domingo, janeiro 06, 2013

Bens de casais gays - ANCELMO GOIS


O GLOBO - 06/01


O STJ vai, este ano, analisar a questão da divisão de bens relacionados a casos de união homoafetiva.
Um deles, procedente de Minas Gerais, refere-se à disputa pelo título de propriedade de um imóvel deixado por uma mulher. A briga é entre sua companheira e os irmãos da falecida.

Menino do Rio
O francês Vincent Cassel e a italiana Monica Bellucci, o casal de atores, estão mesmo morando no Rio.
Mais exatamente no Arpoador.

Engenheiro é macho
As novas tabulações no Censo do IBGE, de 2010, revelam que entre as 20 carreiras universitárias com maior número de recém-formados as mulheres só não são maioria em cinco delas... por enquanto.

Segue...
No curso de ciência da computação, apenas 22% são moças. No de engenharia civil e de construção, 28%, e no de engenharia e profissões de engenharia (cursos gerais), 30%. Nos de saúde (cursos gerais) e de economia, as mulheres já são quase a metade: 48% e 47%, respectivamente.

Já...
Nas demais, incluindo as carreiras de alta remuneração como medicina (54%) e odontologia (69%), as mulheres já superam os homens.

Câmbio da feira
O câmbio oficial de Cristina Kirchner, na Argentina, está tão doido que a maçã argentina custa mais caro em Buenos Aires que aqui, no Brasil.
Lá, com valores convertidos, o quilo da fruta equivale a R$ 7, valor bem mais alto do que o cobrado em muita quitanda do Rio.
Por detrás do palco O sucesso da MPB nos anos de chumbo foi feito por artistas
talentosos como Chico Buarque, Tom Jobim, Caetano Veloso e Gilberto Gil. Mas também com o trabalho, nos bastidores, de gente que não costuma subir ao palco.
Este é o tema de “A crista é a parte mais superficial da onda”, tese de doutorado em história pela UFF de Luisa Quarti Lamarão, que estudou o período entre 1968 e 1982. “O êxito simbólico e comercial da MPB deve-se também a outros elementos que permitiram a aproximação da música com o público”, diz Luisa.

Fascículos da Abril...
Luisa considera que os fascículos História da Música Popular Brasileira, que a Abril lançou a preços populares e vendia nas bancas entre 1970 e 1982, tiveram grande importância na divulgação da nossa música.
A equipe de assessores, nas primeiras edições da coleção, era formada por José Lino Grunewald, José Ramos Tinhorão, Júlio Medaglia e Tárik de Souza.

Nova onda...
Tárik também é citado, ao lado de Nelson Motta e Ana Maria Bahiana, como o crítico da chamada “nova onda”, que “auxiliou na construção, em alguns casos, de uma memória ufanista sobre a música brasileira e seus artistas”.

Circuito universitário...

E, finalmente, Luisa faz, em sua obra, uma louvação merecida ao chamado “circuito universitário”, que, no início da década de 1970, ajudou a formar plateia, ao levar shows a preços populares para escolas e
universidades em todo o país.

Cinebiografia
O filme sobre a vida do escritor Paulo Coelho, escrito por Carolina Kotscho, será dirigido por Daniel Augusto.

Aliás...
O uso do nome do ex-camisa 10 da Gávea e da seleção nestas embalagens americanas está sendo analisado por um advogado de Zico nos EUA.

Hotel francês
A gigante francesa Accor, cuja marca Sofitel deve deixar Copacabana, planeja assumir o Caesar Park, em Ipanema, outro tradicional hotel da orla carioca.

Coleguinhas
A BBC está procurando um escritório no Rio.
Fará uma sucursal para cobrir os próximos grandes eventos na cidade.

Secretário dos idosos
Cabral nomeia segunda o deputado estadual Marcus Vinicius, do PTB, secretário de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida.

Coroa Imperial
A Portela vai levar para a Marquês de Sapucaí um pouco do... Império Serrano, sua escola rival no bairro de Madureira.
É que a azul e branca terá um carro que vai homenagear figuras ilustres de cada uma das agremiações. Nele, estará Arlindo Cruz, representando a Coroa Imperial.


Nenhum comentário: