sábado, outubro 31, 2009

PAINEL DA FOLHA

No rebote

RENATA LO PRETE

FOLHA DE SÃO PAULO - 31/10/09

Tão logo o PP deixou o jantar com Dilma Rousseff menos atado à candidata petista do que os partidos anteriormente chamados para conversar, o PSDB se apressou em marcar encontro com o presidente da sigla, Francisco Dornelles. Será na próxima semana, e FHC estará presente. Para evitar atrito com o Planalto, o senador minimiza a importância do evento: "Falo com Fernando Henrique de dois em dois meses".
Embora o governo contabilize mais gente do PP dentro do que fora do barco, os tucanos esperam que os cenários estaduais inviabilizem aliança formal, e com isso a perspectiva de Dilma engordar ainda mais um tempo de televisão que já se desenha robusto.




Deixa estar. De um petista diretamente envolvido nas articulações da candidatura de Dilma, sobre a resistência do PP: "Não tem problema. Eles vêm no segundo turno".

Pré-requisito. De acordo com um cardeal do PP, o Planalto terá mesmo de esperar: "Não há hipótese de decidirmos nada antes de ficar claro o que o PSDB vai fazer".

Novo status. Recém-filiado ao PT, o chanceler Celso Amorim encontrou uma nova maneira de saudar Lula em discurso na Venezuela. Começou com "excelentíssimo presidente" e emendou: "já que me filiei, posso dizer agora também "companheiro'".

Louca escapada. Na direção, com Lula de copiloto, Hugo Chávez "deu um perdido" no restante da comitiva ao mudar a rota previamente combinada para dar um giro pela cidade de El Tigre ontem.

Discoteca. A ex-chacrete Índia Potira foi conferir a inauguração do novo consulado do Brasil em Caracas, na presença de Lula e Chávez. Simone na vida real, mora desde 1976 na capital venezuelana, onde dá aulas de dança.

Antenas. Apresentado a pedido da CUT, o projeto que chegou na semana passada à Câmara criando o "horário sindical gratuito" em TV e rádio, de autoria de Vicentinho (PT-SP), encontrou um idêntico, de Manuela D'Ávila (PC do B-RS). Serão anexados.

Ganhou o lugar. Apontado como principal interessado na mudança de comando na Fundação Real Grandeza, fundo de pensão dos funcionários de Furnas, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) estava ontem em Portugal, para onde providencialmente viajou no exato dia em que conseguiu alcançar seu intento.

Emergência 1. O governador Sérgio Cabral (PMDB) convocou a bancada do Rio para discutir em pleno feriado a redistribuição dos royalties proposta por Henrique Alves (PMDB-RN), que contrariou os Estados produtores.

Emergência 2. Na bancada, há quem defenda que a pressão contra a proposta não seja feita sobre o relator, e sim diretamente sobre Lula.

Passe de mágica. Por ora, a maior preocupação do governo é a de que, no Senado, a fatia da União nos royalties encolha ainda mais.

Respiro. Depois de passar o ano acumulando quedas, os repasses do FPM aumentaram 2,9% no fechamento de outubro, em comparação ao mesmo período de 2008. A Confederação Nacional dos Municípios alega que não se trata propriamente de uma recuperação do fundo, mas sim de repasses extras da Secretaria do Tesouro Nacional.

Semeadura. O PV começa amanhã uma rodada de encontros regionais à procura de palanques para Marina Silva (AC) na eleição do ano que vem. Busca também nomes para disputar vagas na Câmara. Cinco Estados foram selecionados para os próximos finais de semana: Minas Gerais, Mato Grosso, Pernambuco, Santa Catarina e Pará.

com SILVIO NAVARRO e LETÍCIA SANDER

Tiroteio

Ela deve ter ido à Venezuela buscar votos. Ou no mínimo uma obra do PAC.

De JOSÉ AGRIPINO (RN), líder do DEM no Senado, indagando o motivo da presença da ministra Dilma Rousseff na comitiva que acompanhou Lula na visita a Hugo Chávez.

Contraponto

Feitos um para o outro Terça-feira, na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, Régis de Oliveira (PSC-SP) surpreendeu o governo ao apresentar requerimento convocando toda a cúpula da Petrobras para uma audiência pública sobre o pré-sal.
José Genonio (PT-SP) imediatamente reagiu. Aquilo não fazia sentido, argumentou, já que o tema está sob o exame de comissões especialmente criadas para tanto. O petista foi socorrido por Mendes Ribeiro Filho (PMDB-RS), que apresentou uma solução de compromisso.
Um deputado da oposição então provocou:
-O PMDB achou uma saída honrosa para o Genoino.
Ao que este rebateu:
-É por isso que gosto deste casamento com o PMDB!

Nenhum comentário: