quarta-feira, março 30, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Onde mora o perigo
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 30/03/11

Além dos problemas nos canteiros do PAC, o Planalto foi alertado pelas centrais sindicais sobre outra bomba-relógio na construção civil: trabalhadores de obras subsidiadas pelo "Minha Casa, Minha Vida" em todo o país estariam submetidos a condições similares às detectadas em Jirau, dando margem para conflitos e evidenciando riscos estruturais.
Nos cálculos dos sindicatos, o contingente erguendo conjuntos habitacionais em empreiteiras subcontratadas supera a casa de um milhão. A deficiência na fiscalização já havia sido informada ao ministro Carlos Lupi (Trabalho) em audiência na semana passada e chegou ontem a Gilberto Carvalho.

Realidade virtual
Empresários presentes à reunião de ontem exibiram fotos dos canteiros de obras onde tudo parecia organizado, dos alojamentos aos refeitórios. Alguém rebateu: "Isso é photoshop". O clima pesou, e Carvalho teve de interceder. Logo depois, contudo, o próprio ministro afirmou: "Ninguém faz greve em obra em que está tudo numa boa".

Terceirizou 
Depois dos relatos de que disputas entre sindicatos contribuíram para tensionar a situação em Jirau, Paulo Pereira da Silva, da Força Sindical, concordou em entregar à CUT o comando das negociações com os funcionários da obra. "Se fizerem um bom acordo, a gente até apoia", brincou.

Ação... 
Em Portugal, Lula e Dilma receberam a notícia da morte de José Alencar do diretor clínico do Sírio-Libanês, Paulo Ayrosa Galvão.

...e reação 

Logo depois, ambos conversaram por telefone com a viúva de Alencar, Mariza Campos Gomes da Silva, e com o filho do ex-vice, Josué Christiano.

Companhia 

A viagem de Dilma à China, prevista para 12 a 15 de abril, contará com robusta comitiva. O Itamaraty trabalha para levar pelo menos 300 empresários brasileiros para acompanhar a agenda da presidente.

Mais um 
Além das já conhecidas aspirações dos secretários José Aníbal (Energia) e Bruno Covas (Meio Ambiente), o deputado federal Ricardo Trípoli, que foi titular do Meio Ambiente na gestão de Mario Covas, entrou na disputa pela indicação tucana para a prefeitura paulistana, caso José Serra não queira se candidatar.

Tá dominado 
Embora guarde distância protocolar da indicação de nomes para a corrida eleitoral, Geraldo Alckmin manifesta a auxiliares próximos a preocupação de demarcar espaço na esfera partidária, emplacando os aliados Júlio Semeghini e Pedro Tobias respectivamente no comando do PSDB municipal e estadual.

Prova dos nove 
O STF deve julgar amanhã ação direta de inconstitucionalidade movida por setores do PT e do PDT contra a Lei das Organizações Sociais. Enquanto a SBPC e a Academia Brasileira de Ciências defendem o modelo de parcerias de gestão via OSs, vigente em pelo menos 14 Estados, sindicatos de servidores de Saúde e da Educação apresentaram argumentos contrários à lei.

Visitas à Folha 

Maria Elvira Pombo, embaixadora da Colômbia no Brasil, visitou ontem a Folha. Estava acompanhada de Edwin Ostos, cônsul-geral da Colômbia em SP, de Carlos Rodríguez, diretor da Proexport Colômbia e Marina Miranda, assessora de imprensa da Proexport Colômbia.

Edson Aparecido, secretário paulista de Desenvolvimento Metropolitano, visitou ontem a Folha. Estava com José Fernando Lefcadito Alvares, assessor de imprensa.
com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI

tiroteio

"Um partido que nasce dizendo não ser de direita, de centro ou de esquerda é um partido politicamente de nada."
DO EX-PREFEITO DO RIO CESAR MAIA (DEM), sobre a definição de Gilberto Kassab para o matiz ideológico do recém-fundado PSD.

contraponto

Tripla cidadania


Então na vice-presidência, José Alencar recebia visita de congressistas mineiros. Animado, falava de suas origens, quando foi interrompido por um conterrâneo:
-Esclarece uma coisa: tem gente que diz que o senhor é de Ubá. Outros dizem que é de Miraí. E até os cidadãos de Muriaé reclamam este privilégio...
Rindo, Alencar respondeu:
- Sou mesmo um homem de muitas cidadanias. Mas nasci em Muriaé.
Indagado sobre a necessidade de divulgar a verdadeira cidade natal, sentenciou:
-Deixa como está. Assim não contrario ninguém.

Nenhum comentário: