sexta-feira, maio 15, 2009

ARI CUNHA

Otimismo também mata


Correio Braziliense - 15/05/2009
 

Brasil está vivendo expectativas por todos os lados. O presidente Lula da Silva é extremamente otimista. Ocorre que até o que é bom deve ser explicado em pormenores. Simplesmente achar tudo belo é agradável para a vida do presidente da República. Os ministros da área econômica são acordes com tudo que diz o presidente Lula. No Banco Central, Meireles era exceção, mas aderiu. Há dados que não concordam com a alegria do Brasil. Ministros e assessores presidenciais com uma bola de cera tapam buracos que aparecem no alambique da vida. Quando espirra um pouco de água, aparece alguém para brecar. Há momentos em que nosso país parece chuveiro, tal o número de pontos de saída. Mesmo assim vamos em frente. Todos os dias aparecem novidades. A última foi a da poupança popular. O governo sabe que é o coração financeiro dos pobres. A partir de R$ 50 mil vai pagar Imposto de Renda. Fazer e desfazer medidas em cima das pernas tem sido normal. Há de se notar que o povo tem paciência. Nesse caso, perde a tranquilidade. É sinal que desviou o caminho de casa. Sentimos necessidade de pedir palavra séria, ainda que doa no coração. Rir é bom. Excesso de otimismo vai resultar em encher a medida, não de grãos, mas de vento.


A frase que foi pronunciada

“Quando dá meio-dia no meu coração, é meia-noite na vida real.”
Eudoro Augusto, expressando seus amores na parede do Mercado.


RBS 
Pedro Parente, que exerceu a função de ministro da Casa Civil, foi para o Rio Grande do Sul, fez crescer a RBS como vice-presidente. Negou-se a assumir a presidência e, este ano, deixará o cargo. Seu substituto será Eduardo Melzer, terceira geração da família Sirotsky. 

Carta 
Recomendo aos leitores ver no blog do Ari Cunha a íntegra da carta sobre a situação do Brasil, assinada por Clodomir Padilha Alves da Silva, oficial da Aeronáutica e economista. 

Febre 
No Brasil, poucos acreditam que a gripe do porco tenha vindo do leitão à pururuca. Tão certa essa notícia que, depois da falação contra o animal, não precisou reação. O mercado fez aumentar o preço por causa da procura. 

Cadeias 
Está faltando diretor nas cadeias do Brasil. No dia em que um empene o peito e respeite a lei, muita gente estará livre. Natural que haja reação do Judiciário. Vale sentir que a guarda dos presos é obrigação do governo. Outro dia, no Pará, não sobrou lugar para uma presa. O carcereiro algemou-a numa sala para que ela não fugisse. 

Desmatou 
Vinte milhões de hectares foram desmatados na Amazônia. O destruidor retirou a madeira. Transporte clandestino, venda a distância. Dinheiro no bolso, e a área ficou abandonada. 

Mercado 
Em São Cristóvão, o coração do Nordeste dentro do Rio de Janeiro. Anúncio na parede indica onde está a Flor do Maranhão. Fica exatamente na rua Ceará, 88. O cardápio é chamativo. 

Cachaça 
Sabedoria mineira fabrica as melhores cachaças do Brasil. O dentista Lucas Antunes presenteou com uma singularidade de pinga produzida em São João da Ponte. Desponta noutra parte de Minas a Vila Bela, produzida na fazenda dos Diários Associados. O trato é bem feito e o sabor expressa o zelo com que é fabricada por pessoal especializado.

História de Brasília


Hoje é dia de presidente novo. O que sai entrega o país industrialmente avançado, cortado de estradas por toda a parte, com a capital mudada, projetada mundialmente, com o povo confiante em si mesmo, o que não acontecia há muito, custo de vida altíssimo, inflação monstruosa e muita esperança. Ao próximo, cabe dar ao povo aquilo que faltou ao presente, e é isso o que esperamos. (Publicado em 31/1/1961)

Nenhum comentário: