sexta-feira, outubro 16, 2009

PANORAMA POLÍTICO

DEFINIÇÃO

ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 16/10/09

A pré-campanha antecipada do presidente Lula e da ministra Dilma Rousseff está tirando o sono da oposição. À beira de um ataque de nervos, o presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), quer definições: “Não dá mais para ficar sem candidato, com a Dilma no meio da rua fazendo campanha.
Ela está avançando”. Sua avaliação é que não há tempo para prévias. Quer que os governadores José Serra e Aécio Neves se entendam já.

No DEM cresce a inquietação

A falta de um candidato definido na oposição foi o tema da reunião da Executiva do DEM ontem. O partido acha que o PSDB já deveria ter escolhido o candidato.
“O governo tem um aglutinador em campanha, o presidente Lula, e um candidato escolhido, e nós da oposição não temos um intérprete capaz de aglutinar a nossa turma”, critica o líder demista no Senado, José Agripino (RN). Ao contrário dos tucanos, que ainda apostam no PMDB, o DEM está certo que o partido vai se coligar com o PT, cedendo seu tempo de TV para Dilma Rousseff, e desvinculando a eleição presidencial das disputas pelos governos estaduais.
Eu me preocuparia é se os fiscalizados por nós estivessem achando o TCU uma mãe” — José Jorge, ministro do TCU, sobre as críticas do governo federal

PARA O MUNDO. O governador Blairo Maggi (MT), que já ganhou o troféu “Motosserra de Ouro”, propõe que a próxima reunião do Fórum dos Governadores da Amazônia Legal seja em Copenhague, em paralelo à Convenção da ONU para as Mudanças Climáticas. Eles estão reunidos hoje em Macapá para discutir a redução das emissões de CO2. Esses estados querem ser remunerados pela preservação da floresta. “A gente fala muito para dentro”, disse Maggi aos colegas

Selo verde

Uma delegação da União Europeia chega ao Pará dia 21 para avaliar como anda a preservação do meio ambiente.
Na programação, está a visita a um frigorífico. A criação de gado é um dos principais vetores de desmatamento da Amazônia.

Impopular

A base do governador Jaques Wagner (PT-BA) na Assembleia Legislativa apresentou proposta que prevê pagamento de aposentadoria a ex-governadores que exercerem o cargo por no mínimo dois anos, com salário integral da ativa.

Desmistificando a internet

Em evento sobre marketing eleitoral, ontem, em São Paulo, os estrategistas da campanha de Barack Obama desmistificaram o peso da internet na vitória do democrata. Disseram que a cada US$ 1 gasto com propaganda na rede, foram gastos US$ 3 na televisão. A internet, graças a um poderoso banco de dados com o perfil de consumo dos americanos, foi importante para a arrecadação de contribuições financeiras.

Os dois gols contra do Mantega

O ministro Guido Mantega (Fazenda) não foi ao Nordeste com o presidente Lula.
Mas muito se falou sobre ele por lá. Na comitiva reclamaram que a área econômica devia ter um mínimo de sensibilidade política antes de expor o governo a ataques da oposição e ao desgaste com a classe média. Chamaram de gols contra dois anúncios feitos pela Fazenda, dos quais ela recuou depois: a taxação das cadernetas de poupança e a retenção da restituição do Imposto de Renda.

O IBOPE ouviu 2.000 pessoas, de 7 a 11 de outubro, sobre as eleições para o governo do Rio. Deu Sérgio Cabral, com 38%; Anthony Garotinho, com 19%; Fernando Gabeira, 13%; e Lindberg Farias, 3%.

APOIO. Dando sequência à rodada de conversas com os partidos aliados, a ministra Dilma Rousseff janta com o PP no dia 27.

O LÍDER do governo, deputado Henrique Fontana (PT-RS), pediu só agora urgência para o projeto que institui a Política Nacional sobre Mudança do Clima. A matéria está parada há mais de um ano.

ILIMAR FRANCO com Fernanda Krakovics, sucursais e correspondentes

Nenhum comentário: