sexta-feira, maio 15, 2009

PAINEL - FOLHA DE SÃO PAULO

Voz rouca

RENATA LO PRETE

FOLHA DE SÃO PAULO - 15/05/09

Principal partido de oposição, o PSDB decidiu encomendar uma pesquisa sobre o terceiro mandato de Lula, tema que voltou a pipocar nos bastidores do Congresso. O levantamento, com mil entrevistados, está sendo realizado pelo Instituto Análise, que trabalha para o partido desde janeiro. Deverá ser apresentado à Executiva Nacional em junho.
"Este assunto voltou à baila com a doença da Dilma. Tem gente séria preocupada com essa possibilidade", diz o deputado Luiz Paulo Vellozo Lucas, presidente do Instituto Teotônio Vilela. "Há 80 mil petistas na máquina pública. Eles não querem sair de lá e não pensam que terceiro mandato é uma maluquice."




Mais um. Ontem foi a vez de Fernando Marroni (PT-RS) defender o terceiro mandato de Lula na tribuna da Câmara: "Não posso me conformar que as leis impeçam que tenha continuidade a liderança desse homem. São poucos os líderes no mundo. De vez em quando surge um gênio. Esse é um gênio brasileiro".

Fio do bigode. Fato raro, José Sarney (PMDB-AP) poderá presidir hoje uma sessão de sexta-feira, dia normalmente sem quórum no Senado. O governo está de prontidão para evitar manobra do PSDB, que mandou buscar o primeiro vice, Marconi Perillo, em Goiânia para instalar hoje a CPI da Petrobras. 

A jato. Ontem, Serys Slhessarenko (PT-MT), segunda vice, foi acionada e chegou literalmente correndo ao plenário para encerrar a sessão. Assim, tirou o oposicionista Heráclito Fortes (DEM-PI) da constrangedora situação de precisar bater boca com os tucanos, em razão do acordo fechado entre "demos" e governistas para adiar a CPI.

Troco. Contrariados com a brandura do DEM no que diz respeito à instalação da CPI da Petrobras, os tucanos se preparam para roer a corda do apoio ao candidato do líder José Agripino (RN) ao Conselho Nacional de Justiça, o advogado Erick Pereira. 

Pé no chão. A fobia de elevador de Mauro Fecury (PMDB-MA), suplente que assumiu a vaga de Roseana Sarney, criou uma situação inusitada no "mercado imobiliário" do Senado. O gabinete que era ocupado pela nova governadora do Maranhão, no disputado 19º andar do Anexo, está em oferta. Procura-se alguém que o aceite em troca de um gabinete no térreo, muito menos valorizado.

Mais uma. No jogo de empurra na Câmara pela reforma política, Roberto Magalhães (DEM-PE) conseguiu assinaturas para apresentar uma PEC alternativa pelo voto distrital misto, sistema que agrada a alguns governadores, como o tucano José Serra. "Se adotarmos a lista preordenada com voto distrital misto, mudaremos o que não serve, o que seria a desmoralização." 

Sem quórum. A agenda do presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), previa ontem reunião com cinco governadores para discutir projetos de interesses dos Estados na Casa. O único a aparecer foi Cid Gomes (PSB), do Ceará: apresentou sua pauta, tomou um café e foi embora. 

Ofensiva. Em crise de relacionamento com o ministro José Temporão, oito dos dez deputados do PMDB do Rio encaminharam ofício à PF pedindo apuração de denúncias de pagamento de propina por fornecedores a funcionários de alto escalão da Saúde. 

Outro lado 1. Nazareno Fonteles (PT-PI) nega ter feito acordo no Conselho de Ética para recomendar, em seu relatório, no máximo a suspensão de Edmar Moreira. 

Outro lado 2. Pedro Eugênio (PT-PE) diz que as notas fiscais da empresa Pitbull, usadas para justificar gastos de verba indenizatória, referem-se a serviços de vigilância de seu escritório em Recife.

Tiroteio

"Não é a PEC do calote, pelo contrário. A emenda organiza e viabiliza o pagamento dos precatórios, dando prioridade aos pequenos credores e aos mais idosos." 

De JOÃO COSER (PT), administrador de Vitória e presidente da Frente Nacional de Prefeitos, combatendo a reação à emenda aprovada no Senado e que agora será votada na Câmara.

Contraponto

Beleza nativa

Uma claque foi convocada para animar o encontro de tucanos na segunda-feira passada em João Pessoa, em tese destinado a debater políticas sociais. Logo no início, uma militante mais inflamada se pôs a gritar:
-Governador lindo!
Os trabalhos já começavam, mas ela insistia:
-Esse governador é lindo demais!
O mineiro Aécio Neves, que tinha acabado de subir ao palco para compor a mesa, sorriu encabulado e abaixou a cabeça. O apresentador então perguntou à moça:
-Você acha o Aécio lindo?
-Não, lindo é ele!-, respondeu ela apontando para Cássio Cunha Lima, recém-cassado do governo da Paraíba.

Nenhum comentário: