sexta-feira, outubro 16, 2009

PAINEL DA FOLHA

Alta ansiedade

RENATA LO PRETE

FOLHA DE SÃO PAULO - 16/10/09

A reação da campanha de Dilma Rousseff (PT), que desde a semana passada acumula promessas de apoio e visibilidade redobrada na mídia, detonou nova e aguda crise de ansiedade no DEM, explicitada ontem em reunião da Executiva Nacional do partido.

Os ‘demos’, Rodrigo Maia à frente, reclamaram da indefinição do PSDB, ao qual atrelaram seu destino em 2010. Reclamaram em especial de José Serra, cujo interesse é empurrar essa conversa para o ano que vem. Alegaram que, sem candidato a presidente, fica mais difícil fechar acordos nos Estados, enquanto Dilma ganha terreno. Tais queixas têm sido repetidas ao tucano Aécio Neves, que por sua vez cobra do comando partidário uma definição antes do final do ano.

Reação - O PSDB vai entrar com ação na Justiça Federal acusando o governo de desvio de finalidade de recursos públicos na viagem de Lula e ministros para vistoriar a transposição do São Francisco.

Pisante - O Ministério da Integração Nacional cuidou dos mínimos detalhes na preparação da visita. No alojamento de Dilma Rousseff, por exemplo, havia botas para a ministra percorrer os canteiros.

Grão em grão - Meio milhão de famílias serão incluídas no Bolsa Família na próxima segunda-feira, levando o total a 12,4 milhões. É o resultado da ampliação dos critérios de atendimento pelo Ministério do Desenvolvimento Social. O governo estuda um novo aumento para 2010.

Tiro no pé - O presidente da Previ, Sérgio Rosa, não gostou de ter sido ‘lançado’ por Eike Batista para comandar a Vale. Acha que o gesto do empresário só serviu para atrair inimigos e desconfiança.

Transição - Rosa deixa a presidência da Previ em 2010, depois de um segundo mandato de quatro anos. Pelas regras atuais, não poderá ser reconduzido a um terceiro.

Não à toa - A próxima reunião do Fórum Agrário, que reúne membros do Judiciário e do Ministério Público, será no início de novembro em Marabá, sul do Pará. O Estado é campeão no descumprimento de ações judiciais relativas a grilagem de terras.

Bateu, levou - A inclusão dos aposentados no Vale-Cultura, em votação anteontem na Câmara, foi troco dado no governo pelo lobby do pagamento do crédito-prêmio do IPI, vetado por Lula. À frente da articulação, PMDB e PR.

Trator - Com a saída de Marcos Lima da subchefia de Assuntos Parlamentares da Casa Civil, cargo que monitora a liberação de emendas, deve assumir o número dois, Neuri Mantovani. Ligado a movimentos sociais, passou pela primeira direção nacional do MST, na década de 80.

Genérico - Mantovani é próximo de Gilberto Carvalho. Como o chefe de gabinete de Lula, foi seminarista e iniciou a militância no PT do Paraná.

Terreno na lua - O governo avalia que o demissionário Marcos Lima fez promessas demais aos deputados sobre liberação de emendas. Uma parte da base defendia seu nome para substituir José Múcio como ministro das Relações Institucionais, mas o escolhido foi Alexandre Padilha.

Fila - No jantar com Dilma, deputados do PR defenderam a promoção de Paulo Sérgio Passos, secretário-executivo do Ministério dos Transportes, quando Alfredo Nascimento deixar o cargo para concorrer ao governo do Amazonas pelo partido. Eles preferem Passos a Luiz Antônio Pagot, chefe do Dnit.

Vide bula - Único partido que se mexe para tomar o mandato de quem optou por outra sigla, o PDT divulgou manual aos dirigentes estaduais sobre como recorrer. Na Câmara, foram três baixas: Davi Alves (MA), Sérgio Brito (BA) e Severiano Alves (BA).

Tiroteio

Se trocar a placa na porta da comissão do novo Código Florestal por “reunião da bancada ruralista’, ninguém vai notar diferença.

Do deputado EDSON DUARTE (PV-BA), sobre o domínio de deputados ligados ao agronegócio na comissão que debate mudanças na legislação ambiental.

Contraponto

Entre amigas

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado votava ontem uma emenda, de autoria de Ideli Salvatti (PT-SC) e com parecer favorável de Lúcia Vânia (PSDB-GO), que retira progressivamente, até 2011, os recursos para a educação da DRU (Desvinculação de Receitas da União).

Aprovado o texto, Ideli festejou:

- É uma vitória da educação, são R$ 10 bilhões!

Enquanto os demais integrantes da comissão elogiavam o resultado da inusitada parceria tucano-petista, Ideli sorriu para a colega e explicou:

- Olha, não aconteceu nas Lojas Marisa, mas foi uma articulação de mulher pra mulher...



Nenhum comentário: