quarta-feira, dezembro 01, 2010

ILIMAR FRANCO

Marilene Ramos 
ILIMAR FRANCO 
O GLOBO - 01/12/10

Com Fernanda Krakovics, sucursais e correspondentes 


O PT do Rio está indicando a secretária estadual Marilene Ramos para o Ministério do Meio Ambiente. Seu nome foi apresentado no sábado, em São Paulo, ao presidente do PT e integrante da transição, José Eduardo Dutra. A indicação petista recebeu o aval do governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), no encontro deste com a presidente eleita, Dilma Rousseff, na noite de segunda-feira. O martelo não está batido, mas ela corre na frente. 

O PT à procura de mulheres O nome de Marilene surgiu na reunião da tendência Construindo um novo Brasil, quando Dutra cobrou da delegação petista do Rio nomes de mulheres para integrar o Ministério. Mas há no partido outras demandas. O ex-ministro Carlos Minc, que reassume a Secretaria estadual do Meio Ambiente em janeiro, quer manter a atual ministra Izabella Teixeira. Ela tem o apoio do Ibama, mas enfrenta resistências na bancada petista no Congresso. O Senador eleito Jorge Viana (AC) é uma espécie de azarão. Seu nome consta de documento entregue a Dutra pelo secretário de Meio Ambiente do PT, Júlio Barbosa. 

Companheirada A Senadora eleita Marta Suplicy (PT-SP) participou, ontem à noite, de reunião com a bancada do PMDB no Senado. A petista quer se enturmar com os aliados. O Senador eleito pelo Rio Lindberg Farias (PT) já tinha feito o mesmo. 

Pixotada Hoje deveria começar a funcionar, conforme prometido pela Mesa do Senado, o novo ponto eletrônico da Casa. Ocorre que a máquina que fez a captação das digitais dos funcionários não se comunica com o sistema do Prodasen. 

Vou ser o ministro da eucaristia. Essa pasta cresceu muito na campanha" - Aloizio Mercadante, Senador (PT-SP), cotado para o Ministério Dilma Rousseff 

ME DÊ MOTIVO. Os líderes dos partidos na Câmara se reuniram ontem com o vice-presidente da Casa, Marco Maia (PT-RS), para tratar da agenda. O petista Jilmar Tato (SP) aprovou o cancelamento da comissão geral para debater a guerra cambial no mundo. Seu argumento: com a TAM proibida de vender passagens, vários convidados não poderão viajar a Brasília. O líder tucano João Almeida (foto), da Bahia, então bradou: "Está estabelecido o caos aéreo". 

Cidades, o ministério mais cobiçado O PP quer manter. O PT, o PMDB e o PSB querem para si. A transição elegeu a pasta das Cidades como a que mais desperta a cobiça dos aliados. Atribuem o interesse ao orçamento da pasta e às eleições municipais daqui a dois anos. O PMDB, que também deve ficar com a Saúde, tem preferência. Se o partido optar por Cidades, ele terá ainda outras três pastas. Se optar por quatro pastas, para atender a deputados e Senadores, o partido não terá Cidades. 

Fazendo um pente-fino Os deputados petistas Antonio Palocci e José Eduardo Cardozo, integrantes da transição, estão percorrendo os ministérios para complementar as informações de temas sensíveis, que constam dos relatórios enviados por cada pasta para a equipe que articula o novo governo. Para não criar marola, José Eduardo não fez a visita ao Ministério da Justiça, sua provável pasta no governo Dilma. Quem se reuniu com o ministro Luiz Paulo Barreto foi Palocci. 

DESPEDIDA. O Senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) faz hoje seu discurso de despedida do Senado. Ele não se reelegeu. 

ESTREIA. A futura ministra do Planejamento, Miriam Belchior, marcou para dia 9 entrevista em que fará o último balanço do PAC do governo Lula. Será o primeiro depois das eleições, o anterior foi em junho. 

FORA DE ORDEM. Os formandos a aspirantes a oficial da Aman (Agulhas Negras) deste ano integram a turma General Emílio Garrastazu Médici.

Nenhum comentário: