quarta-feira, maio 08, 2013

O recado - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 08/05


O governo adotou discurso cor-de-rosa após a vitória do embaixador Roberto Azevêdo na OMC. Mas embaixadores brasileiros dizem que os emergentes impuseram uma derrota, que deve "marcar época", à União Europeia e aos EUA. E que teria sido "uma derrota estratégica" caso vencesse Hermínio Blanco, que negociou a adesão do México ao Nafta e é alinhado aos interesses americanos.
Os bastidores da vitória
O Brasil contava com a vitória na OMC desde a eliminação da candidata da Indonésia, Mari Pangestu. O Itamaraty calcula uma vantagem de 30 manifestações de apoio. Além dos Brics (Brasil, África do Sul, China, Rússia e Índia), são computados os apoios da maioria dos africanos, países árabes e da América Latina. A posição da União Europeia era esperada. Mas Portugal marcou pontos por ter sido aliado de primeira hora. Até mesmo a do Paraguai, por ter sido suspenso do Mercosul. Surpresa mesmo para a nossa diplomacia foi a Nicarágua "sandinista" se alinhar a um "Chicago Boys". A vitória fortaleceu o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota.
"Esses europeus, hein?"
Dilma Rousseff
Presidente da República, ao ser informada da vitória do embaixador Roberto Azevêdo na OMC e reagindo ao fato de os países ricos da Europa terem imposto o fechamento de questão aos aliados do Brasil naquele continente
O alvo agora é a OEA
Embaixadores das Américas foram recebidos para coquetel, anteontem, pelos ministros Antonio Patriota (Itamaraty) e Maria do Rosário (Direitos Humanos). O Brasil quer eleger Paulo Vanucchi à Comissão de Direitos Humanos da OEA.
Arapuca
O ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) é quem trata dos temas indígenas no governo. Mas a Comissão de Agricultura da Câmara convocou a ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil) para falar hoje sobre a criação de uma Nação Guarani. Parece estranho, mas não é. Gleisi (PT) é candidata ao governo do Paraná, e o comando da Comissão é aliado do governador Beto Richa (PSDB).
Guerra na Comissão de Orçamento
O líder do PMDB, Eduardo Cunha (RJ), quer o deputado Danilo Forte (PMDB-CE) na relatoria da LDO 2014. O do PR, Anthony Garotinho (RJ), quer a função para Aelton Freitas (MG). Por causa da queda de braço a Comissão está paralisada.
Reconstituir os fatos
Ao tomar posse da presidência da Comissão da Verdade do Rio, o advogado Wadih Damous anuncia hoje a criação do programa "Testemunhas da Verdade". A ideia é coletar testemunhos de vítimas da tortura. O primeiro depoimento será da professora Dulci Pandolfi, pesquisadora da Fundação Getúlio Vargas, dia 23. Na ditadura militar, ela foi presa e usada como cobaia para o treinamento de torturadores.
Jurisprudência
Ser vice-governador e ocupar um cargo executivo não é novidade para Afif Domingos (PSD), novo ministro das Micros e Pequenas Empresas. No governo Alckmin, ele acumulou a vice com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
Um dia depois do outro
O novo ministro Afif Domingos foi um dos articuladores de protesto contra o governo Lula, em 2005, no Centro de São Paulo. No ato, contrário ao mensalão e à corrupção, Afif distribuiu narizes de palhaço para a população.
O ITAMARATY, enfim, abriu processo administrativo disciplinar, por assédio moral, contra o cônsul do Brasil em Sydney (Austrália), Américo Fontenelle.

Nenhum comentário: