domingo, janeiro 06, 2013

COLUNA DE CLAUDIO HUMBERTO

“A verdade, mais cedo ou mais tarde, aparecerá”
Deputado condenado José Genoino (PT-SP), ao ser questionado sobre o mensalão


SERVIDOR DO ITAMARATY CRIA RANKING DE DIPLOMATAS

Votação informal de oficiais de chancelaria criou um ranking dos melhores e piores embaixadores, nas categorias vermelha (a serem evitados), amarela (do tipo mosca-morta) e verde (chefes modelos). Dos 150 votados, estão em má situação Prisco Paraíso Ramos (San Francisco) e Ruy Carlos Pereira (Mercosul). Os campeões de simpatia são os embaixadores Reinaldo Storani, Mitzi Valente e Eliana Zugaib.

OS MELHORES

Embaixador do Brasil no Vaticano, o ministro Silvio Meneses Garcia e Ana Paula Simões foram os mais bem votados, sob aspecto positivo.

MINISTROS

Dentre os 122 ministros avaliados, estão em pior colocação Eduardo de Mattos Hosannah, Afonso Carbonar e Maria Luiza Lopes da Silva.

CHEFE MODELO

Alvo de desprezo da presidente Dilma, o chancelar Antonio Patriota é considerado por oficiais de chancelaria (“ofchans”) um “chefe modelo”.

BATEU, LEVOU

Como os “ofchans” criaram o ranking de diplomatas, talvez se motivem a elaborar uma lista de oficiais de chancelaria a serem evitados.

MINISTRO ERRA NAS CONTAS DA VIOLÊNCIA EM ALAGOAS

Só na cabeça do ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) é possível comparar dados de violência em Alagoas com os da Suíça. Segundo estatísticas da ONU, o Brasil registra mais de 40 mil assassinatos por ano, média de 21 por 100 mil habitantes, enquanto na Suíça são de 52 por ano ou 0,7 por 100 mil habitantes. Cardozo pensou que na Suíça matam-se 52 mil por ano. Mas são assassinadas apenas 52, em média.

É GUERRA

Em Alagoas, houve queda na criminalidade, em 2012, mas a média ainda é de 64,5 assassinatos por 100 mil habitantes.

QUEM DÁ MAIS

Outra brasileira vai leiloar a virgindade na internet, agora para o “tratamento da mãe doente”. É hora de político leiloar a honestidade.

DISLEXIA

O “soçiólogo” petista Emir Sader é ruim até ao copiar notícia no Twitter: tascou um “Estadão diz que está a (sic) 1253 dias sob censura”.

A BOLSA E O BOLSO

Uma gigantesca fraude com “intermediários ”obrigou o governo da Índia a rever seu Bolsa Família inspirado no Brasil: a ajuda vai direto para a conta, mas a oposição reclama que só beneficiará bancos, diz a AP.

AMIGO DO PEITO

O deputado Ricardo Berzoini (PT-SP) garante que teria comparecido à posse de José Genoino na Câmara mesmo se estivesse em recesso fora de Brasília: “Amigo tem que ser amigo em todas as horas”.

MENOS UM

Preso no Rio em dezembro por crimes financeiros, o ex-premiê de Turks e Caicos, Michael Misick, pediu ao governo brasileiro para voltar e “enfrentar os tribunais” em seu país, após “quase um mês” sem sol.

DE CRISE EM CRISE

O governador Sérgio Cabral (PMDB-RJ) montou um “gabinete de crise” para monitorar enchente com 3 mil desabrigados na Região Serrana e Baixada. O mesmo gabinete de 2009, quando morreram 400 pessoas.

INVISÍVEL

O grão-petismo prepara operação de guerra de “despistamento” para o primeiro comparecimento obrigatório de Rosemary Noronha à Justiça, nos próximos dias, em São Paulo. “Rose” vive à base de calmantes.

CIÚMES

A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) usou o Twitter para reclamar da popularidade do calor no Rio de Janeiro com a mídia. “É tida como rede nacional. Salvador, 3ª maior cidade, nem no mapa do clima aparece”.

TOMA LÁ, DÁ CÁ

Aliado do PT em Porto Alegre, o PSB rompeu e se uniu ao prefeito eleito José Fortunati (PDT). Em troca, indicará dois secretários adjuntos na prefeitura e o líder do governo na Câmara de Vereadores.

CONTA OUTRA

É conversa para 007 dormir o “atrito” do sindicato dos agentes da Abin (Aofi) com o chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general Elito. Bateu em 2012 todos os recordes de produção de documentos, e o diretor-geral William Trezza ganhou até gratificação especial, a GR4.

SEM JANEIRO

Com a tragédia das chuvas se repetindo há anos, o Rio deveria ser de Março, de Abril, de Maio...


PODER SEM PUDOR

JUIZ DESOBEDIENTE

O deputado Ney Lopes (PFL-RN) certa vez contou a um grupo de juízes federais um fato que testemunhou no início da carreira. Ele havia chegado a Alexandria e foi logo chamado pra uma conversa com o chefe político local.

- Você conhece essa coisa de Justiça? Não estou gostando do juiz daqui.

- Por que? Há denúncias contra seu comportamento moral?

- Não é isso - esclareceu o coronel - é que ele tem dado sentenças sem falar comigo...

Nenhum comentário: