sexta-feira, outubro 16, 2009

O GLOBO | OPINIÃO

Volta no tempo

O GLOBO - 16/10/09

Ernesto Geisel era um general de pulso forte. Nascera para a política no movimento tenentista da década de 20 do século passado, participara da era Getúlio, durante a qual servira ao governo de intervenção na Paraíba, e estivera com Castello Branco em 1964. Ao lado dele caiu no ostracismo quando os “castelistas” perderam o enfrentamento com a “linha dura” do regime.

Mas daria o troco na década de 70, como presidente, ao vencer os “porões” e aplainar o terreno para a redemocratização. Fez a abertura porque era tão ou mais autoritário e centralizador que todos, numa dessas contradições da História.

E, com toda essa linhagem, Geisel é admirado por petistas. Em abril do ano passado, o presidente Lula, na cerimônia do 35oaniversário da Embrapa, elogiou Geisel, e até mesmo Médici — quando a violência na repressão política chegou ao auge. Motivo: criaram a estatal de pesquisa e construíram Itaipu.

Grandes obras públicas e estatais fazem parte do imaginário da esquerda de longa data. Mesmo que tenham sido obra de radicais inimigos.

Em 2001, José Dirceu — então presidente licenciado do PT e a um ano de ajudar a conduzir a campanha vitoriosa de Lula —, numa palestra na Escola Superior de Guerra (ESG), também não poupou elogios a Geisel, devido à consolidação da industrialização e montagem de uma indústria de máquinas e equipamentos.

Ter sido obrigado a exilarse em Cuba em nada afetou a opinião de Dirceu.

Pois é o resgate desse entendimento geiseliano do que é poder, governo e Brasil que fica cada vez mais presente no governo Lula, neste segundo mandato. A ingerência numa empresa privada, a Vale, para forçá-la a fazer investimentos como se estatal ainda fosse, deriva dessa ideologia. As críticas quando a Embraer, outra ex-estatal, afastou funcionários no estouro da crise mundial, são também um cacoete de mesma origem.

Os traços de um projeto estatista ao gosto de Geisel, e de parte dos militares daqueles tempos, estão, também, na proposta de exploração do pré-sal pelo sistema de partilha, com a Petrobras tendo o monopólio da operação nas áreas e um terço dos consórcios. O governo, tomado por uma visão nacionalista que sempre uniu direita e esquerda no Brasil pós-1930, expõe a Petrobras a um risco financeiro que já seria elevado para a Exxon, tudo com o objetivo de centralizar recursos e poder nas mãos do Estado, a fim de permitir a reedição de um programa de substituição de importações, agora de equipamentos e serviços na área de petróleo — como o governo Geisel fez em insumos básicos e bens de capital.

Há, porém, duas importantes diferenças históricas: as economias brasileira e mundial estão em outro estágio, mais globalizadas e interdependentes.

E Geisel teve quase durante todo o tempo de governo o AI-5 no coldre, ao alcance da mão.

Era fácil ser autoritário e exercitar um planejamento no estilo soviético.

Cabe lembrar, ainda, que o país saiu daquele período quebrado e com a inflação em alta

Nenhum comentário: