segunda-feira, dezembro 01, 2008

INFORME JB

Os olhos de Dilma e o sorriso de Serra


Jornal do Brasil - 01/12/2008
 


Há muito mais que leveza estética nos olhos de Dilma Rousseff (PT) nus sem os óculos e no novo sorriso espontâneo de José Serra (PSDB). São os contornos presidenciais que as faces já esboçam – e denunciam. Nada de marketing, revelam à coluna interlocutores dos dois lados. O fato é que é inevitável qualquer cidadão apto e na frente da fila não se sentir perseguido pelo desejo do cargo mais importante do país. Serra ri à toa não só por ser o favorito na sucessão de Luiz Inácio Lula da Silva, mas também pela certeza de que Aécio Neves poderá ir para o Senado. Dilma tirou os óculos como um recado: que enxerga bem quem dela se aproxima e evitará fogo amigo, do PT ou PMDB. Pequenas mudanças estéticas aos holofotes podem revelar um sonho. Mas escondem grandes pesadelos ainda não sepultados.

Terno e praia

O delegado da Polícia Federal Protógenes Queiroz passou o fim de semana com a família na bela Fortaleza, longe do concreto de Brasília. Ficou num hotel cinco estrelas, na Avenida Beira Mar.

Terno e praia 2

Protógenes fez palestra na capital cearense na sexta e esticou a estadia. A amigos, confessa que está feliz na PF, mesmo afastado da Operação Satiagraha, e que sente de perto o clamor da população por Justiça e transparência no governo.

Fama

Para se ter uma idéia de como o delegado virou herói nacional com o cerco ao banqueiro Daniel Dantas, dois exemplos: em palestra em Niterói (RJ), na terça passada, estudantes e profissionais liberais já lotavam às 16h o auditório do evento que começaria às 20h. Em Fortaleza, o encontro com advogados foi aberto ao público. Até gente do interior apareceu e pediu foto.

Explicando

Só para constar, a palestra do delegado gira em torno do combate à corrupção no país e ética pública. Nada, nada sobre a Satiagraha.

Sinal vermelho

A novata Azul Linhas Aéreas terá mesmo de montar sua base de operação em São Paulo. Maldade dizer que foi o governador do Rio, Sérgio Cabral, quem fez lobby contra a entrada dela no Aeroporto Santos Dumont. A Anac e a Infraero têm dados recentes que comprovam que o terminal do Rio chegou ao seu limite.

No show

Solange Vieira, presidente da Anac, não compareceu ao Congresso na quinta-feira para debate sobre o setor de aviação com o presidente da Infraero, Sérgio Gaudenzi.

Sistema de cotas

O prefeito eleito de Duque de Caxias (RJ), José Camilo Zito (PSDB), lançou o seu sistema de cotas para preencher o secretariado. Convidou para ser o secretário de Meio Ambiente Samuel Maia, 3º vice-presidente estadual do... PT. A quem pergunta, dizem que Maia entrou pela cota pessoal de Zito, como amigo e colaborador.

A tempo

A turma de Zito explica que Samuel Maia tem bom currículo. Graduado em história, tem mestrado em gestão pública e conhece bem a cidade.

Conflito de gerações

Um documento que circula dentro do Ministério da Justiça pede reforço urgente na Advocacia-Geral da União. Informa que é necessária a dotação de quadros mais jovens, porque os veteranos não dão conta do serviço.

Briga da caneta

A briga entre a Justiça e a AGU é boa, segue a canetadas. Este ano, um consultor jurídico do ministro Tarso Genro foi obrigado pelo Ministério Público Federal a anular uma portaria que lhe outorgava poderes para retirar dos autos os pareceres dos advogados da União contrários ao entendimento superior.

Tropa ativa

Pouca gente percebeu o espírito guerreiro de dezenas de servidores do Ministério da Defesa, no Rio. Eles fizeram protesto por reajustes, no Parque Guinle, debaixo do Palácio Laranjeiras, onde os presidentes Lula e o russo Dmitri Medvedev jantavam. A turma só saiu de lá de madrugada. A manifestação foi organizada pelo Sindicato dos Servidores Civis do Ministério da Defesa, seção Rio.

Nenhum comentário: