sábado, outubro 31, 2009

RUY CASTRO

O humor homicida

FOLHA DE SÃO PAULO - 31/10/09

RIO DE JANEIRO - É incrível, mas Ronaldo Bôscoli, vivo, teria feito 80 anos na terça-feira. Amigos meus, já perto ou passados dessa idade, não verão nada de incrível nisso. Mas o espanto não está nos 80 anos, e sim em Ronaldo Bôscoli. Essa idade não lhe assentaria bem. Talvez por isso tenha preferido pegar o boné aos 65, em 1994.
Para quem não sabe, Bôscoli foi o primeiro letrista da bossa nova. São dele "Fim de Noite", "Lobo Bobo", "Se É Tarde Me Perdoa", "Ah! Se Eu Pudesse", "O Barquinho", "Telefone", "Vagamente", "Você", "Nós e o Mar", "Rio" e tantas mais, de parceria com Chico Feitosa, Carlos Lyra e Roberto Menescal. Todas de 1957 a 1965. Em tão pouco tempo, fez muita coisa boa.
E mais não fez porque estava ocupado agitando a bandeira da bossa nova, introduzindo-a nas revistas em que trabalhava como repórter, produzindo shows e abusando de seu charme para seduzir cantoras -foi noivo de Nara Leão, namorado de Maysa e marido de Elis Regina. Fora as que conquistou e levou, mas deixou pelo caminho.
Os homens não gostavam de Ronaldo, porque ele se dava bem com as mulheres. As mulheres idem, e pelo mesmo motivo. Mas, ao conhecê-lo, ninguém estava a salvo de seu poder para, em minutos, cativar e até enternecer o interlocutor. Poder que, também de repente, convertia-se num apelido fatal ou numa observação curta, cruel, hilariante e na mosca sobre esse mesmo interlocutor. Pelas costas, claro.
Seu humor era irresponsável, incorreto, quase homicida. Ronaldo precisava dele para viver, assim como de seu poder de enfeitiçar. Daí porque os 80 anos não lhe fariam bem. No fim da vida, doente, emaciado e sem visitas femininas no apartamento do Barramares, ele se aplicava esta severa autodefinição: "Eu já fui um gato. Hoje, do gato, só tenho a asma".

Nenhum comentário: