quarta-feira, fevereiro 04, 2009

INFORME JB

A pauta polêmica do novo PDT


Jornal do Brasil - 04/02/2009
 

O PDT ESTÁ DE cara nova na Câmara. Alçado a líder da bancada de 25 deputados, Brizola Neto (RJ), 30 anos, quer mostrar trabalho. Ao estilo do saudoso avô, aparece com discurso pró-trabalhismo. E na esteira, duas pautas polêmicas. Respaldado pelo ministro do Trabalho, Carlos Lupi, gerentão do partido, Neto vai debater com líderes a ideia de ressuscitar projetos que são pesadelos de tubarões. Um deles dorme numa comissão do Senado. É uma proposta de Aloizio Mercadante (PT-SP) que regulamenta o fluxo de capitais. Outro é do Executivo, mas do então presidente João Goulart, e descansa num gaveteiro. Trata-se de um mecanismo de limitação da remessa de lucros para o exterior. Em suma, dois tiros no capital especulativo  o mesmo que, disfarçado aqui em grandes empresas, banca muitas campanhas. Aí mora o perigo.

Meia dose 
Brizola Neto fica na liderança até julho, por trato com Dagoberto (MS), o sucessor a partir de setembro. Já o PSDB está numa encrenca de bicadas tucanas entre quatro candidatos. 

Estrela
 
O senador Garibaldi Alves (PMDB-RN) desceu do trono mas não perdeu a majestade. É o senador mais paparicado pelos visitantes do Salão Azul. Ontem, três mulheres o puxaram pelo braço, encantadas. 

Vaga aberta
 
Sumiu a famosa picape cor preta que ficava ao lado do Senado, de onde se via pelo corredor do Salão Azul o seu adesivo "Vergonha nacional". Ou o dono está de recesso, ou é aliado do presidente José Sarney. 

Fred & Suplicy
 
O senador Eduardo Suplicy virou soldado oficial da luta de Cesare Battisti no Congresso. Fica em contato direto com Fred Vargas, a escritora que comanda o Comitê Pró-Battisti na França. 

Fred & UE
 
Fred embarcou ontem de Bra- sília para o Rio, e depois para Paris. Aconselhada pelo senador, ela vai escrever uma carta à cúpula da União Europeia, pedindo que não interfira no caso no Brasil.

O trio 
Pelas lentes experientes de Or- lando Brito, a foto (acima) de quem mandará no Senado neste biênio: Renan Calheiros (PMDB-AL), Fernando Collor (PTB-AL) e José Sarney (PMDB-AP). 

Bené & Obama
 
Bené encontrará o presidente Barack Obama antes de Lula. Bem feito para o petista. Quem mandou não ter uma fundação com seu nome nos EUA? A ex-senadora tem. É a Benedita da Silva Foundation, em Atlanta. Tem fortes laços com senadores democratas. 

Blocão
 
O jantar do blocão de 14 par- tidos do presidente eleito na Câmara, deputado Michel Temer (PMDB-SP), segunda-feira, foi no mesmo hotel de Brasília onde se pagava o mensalão. 

Energia preta
 
Os últimos editais da Agência Nacional de Energia Elétrica para leilão de venda de energia nova privilegiaram a mais barata  a de carvão. Denuncia o deputado Mendes Thame, da Comissão de Meio Ambiente da Câmara. 

Bolas
 
São Gonçalo (RJ) terá seu pri- meiro boliche. Será inaugurado dia 15, no shopping da cidade, com 14 pistas de última geração, com um bar em anexo. 
Orlando Brito

Nenhum comentário: