quarta-feira, maio 08, 2013

Data venia - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 08/05

Decisão proferida em março por Joaquim Barbosa contradiz declaração recente do presidente do STF de que os embargos de declaração não podem alterar o julgamento do mensalão. Na ocasião, Barbosa negou a liberação dos bens de Duda Mendonça com a justificativa de que a absolvição do publicitário não era definitiva. Ele acatou argumento da Procuradoria-Geral da República de que poderia haver "modificação do julgado" nos embargos, tese da defesa que agora refuta.

Secessão Aécio Neves (PSDB-MG) criticou a aprovação de reforma do ICMS que opôs Estados do Sul e Sudeste ao resto do país. "É mais um assunto federativo que o governo deixa correr sem articulação. Esses temas deveriam ser tratados em conjunto'', diz o presidenciável.

Tchê Prefeitos, vice-prefeitos e deputados do PMDB serão recebidos hoje no Palácio do Jaburu por Temer para manifestar apoio a Dilma Rousseff em 2014. A presidente foi convidada para o ato, organizado por Eliseu Padilha, ex-ministro de FHC.

Let it be Em clima de reaproximação, Cid Gomes conversou três vezes anteontem com Eduardo Campos. O governador do Ceará convidou o pernambucano para assistir ao show de Paul McCartney em Fortaleza amanhã.

Mantra Ministros do PT gravaram para o programa do partido, a ser exibido amanhã. Foram instruídos a martelar a ideia de que é possível fazer mais'' em suas falas.

Zerado Eduardo Braga (PMDB-AM) e José Guimarães (PT-CE) cobraram de Eduardo Cunha (RJ) que o texto da medida provisória dos portos a ser votado hoje seja o mesmo da comissão especial. O líder do PMDB disse que o acordo não vale para o plenário.

Do contra Em conversa com Michel Temer, Ideli Salvatti (Relações Institucionais) disse que Cunha se tornou o porta-voz da oposição.

Sob pressão Embora o Bandeirantes evite criticar a nomeação de Guilherme Afif para o ministério de Dilma, é grande o desconforto no palácio. O vice-governador deve dizer antes da posse sobre se renunciará ao cargo.

Vai lá Caberá a Carlos Giannazi (PSOL) questionar o acúmulo de funções. Ele pede hoje ao Ministério Público que represente contra Afif. "O cargo de vice-governador não é decorativo", diz.

Puxadinho Recém-criada, a Secretaria da Micro e Pequena Empresa será sediada onde hoje funciona a Secretaria de Assuntos Estratégicos. A SAE, por sua vez, ficará no prédio do Ipea.

Suporte Geraldo Alckmin assina hoje decreto instituindo o Transparência Paulista, programa para auxiliar prefeituras a viabilizar a criação de portais com dados sobre execução orçamentária, nos moldes do site do governo.

Contra o relógio Por determinação legal, os municípios que não tiverem as informações disponíveis até 27 de maio ficam impedidos de receber verba de convênios. No Estado, 357 cidades já pediram ajuda para montar sites.

Low profile Em breve conversa com Dilma, o recém-eleito diretor-geral da OMC, Roberto Azevêdo, disse ser um "construtor de pontes". O governo foi comedido ao comemorar a vitória brasileira para facilitar acordo para nova rodada comercial.

Visita à Folha Oded Grajew, coordenador-geral da secretaria-executiva da Rede Nossa São Paulo, visitou ontem a Folha, onde foi recebido em almoço. Estava com Mauricio Broinizi Pereira, coordenador da secretaria-executiva, e Luanda Nera, assessora de comunicação.

com ANDRÉIA SADI e PAULO GAMA

tiroteio

"Não vivemos uma supremocracia'. A postura da corte em nada contribui para a tão necessária harmonia entre os Poderes."
DO DEPUTADO DANILO FORTES (PMDB-CE), sobre mandado de segurança que só deverá ser levado a plenário por Gilmar Mendes na semana que vem.

contraponto

Trocando as bolas
Em cerimônia no Ministério da Educação, o secretário Romeu Caputo (Educação Básica) confundiu a patente do general de divisão Fernando de Azevedo e Silva ao citá-lo entre os responsáveis pelo programa "Mais Atleta", que identifica alunos com alto rendimento esportivo.

O secretário pediu desculpas por chamá-lo de coronel, mas o ministro Aloizio Mercadante (Educação), que é filho de militar, não perdeu a oportunidade.

-- Se a reunião fosse no QG já tinha uma ordem de prisão, só por esse comentário inimigo! --brincou diante da plateia, que caiu na gargalhada.

Nenhum comentário: