeado para uma diretoria. 

Plantão sindical dos bancários
● Quem comanda a reação, entre os petistas, contra as mudanças na direção da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil são o deputado Ricardo Berzoini (PT-SP) e o tesoureiro do PT nacional, João Vaccari. Frequentemente, dependendo do noticiário, eles amanhecem ao telefone, ou no gabinete do ministro Antonio Palocci (Casa Civil). Berzoini e Vaccari entraram na política pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo. 

O ‘X’ da questão
A sorte de Roger Agnelli na Vale foi definida em outubro de 2010. A candidata Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula ficaram irritados com uma declaração que ele dera na Zâmbia. A leitura foi de que ele estava apostando em José Serra.

A declaração
Falando à imprensa em 14 de outubro, Roger Agnelli insinuou que o governo queria aparelhar a empresa. Ele disse: “Me sinto tranquilo. Tem muita gente procurando cadeira. E normalmente é a turma do PT. Toda eleição acontece isso.”


 O SECRETÁRIO-EXECUTIVO do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, vai ser conselheiro da Vale. Será representante da Previ na cota do Banco do Brasil. 
 A MITSUI, empresa japonesa que detém cerca de 18% das ações da Vale, informou ao Bradesco que seu voto, na assembleia de acionistas, acompanhará a posição da Previ e do BNDESpar.
 O PRESIDENTE da Comissão de Reforma Política do Senado, Francisco Dornelles (PP-RJ), vai concluir seus trabalhos em 8 de abril. Já a Comissão da Câmara vai arrastar o debate sobre o tema até setembro.

Nenhum comentário: