segunda-feira, dezembro 01, 2008

MÓNICA BÉRGAMO

BAIXINHOS


Folha de S. Paulo - 01/12/2008
 

O MEC prepara para o próximo ano o que o ministro Fernando Haddad, titular da pasta, está chamando de "último pacote" de sua gestão: um projeto para tornar obrigatório o ensino dos quatro aos 17 anos de idade no Brasil -e não apenas dos seis aos 14, como hoje prevê a lei. Problema: os estados e municípios não conseguem sequer acolher, em sua totalidade, as crianças de seis anos que passaram a ter recentemente a obrigação de ir para a escola.

MAIS E MELHOR
Para embasar o projeto, que deve ser enviado ao Congresso no começo do próximo ano, o MEC tem uma pesquisa que mostra que crianças que fazem a pré-escola (dos quatro aos seis anos) têm 32% mais chances de concluir o ensino médio.

REFORÇO
A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) vai abrir concurso para contratar 400 inspetores de aviação civil.

SINTA-SE EM CASA
Luiz Marinho (PT-SP), prefeito eleito de São Bernardo do Campo e xodó de Lula, vai dar uma força para o filme que Fábio Barreto faz sobre a história do presidente. Ele vai ceder os estúdios da Vera Cruz, que ficam na cidade (e onde foi filmado, por exemplo, "Carandiru"), para a produção de "Lula, o Filho do Brasil". Marinho também acionou a associação comercial para que empresários apoiem o filme com alimentação e hospedagem. Paula Barreto, produtora do longa, estuda até mudar o QG do filme de São Paulo para a cidade vizinha.

OUTDOOR
E a Ancine (Agência Nacional do Cinema) vai dar R$ 150 mil para que Bruno Barreto comece a campanha de "Última Parada 174" no exterior. O filme concorre ao Oscar.

A LISTA
Os procons de todo o país enviaram ao Ministério da Justiça um levantamento sobre empresas que estão em condições de seguir as novas regras dos call centers, que entram em vigor hoje. Por elas, o consumidor pode esperar até no máximo um minuto para ser atendido -sob pena de multa, para a empresa, de até R$ 3 milhões. De acordo com o estudo, se declararam preparadas Claro, GVT, TIM, Banco do Brasil, Votorantim, Safra, GE Capital, Besc, ABN, Unicard, Ibi, Hipercard, Fininvest e Citicard.

BOI NA LINHA
Uma missão do governo chileno chega hoje ao Brasil para inspecionar 15 frigoríficos dos Estados de SP, Mato Grosso, Goiás, Minas e Espírito Santo. Se aprovados, esses estabelecimentos poderão exportar carne bovina "in natura" para o país. Atualmente, só o Rio Grande do Sul vende o produto para o Chile. De janeiro a setembro deste ano, pouco mais de 2.500 toneladas foram exportadas.

VIA AÉREA
O ex-ministro Adib Jatene, da Saúde, ligou para o ministro José Gomes Temporão se colocando à disposição para mobilizar a rede de hospitais de excelência -seis instituições particulares que mantêm convênio com o SUS - para ajudar Santa Catarina. As instituições enviam hoje água, paracetamol, soro e outros 93 produtos.

PERMUTA
A ex-prostituta Vanessa de Oliveira, da mesma escola literária de Bruna Surfistinha, vai anunciar em seu site uma promoção para propagandear seu novo livro, "Seduzir Clientes", da editora Matrix. O leitor que fizer a maior "loucura" para divulgar a obra vai ganhar uma noite com a moça em Balneário Camboriú (SC)-seja o vencedor homem ou mulher.

 

Uma das sugestões da editora: aparecer com o livro na mão atrás do presidente Lula.

Nenhum comentário: