quarta-feira, dezembro 01, 2010

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Elas por elas 
Renata Lo Prete

 Folha de S.Paulo - 01/12/2010

Além da escolha de Miriam Belchior (Planejamento) e da manutenção de Izabella Teixeira (Meio Ambiente), Dilma Rousseff planeja instalar pelo menos outas quatro mulheres em secretarias com status de ministério: Maria do Rosário (PT-RS) é cotada para Direitos Humanos, Ideli Salvatti (PT-SC) para a Pesca e Iriny Lopes para a secretaria das Mulheres. A presidente eleita ainda busca opção para a pasta da Igualdade Racial. Gostaria de indicar uma mulher negra.
No conjunto, esses nomes podem despertar reação das siglas aliadas, incomodadas com o tamanho do PT no governo -Rosário, Idely e Iriny são petistas. O fato, porém, é que essas pastas já estão com o partido.

Tudo para ele A cúpula do PMDB se ressente do canal direto de Sérgio Cabral com Lula e Dilma. O governador do Rio indicou "seu" ministro (Sérgio Côrtes, para a Saúde) sem dar a menor satisfação a Michel Temer e antes de o partido equacionar a participação na Esplanada.

#prontofalei No retorno da Guiana, a bordo do avião presidencial, Lula disse, numa referência indireta a Moreira Franco (PMDB-RJ), que Dilma não deveria colocar no primeiro escalão um desafeto de Cabral.

Caixa postal Padrinho de Moreira, Temer telefonou na sexta para Cabral. Até a tarde de ontem, o governador não ligara de volta.

Composição Tudo caminha para que Orlando Silva continue ministro do Esporte, além de comandar a Autoridade Olímpica. Já o presidente da nova empresa que irá gerir os recursos destinados aos Jogos de 2016 será escolhido fora dos quadros do PC do B e com a participação de Sérgio Cabral.

Ocasião No entorno de Dilma, os insatisfeitos com a manutenção de Nelson Jobim na Defesa viram nas revelações do Wikileaks, algo embaraçosas para o ministro, nova chance para tirá-lo do circuito. Mas a turma de Lula entrou rapidamente em campo para reduzir danos.

Até O Conselhão fará amanhã a última reunião da era Lula, com atuais e ex-conselheiros, além dos 17 ministros do colegiado. Além de homenagem ao presidente, espera-se que Guido Mantega (Fazenda) anuncie desoneração de impostos.

SOS 1 A ressurreição do projeto que permite a hospitais públicos geridos por OSs cobrarem pelo atendimento de pacientes de planos privados foi avalizada pela equipe de Geraldo Alckmin, que teme a explosão do custeio da saúde em São Paulo.

SOS 2 Proposta de teor similar foi aprovada na Assembleia em 2009 e vetada por José Serra, então pré-candidato à Presidência. O tucano preferiu evitar embate com a oposição e o Ministério Público, que alegava inconstitucionalidade do texto.

Na pressão O presidente do TJ-SP, Antonio Carlos Viana Santos, apelou ontem, em reunião do colégio de líderes do Legislativo, pela aprovação de emendas que reajustem o Orçamento de 2011 para o Judiciário. O pedido é de R$ 12 bilhões, contra os R$ 5,6 bi ofertados pelo governo. Deputados devem propor saída intermediária.

Recordar... Renato Caporali, novo chefe de gabinete da presidência da CNI (Confederação Nacional da Indústria), é réu no processo do mensalão mineiro.

...é viver Então funcionário do governo do tucano Eduardo Azeredo, Caporali assinou cheques relativos a eventos que, segundo a denúncia do Ministério Público, não existiram, servindo para justificar o caixa dois operado por Marcos Valério.

Visita à Folha Guillermo Quintero, presidente da BP (British Petroleum) Brasil Ltda., visitou ontem a Folha. Estava acompanhado de Cleber Martins, assessor de imprensa, e Milena Herdeiro, consultora de comunicação.

tiroteio

"É uma nova tentativa de lotear os serviços da saúde, um "apartheid hospitalar". Os pobres serão discriminados."
DA DEPUTADA ESTADUAL BETH SAHÃO (PT), sobre o projeto enviado pelo governo de SP que permite aos hospitais públicos administrados por OSs cobrarem pelo atendimento de pacientes que usam planos privados.

contraponto

Salto ornamental


Quando o barco que trazia a bordo Lula e Dilma saía da eclusa de Tucuruí, inaugurada ontem, o presidente e sua sucessora foram para a proa tirar fotos. Ele brincou:
-Agora, Dilma dará um mergulho!
Ela riu e emendou:
-E o senhor também. Até para a gente poder dizer que "nunca antes na história deste país se mergulhou tão bem".

Nenhum comentário: