quarta-feira, fevereiro 04, 2009

ILIMAR FRANCO

Ecos da derrota

Panorama Político 
O Globo - 04/02/2009
 

O PSB não se conforma por ter sido esmagado nas eleições para a presidência da Câmara. Os socialistas apoiaram Aldo Rebelo (PCdoB-SP) e estão mordidos com o fortalecimento do PMDB na aliança para 2010. "O PT está optando por uma aliança mais à direita", criticou o líder, deputado Rodrigo Rollemberg (DF). Em jantar na noite de anteontem, os socialistas falavam até em desafiar Ciro Gomes e fechar uma aliança com o PSDB de José Serra. 

PSDB, nervos à flor da pele 

Aos gritos, os tucanos trocaram acusações na reunião da bancada da Câmara na noite de ontem. Zenaldo Coutinho (PA) afirmou, aos berros, sobre a reeleição de José Anibal (SP): "É golpe!". Silvio Torres (SP) retrucou: "Não consigo entender. O Zenaldo era líder da minoria até ontem, agora quer ser líder do PSDB e vem dizer que reeleição é golpe". Walter Feldman (SP) proclamou que era contra a reeleição. Irônico, José Aníbal lembrou que tinha apoiado a reeleição de Fernando Henrique Cardoso. Enquanto isso, do exterior, o governador José Serra pediu a sua assessoria para dizer que a única coisa que deseja é a unidade. 

É meia hora mesmo, até na Bahia" - José Pimentel, ministro da Previdência, explicando para o ministro Orlando Silva (Esporte), que é baiano, como funciona o programa de aposentadoria em meia hora 

CONSOLIDANDO
A nova pesquisa CNT/Sensus confirma que a ministra Dilma Rousseff se deslocou dos demais nomes da base governista na corrida para as eleições presidenciais de 2010. Enquanto ela teve 13,5% (contra José Serra, 42,8%) e 16,4% (contra Aécio Neves, 23,3%), Patrus Ananias (PT) chegou a 7% e Marta Suplicy (PT) caiu para 7,5%. Ciro Gomes (PSB) foi para 10,6% (contra Serra) e para 16,1% (contra Aécio). 

Protesto 

A ministra Ellen Gracie reclamou ontem, no STF, da reforma ortográfica: "Outras línguas civilizadas não mudam os acentos de lugar com tanta frenquência que se muda em português". Foi apoiada pelos colegas Eros Grau e Celso de Mello.

Cochilo 

No primeiro dia da gestão Michel Temer (PMDB-SP), a sessão de discursos da Câmara passou das 19h, o que tinha sido proibido por Arlindo Chinaglia (PT-SP). A medida gerava uma economia de R$450 mil por dia em horas extras. 

Ops! Sempre alerta 

Na festa de comemoração da vitória de Michel Temer (PMDB-SP) na eleição para a presidência da Câmara, o ministro Geddel Vieira Lima (Integração) discorria sobre suas possibilidades eleitorais para 2010: "Eu posso ser governador, senador e dizem que estou cotado para ser o vice da Dilma". De repente fez uma pausa e caiu em si: "Daqui a pouco fico sem nada. Sabe como é, quem é candidato a tudo acaba sendo candidato a nada". 

Congresso x Paulo Bernardo 

A cúpula da Comissão Mista de Orçamento do Congresso reagiu às críticas do 
ministro PauloBernardo (Planejamento). O relator, senador Delcídio Amaral (PT-SP), e o presidente, deputado Mendes Ribeiro (PMDB-RS), ressaltaram que foi feita uma reserva de estabilização fiscal, no valor de R$2,5 bi, para corrigir eventuais distorções causadas pelos cortes, feitos em função da crise internacional. "O choro é legítimo, mas fizemos isso juntos", disse Delcídio. 

O GOVERNADOR Aécio Neves está arranjando uma agenda em Brasília. Desculpa para cumprimentar pessoalmente o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), desafeto do governador José Serra. 

A PRESIDENCIÁVEL Dilma Rousseff contratou uma maquiadora. A profissional agora tenta convencê-la a abandonar o batom vermelho e usar um cor de boca. 

O RIO vai ganhar o Museu Nacional sobre a Ditadura. A informação foi dada pelo ministro Tarso Genro (Justiça) ao presidente da OAB do Rio, Wadih Damous. A anistia está completando 30 anos.

Nenhum comentário: