sexta-feira, maio 15, 2009

PANORAMA POLÍTICO

Indiretas já

Ilimar Franco
O Globo - 15/05/2009
 

O apoio repentino à adoção do voto em lista, pela maioria do PMDB e do PSDB, tem relação direta com o desgaste do escândalo das passagens aéreas.

 

Os deputados estão com medo das ruas e desesperados por encontrar um jeito de garantir suas reeleições. Hoje, o eleitor escolhe em que candidato votar. Na lista, são os partidos que decidem os que têm preferência para se eleger.

 

A dupla moral dos cidadãos

 

A cúpula do PSDB foi surpreendida ao receber resultado de pesquisa do Instituto Análise sobre o escândalo das passagens aéreas. Ocorre que 45% dos entrevistados assinalaram que, se fossem parlamentares, aceitariam passagens de graça para si, seus familiares e amigos. Outros 51% disseram que não aceitariam.

 

Mas, quando perguntaram o que achavam do fato de os atuais deputados e senadores receberem passagens aéreas de graça para si, familiares e amigos, 75% disseram que eram contra. Apenas 22% foram favoráveis. Os dados foram apresentados à Executiva do PSDB pelo cientista político Alberto Almeida.

 

“ Não faz sentido dez mil funcionários para 81 senadores. Essa reforma é coisa de fachada” — Sérgio Guerra, senador (PSDB-PE), sobre a proposta de redução de diretorias no Senado apresentada pela FGV

 

SOBREVIVÊNCIA. O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) vai ser o candidato da oposição em Pernambuco. Com apenas dez prefeitos eleitos, o PMDB local vai desaparecer se Jarbas não disputar a eleição. Seu mandato também pode ficar ameaçado, pois em 2014 o governador Eduardo Campos (PSB) pode ser seu adversário no Senado. Além de seus aliados locais, quem precisa de sua candidatura é a chapa da oposição para a Presidência.

 

Xô poupança

 

O DEM vai com tudo contra a mudança na poupança.

 

A legenda vai reeditar a campanha do “Xô CPMF” e levar a causa para as ruas. O governo vai dizer que é terrorismo, alegando que apenas 1% das contas têm depósito maior de R$ 50 mil.

 

Na moita

 

O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, andou visitando alguns senadores da oposição. Não tratou da CPI nem da mudança da forma de recolher impostos. Gabrielli os adoçou falando de verbas para patrocinar atividades culturais.

 

Ilmar Galvão sofre pelos ruralistas

 

Ex-ministro do STF, Ilmar Galvão agora advoga em causas que envolvem fazendeiros contra a União. Ontem, numa reunião com a bancada ruralista, ele fez a confidência: “Não gostaria de ser produtor rural. Se a Funai encontra uma cerâmica indígena, a terra é dos índios. Para o Ibama, tudo é unidade de conservação. E agora tem essa história dos quilombolas. Olha, é uma infelicidade um sujeito que sofre uma desapropriação”.

 

O voo baixo das drogas

 

O Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) acaba de adquirir um radar móvel, chamado Saber M-60, para detectar voos clandestinos de aviões que trafegam em baixa altitude.

 

A inteligência do Sipam concluiu que, principalmente drogas que circulam na fronteira, chegam em aeronaves que voam mais próximo do chão e jogam pacotes com cocaína nas fazendas. O custo do radar, que tem capacidade de detectar até 40 alvos ao mesmo tempo, foi de R$ 2,5 milhões .

 

NA PESQUISA encomendada pelo PSDB ao Instituto Análise: “É errado construir muros para limitar o crescimento de favelas porque trata o pobre de maneira injusta”. Responderam sim 59%, e não, 37%.

 

O MINISTRO da Integração, Geddel Vieira Lima, conversou com o presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE): “Foi sobre as cheias em Pernambuco”.

 

SOBRE A CPI da Petrobras, fala o presidente do PTB, Roberto Jefferson: “Tem tudo para ser a maior CPI do mundo. Segura essa, Múcio!”, referindo-se ao ministro das Relações Institucionais, o trabalhista José Múcio.

Nenhum comentário: