quarta-feira, setembro 02, 2009

PAINEL DA FOLHA

Devagar com a sonda

RENATA LO PRETE

FOLHA DE SÃO PAULO - 02/09/09

O presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), deverá ser o encarregado de alertar Lula para a conveniência de desistir da urgência constitucional na tramitação dos projetos do marco regulatório do pré-sal - que, até ontem à noite, ainda não haviam sido enviados pelo governo ao Congresso.
As contraindicações da pressa vão desde a complexidade das matérias até o fato de que os deputados não querem ficar com a pecha de ‘enroladores’ quando se evidenciar a inviabilidade de liquidar a fatura neste ano. O ideal, segundo eles, é estabelecer uma longa agenda de audiências públicas. O próprio líder do PT, Cândido Vaccarezza (SP), foi desde o início contrário à urgência.

Tem pra todos - O parecer preliminar do secretário-geral da Mesa, Mozart Viana, aponta a necessidade de quatro comissões especiais para as matérias do pré-sal. Tradução: haverá presidências e relatorias para dar e vender.

Fogo amigo - Na própria bancada do PT, é intenso o bombardeio à pretensão de Arlindo Chinaglia (SP) de relatar um dos projetos do pacote. Os que querem tirar o ex-presidente da Câmara de campo fazem lobby por Antonio Palocci (SP), cotado para tudo desde que escapou da ação penal no caso do caseiro.

Secessão 1 - A oposição aposta no acirramento da guerra federativa para tirar o foco do pré-sal do discurso nacionalista entoado por Lula e Dilma Rousseff. Acredita que, com 24 unidades da federação contrariadas, o marco regulatório deve empacar como a reforma tributária.

Secessão 2 - De André Vargas (PT-PR), sobre a a ideia de privilegiar os Estados produtores na divisão dos royalties: ‘Acordo entre São Paulo e Rio não dá certo nem no futebol’.

Opções - Uma voz experiente comenta o fato de que o presidente da Petro-sal deverá ser indicado pelo ministro Edison Lobão (Minas e Energia), cria política de José Sarney: ‘Precisa ver qual modelo de gestão eles vão adotar: o do Senado ou o do Maranhão’.

Constitucionalista - Cotado para o STF, o advogado-geral da União, José Antonio Toffoli, foi consultado sobre a polêmica dos royalties já na reta final da negociação com governadores. Assim como o ministro Nelson Jobim (Defesa), opinou que a manutenção do regime diferenciado para Estados produtores é um comando constitucional.

Rádio Supremo 1 - A possibilidade de indicação de Toffoli para a vaga de Carlos Alberto Direito incomoda alguns ministros do STF. Embora declarem ter boa relação com o advogado-geral da União, opinam que Toffoli, aos 41, ‘não está pronto’.

Rádio Supremo 2 - Esse grupo de ministros prefere que a vaga seja preenchida por um nome de ‘perfil técnico’, como Direito, e não ‘político’ - Toffoli é defendido pelo PT em peso. Eles acreditam, porém, que Lula se inclina pelo advogado-geral.

Apaga a luz - Por determinação do comandante Enzo Peri, o QG do Exército faz hoje um feriado ‘fora de época’ e, a partir do dia 14, passará a funcionar às segundas em regime de meio expediente, apenas depois das 13h. Trata-se de medida de contenção de despesas. E/ou de protesto dissimulado contra o contingenciamento do Orçamento das Forças Armadas.

Na floresta - Depois da festa em São Paulo para o ingresso de Marina Silva, o PV fará evento sábado no Acre, Estado da senadora, para arrebanhar filiados. Na data se comemora o ‘Dia da Amazônia’.

Buzina - As centrais sindicais acertaram ontem antecipar sua marcha anual a Brasília de dezembro para o próximo dia 30, data em que deve ser votada na Câmara a redução da jornada de trabalho.

Tiroteio

O Blog do Planalto não é “do Planalto’ nem é blog.

Do apresentador e blogueiro MARCELO TAS , comentando no Twitter a recém-lançada iniciativa da Presidência da República, que não permite ao leitor enviar comentários para as informações postadas.

Contraponto

O poço do Serra

Militantes do Greenpeace protestavam no evento do pré-sal quando José Serra cochichou com Marcelo Déda:
- Pensei que era a UNE. Só agora percebi que era contra o governo...
O petista entendeu a ironia e cutucou:
- Mas outro dia eu vi no YouTube um vídeo seu como presidente da UNE elogiando o governo Jango...
- Eu fazia discursos duros. Aliás, sou o último sobrevivente da campanha o ‘Petróleo é Nosso’! - rebateu Serra.
- Então você deveria se sentir incluído no discurso do Lula em homenagem ao companheiro Monteiro Lobato!

Nenhum comentário: