sexta-feira, maio 15, 2009

INFORME JB

Paz do Planalto nas mãos de Gabrielli

Leandro Mazzini

JORNAL DO BRASIL - 15/05/09

O que mais incomodou ontem a base governista foi o verdadeiro foco da natimorta, por ora, CPI da Petrobras: a sucessão eleitoral na Bahia. A coluna conversou com um senador da base. Segundo o parlamentar, PSDB e DEM querem o governo e com forte chapa para o Senado. A partir das recentes operações da PF, miraram os presidentes da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, e da Agência Nacional de Petróleo, Haroldo Lima. Ambos possíveis candidatos ao Senado ano que vem, pela chapa governista de Jaques Wagner (foto). Por mais que Gabrielli diga que não é candidato a nada, a oposição suspeita muito. Sobrou para ele. Terá que aparecer bem municiado para a sabatina em audiência no Senado. Resumo da história: a paz do governo está nas mãos de Gabrielli.

Clima de decisão Esqueçam o óleo

"Se ele for bem na sabatina, a CPI estará aniquilada. Mas se não for, teremos de abri-la", disse um senador da base à coluna.

A base entrou na operação, via telefone ou conversas pessoais, para fazer a oposição esquecer a CPI. "A Petrobras lucra muito, passa ao largo da crise, não é hora de atrapalhar o Brasil", diz o senador.

Em paz

É furada o papo de que o PMDB pede a cabeça de José Múcio Monteiro no Ministério de Relações Institucionais. Múcio e Michel Temer, presidente da Câmara, almoçaram ontem. E de bem, como sempre.

Tributária

Temer fechou acordo com os líderes partidários, em reunião ontem, para alegria de Sandro Mabel (PR-GO), relator da Reforma Tributária. A PEC vai a plenário mês que vem.

Porém

Se a reforma tributária passa? Vai ser difícil, garantem todos. Não há consenso entre deputados, nem entre governadores – muitos mandam nas bancadas de seus estados.

2010 chegou

De segunda a quinta-feira, o Rio vai receber a nata da política, no BNDES, para o XXI Fórum Nacional, que discutirá a crise global e os Brics. Dilma Rousseff e José Serra são presenças certas.

PP em chamas

Continua a novela do PP na Câmara: Mário Negromonte (BA) continua líder sub judice. Mas quem tem participado das reuniões é o vice, deputado Benedito de Lira (AL). E Ciro Nogueira (CE) está de olho na vaga.

Te pego...

Candidato ao CNJ, o professor Marcelo Neves, apoiado pelo presidente do STF, Gilmar Mendes, irritou colegas da Faculdade de Direito da USP ao se candidatar à cátedra de professor titular.

...lá fora

Neves, que é docente da USP, quer chegar ao último nível da carreira, em concurso contra o professor Edmir Netto.

Pará on-line...

O Pará passou a ser beneficiado com a isenção de ICMS para serviço de banda larga no Programa Internet Popular, da União.

... e barato

O convênio, que estabelece em R$ 30 o valor máximo da mensalidade, vai ampliar o acesso através do NavegaPará.

Educação vai mal

Dos seis governadores previstos para reunião na Câmara ontem, para pedir pressa na aprovação de projetos que criam universidades, só Cid Gomes (CE) apareceu.

Errata

A coluna errou. Vittório Medioli, dono de O Tempo (BH) não comprou, nem comprará – porque não estão à venda – o Correio do Povo (RS) e o Hoje em Dia (BH). Houve conversas, segundo fontes, mas sem proposta apresentada.

Nenhum comentário: