domingo, janeiro 06, 2013

A repetição - DANUZA LEÃO

FOLHA DE SP - 06/01


Dureza é chegar e abrir as malas: tirar as botas, os casacos de lã, e o pior: a readaptação à vida real


Uma viagem costuma ser assim: primeiro você inventa, depois se programa, acerta o roteiro, as datas, reserva o hotel e fica contando os dias para a partida. Ela chega, enfim.

O avião costuma sair à noite, e como já está tudo resolvido -malas fechadas, quem vai cuidar do gato etc. etc.-, você passa o dia inteiro sem fazer nada, pensando seriamente na razão pela qual vai viajar; a casa está tão boa, os amigos por perto, não faz sentido atravessar um oceano para se instalar num quarto que é a metade do seu e curtir.

Mas ficou combinado que não se pode desistir de uma viagem por nada, então, vai; se arrastando, com dor na coluna, mas vai.

Realidade, seu nome é aeroporto. Não é preciso falar das horas passadas no avião cheio de crianças barulhentas, da chegada arrasada, arrastando uma mala de rodinhas com o laptop que levou para poder ler os jornais do Brasil e saber como vai a política; vamos fazer de conta que foi tudo uma maravilha.

Até foi, se formos simplistas e acharmos que o fato de o avião ter chegado e as malas não terem sumido faz com que uma viagem seja uma maravilha.

Aí você toma um táxi, o motorista por acaso é simpático, e você vai indo para o hotel de sempre, com o qual sonha há meses, e durante o percurso pensa, como aliás em todas as viagens: "o que é que estou fazendo aqui?" e não encontra resposta satisfatória. É bem recebida, o pessoal do concierge te conhece há anos, larga as malas no quarto e sai para dar uma volta e se sentir na cidade. Afinal, Paris é Paris.

Percebe que não está com aquela coceira de comprar alguma coisa, seja o que for, só assim, para nada. Como está com fome, para num bistrot e pede uma coisa que adora: ostras com um copo de Chablis. Tá bom, não tá? Devia estar, mas não está. Enquanto toma o vinho, percebe o quanto já conhece esse filme, que é sempre o mesmo.

Amanhã vai estar melhor, no fim da semana melhor ainda, adorando tudo e pensando seriamente em se mudar de país para sempre. Digamos que não para sempre, mas por uns três meses. Pretende até ir ver uns studios para alugar, mas tem consciência de que não quer fundar um lar, gosta mesmo é de um hotel, e é isso que procura em uma viagem.

Ainda tendo pela frente três semanas para curtir sua querida Paris, curte, mas já sabendo como esse episódio vai terminar. Quando chegar de volta ao Rio, e vir seis sambistas no aeroporto às 4h da manhã (é véspera de Carnaval), com um calor de 38ºC, vai ter vontade de dar meia volta e ser moradora de rua em qualquer lugar onde não tenha tanto samba, tanta alegria, tanta animação, tanto sol.

Dureza é chegar em casa e abrir as malas: tirar as botas, os casacos de lã, mandar para o tintureiro, e o pior de tudo: a readaptação à vida real.

Para que isso aconteça, são necessárias de duas a três semanas, mas um dia acontece. Como felizmente temos o dom de esquecer, é exatamente nessa hora que se começa a pensar na próxima viagem, que vai ser, provavelmente, igual a essa e a todas as outras, e assim a vida continua.

De Paris: eu já sabia que a livraria La Hune, entre o Café de Flore e o Deux Magots ia se mudar. Mas saber é uma coisa; ver, outra. Quando me instalei na terrasse do Flore e olhei à esquerda, no lugar da antiga livraria, vi um espaço vazio, em obras; uma tristeza.

E quando vi os toldos já no lugar, com a marca Louis Vuitton, quase chorei. La Hune, símbolo de St. Germain des Près, cedeu seu lugar para que ali seja instalada uma loja LV? É o fim do mundo.

No dia 29 de dezembro, nas três lojas Hermès de Paris havia pouquíssimas agendas para vender, e só alguns poucos modelos; um verdadeiro choque, para quem não vive sem elas. As lojas Hermès sem agendas no final do ano? É o fim do mundo.

E enfim uma boa notícia: as coleções primavera/verão já chegam às vitrines, e tenho o prazer de anunciar que aqueles sapatos que parecem botas e sobem pelas pernas feito polvos, deixando as pernas das mulheres com cinco centímetros, já eram.

Nenhum comentário: